Sobre este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Paris à noite

Para os amantes da cidade luz, este é o último fim de semana da exposição Paris la nuite / Paris à noite, do fotógrafo francês Brasaï, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em parceria com a Embaixada da França e a Aliança Francesa. A visitação estará aberta até domingo, 2 de outubro.


Brassaï (1899-1984) nasceu Gyula Halász na cidade de Brasso, na Transilvania, daí o nome Brassaï, que significa "de Brasso". Depois de frequentar a escola em Berlin, mudou-se em 1924 para Paris, cidade que o conquistou imediatamente, especialmente pela noite boêmia. Trabalhando como jornalista, passou a se dedicar à fotografia, incialmente para ilustrar seus artigos, mas o interesse pela Paris que abrochava à noite o tornou um cronista da cidade através de sua câmara.




Paciente o bastante para realizar fotos que exigiam um tempo de exposição grande, do no de um espírito inventivo capaz de improvisar ferramentas como uma vareta para medir a distância do objeto à câmera, resistente à instabilidade do tripé e ao primitivo flash da época, ele realizou um documentário incrível da noite parisiense. E conseguiu imagens naturais e furtivas apesar do preparo que essas fotografias exigiam.




Seus personagens principais, além da própria cidade, vista através da luz difusa da iluminação da época,  eram gente da noite: namorados, prostitutas, frequentadores dos bares e bordéis. Essas imagens, carregadas do caráter do novo gênero que surgia, do fotojornalismo, resultaram no livro Paris de Nuit (Paris à Noite), publicado em 1932, que é a base desta exposição. 




Brassaï em ação (acima) e a capa da publicação (abaixo) que serviu de base para a exposição que tem apoio da Embaixada da França e Aliança Francesa.


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Embaixador da Itália lança oficialmente o Momento Itália-Brasil

O embaixador da Itália, Gherardo La Francesca, lançou oficialmente hoje, na embaixada em Brasília, o Momento Itália-Brasil 2011/2012, com a apresentação da extensa programação de eventos que inclui exposições importantes, como as mostras de obras dos pintores Caravaggio, De Chirico e Modigliani, inéditos no Brasil; Giorgio Vasari e a invenção do Renascimento; e a ampla reconstituição do império romano em Roma - a vida e os imperadores. 

Gherardo e Antonella La Francesca apresentaram entusiasmados o "passaporte" com a programação

"Vamos falar de arte, de cultura, de música, de design, de moda, mas também de gastronomia e das festas tradicionais. Em suma: todas as coisas que Itália e Brasil criaram e gostam muito", resumiu o embaixador, que defendeu "a cultura aberta e acessível e não um fenômeno de elite", enfatizando que todos os eventos estão gratuitamente abertos ao público. 

Brasília talvez receba mostra De Chirico - Canção de Amor (1914)

Em Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil receberá, a partir do dia 12 de outubro, exposição de Maria Bonomi, com a presença da artista plástica italiana radicada no Brasil. A diretora do CCBB, Paula Sayão, informou que na ocasião será lançado pelos Correios o selo comemorativo do Momento Itália-Brasil (MIB).

A mostra exigiu uma logística espetacular, que incluiu a retirada de 2 paredes de uma vila em Pompéia

Diante da surpresa dos jornalistas com a programação restrita dedicada à capital do país, o diretor de Assuntos Corporativos da Fiat e Presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, anunciou que outro evento significativo deverá ser incluído no calendário de Brasília. Embora ainda não fechado, provavelmente será a mostra De Chirico. A montadora italiana é a grande patrocinadora das exposições que, em sua maioria, se concentram na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte.

Lima Pereira: 1.200 pessoas dos dois países estão envolvidas diretamente com a exposição sobre Roma

O executivo do Fiat Group também confirmou o que os brasilienses suspeitam: não há na cidade espaço de exposição que cumpra as exigências rigorosas de clima e conservação para uma exposição como Caravaggio e os Caravaggescos (dos cerca de 70 quadros que restam no mundo assinados pelo pintor do chiaroscuro, aproximadamente 7 virão ao Brasil e 40 dos seus seguidores).

O italiano Valério Festi monta grandes espetáculos pelo mundo em ocasiões como olimpíadas 

Gerardo La Francesca informou que a programação ainda está aberta. Por enquanto a maioria dos eventos está concentrada nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, na Praça Floriano, onde acontece o evento inaugural - o espetáculo Ensaio sobre a beleza, criado por Valerio Festi e Monica Maimone, do Studio Festi - uma extravaganza com balões flutuantes, projeções nas fachadas dos prédios históricos do Teatro Municipal e da Câmara dos Veredores, palcos móveis, coreografias aéreas e de solo, gigantescas máquinas voadoras, com participação de 100 artistas brasileiros e italianos, que desenvolve uma narrativa da história entre os dois países. 

La Dolce Vita, de Felini: projeções assim serão feitas sobre os prédios do Rio

O espetáculo a céu aberto tem patrocínio da Tim Brasil e retoma o costume das festas renascentistas, segundo o embaixador, "conjugando a tradição antiga com a tecnologia moderna". Ele citou as "máquinas espetaculares construídas por Leonardo da Vinci para as festas na corte dos Gonzaga em Milão". Os figurinos para o Ensaio foram criados pela Osklen com tecidos sustentáveis e os adereços são assinados pela designer de joias Francesca Romana Diana, que concebeu uma coleção inspirada no MIB e na Itália. A trilha sonora é composta por clássicos da música italiana e brasileira.

Francesca Romana e Antonella exibem joias inspiradas no MIB

E falando em música, a coletiva de imprensa convocada hoje pela Embaixada começou com a apresentação da música Sampa e Milão, no estilo bossa nova, criada por Gilberto Gil especiamente para o MIB e interpretada por Gil, em português, e pela cantora revelação italiana Simona Molinari. A Warner ainda não liberou a canção para divulgação, mas assim que isso acontecer, posto aqui, pois está simpática e o embaixador a considerou "um ato de amor" do compositor baiano pela "cultura italiana e a longa história que italianos e brasileiros construíram juntos".

Gil e Molinari gravaram a música tema 

São cerca de 400 eventos em nove meses de programação, com apresentações do Piccolo Teatro di Milano; festivais de cinema; eventos de moda, como a exposição sobre os sapatos Salvatore Ferragamo, a São Paulo Fashion Week; a mostra Italian Glamour, no Rio, sobre moda histórica italiana e o Capital Fashion Week; a óperas do Teatro alla Scala di Milano e do Teatro Regio di Parma; finanças e negócios; mostras de fotografia; eventos de esporte e gastronomia, como o festival temático organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em 200 cidades, durante o mês de abril de 2012. Até um roteiro turístico foi criado: Conheça a Itália sem sair de São Paulo. Um ônibus cedido pela Iveco  vai percorrer a cidade, parando em pontos de identidade com a nação italiana.  

Meneghini exibe os novos picolés tendo ao fundo a logo que ajudou a criar com Washington Olivetto

Ao final, a embaixatriz Antonella La Francesca convidou para o café da manhã, coroado pelos deliciosos picolés Diletto, parceiro oficial do evento, que oferece 12 sabores, na melhor tradição do gelato italiano, com baixo teor de gordura. Fábio Meneghini, sócio e responsável pela área de criação e arte da marca, aproveitou para lançar dois novos sabores: Pistache D.O.C., preparado com o verdadeiro pistache da Sicilia, e Doce de Leite.

Participaram da entrevista os parceiros oficiais do evento. A partir da esquerda: Fábio Meneghini (criação e arte da Diletto); Giulio Salomone (presidente da Almaviva - produção do Avatar Gilberto Gil); Francesca Romana Diana (designer); Paula Sayão (Gerente Geral do Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília); Gherardo La Francesca (embaixador da Itália); Antonella Cavallari (embaixatriz); Eduardo Rossi (representante da TIM Centro-oeste); Fernando Cabral (Conselheiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel); Lima Pereira (Presidente Casa Fiat de Cultura); Nádia Zarrovic (representante IVECO).

Programação completa:

http://www.momentoitalia.com.br/
blog: http://www.mibcomunica.com/

Fotos:
Evento Embaixada da Itália - Daniel Fama
Studio Festi - divulgação
Montagem Gil e Molinari - reprodução
De Chirico - reprodução

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Museu Gucci abre hoje para público em Florença

Para celebrar o aniversário de 90 anos, desde que Guccio Gucci abriu sua empresa em Florença, a griffe de luxo inaugurou o Museu Gucci, que abriga o arquivo e patrimônio da Casa italiana, dentro do histórico Palazzo della Mercanzia, localizado na Piazza dela Signoria em Florença. 

Na sala Logomania, ênfase aos ícones que tornam as peças Gucci inconfundíveis 

Concebido dentro da filosofia “Forever Now” pela Diretora Criativa da Gucci, Frida Giannini, o museu tem a missão de imortalizar a tradição da grife a partir de uma abordagem moderna, mantendo parte do rico acervo em exibição permanente. As salas de exposição são temáticas, inspiradas em temas das coleções e em símbolos-ícones da marca: Viagem; Mundo Flora; Bolsas; Vestimenta de Noite; Precioso; Logomania; Lifestyle e Esporte. 

Mundo Flora reúne vestimentas, objetos e acessorios com motivos florais

O porão abriga o cofre, que guarda o arquivo completo da Gucci, com uma enorme coleção de roupas, acessórios, objetos, louças, documentos e fotografias. Um dos três pavimentos do Museu, que mede 1.715 metros, receberá também instalações de arte contemporânea apoiadas pela Fundação Pinault. Com vocação para tornar-se lugar de encontro dos florentinos e ponto obrigatório para os visitantes da Toscana, o museu inclui um café; uma livraria em parceria com a famosa Rizzoli e loja de souvenir com ítens como cases para iPhone e iPad; artigos de papelaria de luxo e chocolates com a marca do Museu. O Café Gucci tem um cardápio com pratos preparados com ingredientes regionais orgânicos. 

Uma loja ícone terá à venda uma exclusiva coleção com edições únicas, incluindo bolsas como a New Jackie, a New Bamboo, a Stirrup, a Horsebit Chain, assim como o mocassim com horsebit e a echarpe Flora, todas criadas por Giannini com cores exclusivas e detalhes especialmente elaborados para o Museu. 

Fachada do Palazzo della Mercanzia, onde está o Museu Gucci

O antigo Palácio da Mercanzia, de 1337, é um símbolo da arte e artesanato florentino. O complexo vai da Praça da Sigoria à Praça San Firenze e tem origem a partir de dois edifícios: o Ufficio dela Condotta degli Stipendiati e Università dei Mercanti e o Ufficio della Mercanzia, do tempo dos Medici. A restauração interna, segundo os executivos da Gucci (mal posso esperar para ver) respeitou a história da edificação pelo uso de materiais que se integram com a arquitetura original.

Respeitando o patrimônio histórico mas realizando um projeto dinâmico e contemporâneo em sua concepção museológica, o Museu Gucci é, para Patrizio di Marco, Presidente e CEO da empresa, uma homenagem à cidade e aos artesãos, que representam a tradição do autêntico "made in italy".

A festa

A festa de inauguração aconteceu no última segunda-feira, 26, quando Frida Giannini e Patricio di Marco convidaram amigos da Casa para uma visita exclusiva pelo museu, seguido por um jantar para 250 convidados no luxuoso Salone dei Cinquecento, do Palazzo Vecchio. A noite terminou com uma performance exclusiva da banda Blondie. 

No Salone dei 500, afrescos de  Leonardo da Vinci e Michelangelo

O Palazzio Vechio é atualmente a sede da capital toscana

Entrada principal do Palazzo Vechio, na Piazza della Signoria, com o conjunto de esculturas Genio della Vittoria, de Michelangelo (1532 / 1534), que inclui a reprodução da estátua de Davi.

Veja quem vestiu Gucci na celebração do 90º aniversário da marca com a inauguração do Museu Gucci: 

Frida Giannini vestiu um Gucci exclusivo da coleção Primavera/Verão 2012, em georgette preto com franjas, bordado com correntes pretas e douradas, peep toes de camurça com detalhes dourados e uma clutch de couro de lagarto preto com detalhes de cabeça de tigre esmaltados.

Charlotte Casighari usou um vestido Gucci exclusivo em cetim verde com corte lateral e franjas, sandálias delicadas e bolsa em couro de lagarto preto.

Camilla Belle vestiu o look 42 da Gucci Cruise 2012: um vestido de paetês pretos e dourados em georgette, com flores também pretas e douradas na cintura, sapato de verniz preto e clutch em couro de arraia.

Li Bingbing vestiu um Gucci exclusivo branco opaco com detalhe bordado com contas no decote, combinando com um peep toe nude de plataforma e uma clutch de cetim e cristais.

Fundada na cena punk dos anos 70 por Deborah Harry e o guitarrista Chris Stein, a banda norteamericana Blondie apresentou cações de Panic of Girls, disco lançado em maio deste ano no Reino Unido.

Os horários de funcionamento do Museu Gucci são bastante civilizados:
Museu - 10h00 às 19:00 
Loja - 10h00 às 20:00
Livraria e Café - 10h00 às 23h00
Estará aberto nos sete dias da semana, durante o ano todo, com fechamentos previstos apenas para os dias 25 de dezembro, 01 de janeiro e 15 de agosto (Ferragosto, Festa della Repubblica Italiana).
Ticket - 6 Euros (50% de cada ingresso vendido beneficiará a restauração das obras de arte na cidade de Florença)

Fotos: 
Museu Gucci - Richard Bryant para Gucci
Celebridades - Getty Image para Gucci 
Salone dei 500 - reprodução
Fachadas Palazzo Vecchio - www.TheMuseumsofFlorence.com e Jane Taylor

Anna Gelinskas em noite Belle Èpoque na Christian Louboutin

A loja Christian Louboutin do Iguatemi Brasília organiza uma noite no estilo da Belle Èpoque francesa, na quarta-feira 5 de outubro. Os convidados poderão apreciar o pocket show da cantora lírica Anna Gelinskas enquanto bebericam champagne Veuve Clicquot. E, claro, muitas novidades de solado vermelho! 


A paulistana Anna Gelinskas é uma performer elevada à primeira grandeza pela beleza de sua voz - registro mezzo soprano, aos 21 anos - e seu estilo marcante, sempre produzida, especialmente com looks dos anos 30 e 40 em que não pode faltar um salto agulha. Combinação perfeita com Louboutin.

  Anna: voz privilegiada, look retrô e muito baton vermelho 

Imagens: reprodução

Hostaria dei Sapori: promessa de autenticidade

A Hostaria dei Sapori faz um coquetel para inaugurar oficialmente o novo espaço de cozinha italiana na 212 Sul. Sob o comando dos italianos Giuseppe Modafferi e Gino Tarquínio e do restaurateur Ricardo Carvalho, da Confraria do Camarão, a casa abrirá todos os dias, exceto para almoço às segundas-feiras.


A cozinha está sob comando de Tarquínio, chef de cozinha há 15 anos, proprietário do restaurante Sapore di Mare na Itália e agora sócio da Hostaria. Ele promete servir pratos autênticos italianos, com ingredientes genuínos importados, se preciso for.


Segundo Modafferi, o propósito da casa é ser mais do que um restaurante, mas um espaço de cultura italiana, que faça "uma ponte entre Brasília e Roma". Por isso estão previstos eventos como festas temáticas, apresentação de livros e filmes, além de facilidades como sala com música ao vivo;  livros e jornais italianos e acesso webcam direto com a Itália. Essa filosofia está estampada no nome do estabelecimento: a palavra “hostaria” etimologicamente tem a mesma raiz de hospedagem e dentro desse conceito, quer ser um local de acolhimento pela comida, cultura e simpatia.

A Hostaria não pretende ser um restaurante de luxo. Segundo Modafferi o grupo deseja estimular a democratização da boa gastronomia e irá focar em uma culinária "bem executada, com produtos e atendimento de qualidade".

Parmagiana alla monticellana

Algumas sugestões do cardápio são Aragosta alla Terracinese (lagosta com tomate cereja, cebola vermelha, batatas e azeite); Involtini Napoletani (rolos de carne com queijo, presunto, rúcula e parmesão); Pesce Tricolore (peixe com tomate cereja e azeitonas) e a Entrada Imperiale (10 entradas criadas pelo chef, que servem até quatro pessoas). 

 A Hostaria dei Sapori funcionará das 11h às 15h para almoço, das 18h às 20h para happy hour, seguido do jantar que iniciará às 20h. 



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Foco no party dress

As empresárias Kátia e Karinne Abrantes Pantazis inauguram, dia 28, a Miss Fancy, boutique especializada em roupas e acessórios de festa,  com marcas internacionais e brasileiras. Para comemorar, Kátia e Karinne convidam para assistir ao pôr do sol enquanto os convidados do mailing list de Guilherme Siqueira se deliciam com o cardápio da Sweet Cake. A ambientação cênica fica por conta da decoradora Patricia Guimarães. Nas araras, marcas como BCBG, Patricia Viera, Marcelo Quadros e Patrícia Jereissati.

Patricia Vieira, com pegada jovem, abusou das rendas para o Verão 2012


Kátia, formada em moda pela Faculdade AD-1, explica que a loja terá roupas para manequim 50 e um ateliê permanente, com duas costureiras para ajustes e modificações. As opções vão desde terninhos e cocktail dresses para eventos menos formais, até os modelos sofisticados para noites black-tie. Outras grifes elegidas pela boutique são Alice and Olivia, by Stacey Bendet; Emmanuelle Junqueira; Comini Fasano; Marlene Brandão; Barbara Bela; GIG Festa; Di Bella, Giovana Dias Crochet e camisaria Miss Schuster.


Emmanuelle Junqueira apostou no azul klein

Nas araras, as marcas, Emmanuelle Junqueira, Patrícia Jereissati, BCBG, Alice + Olivia, Patricia Viera, Marlene Brandão, Barbara Bela, Di Bella, GIG Festa, Marcelo Quadros, Comini Fasano, Giovana Crochet e a camisaria Miss Schuster, perfeita para complementar os ternos e tailleurs que serão constantes nas coleções da loja cujo projeto em estilo contemporâneo é assinado pelo escritório de arquitetura Valéria Gontijo em tons de prata (nas paredes e no piso) e roxo (em detalhes como um pufe de veludo capitonê).

Em 450 metros quadrados, Miss Fancy tem espaço gourmet e bar, no projeto de arquitetura do escritório de Valéria Gontijo, com paisagismo de Ana Paula Roseo.


Miss Fancy
SHIS QI 13, Bloco I, Loja 02
De segunda a sábado, das 10h às 20h
61 3364 4401 e 3248 7347

Voltam os workshops Luxo de Festa

O evento comandado pelo cerimonialista Cesar Serra retoma a série de workshops voltados para noivas. Na terça-feira, 27, acontece no Recanto das Águas a quinta edição de encontros com empresas de eventos e promete ser a maior já realizada, com mais de 50 empresas e profissionais. A decoração leva a assinatura de Rejane do Valle e Adriana Buffet é responsável pelo coquetel com cardápio criado especialmente para o evento.


Algusns dos melhores fotógrafos de Brasília, participam das exposições de fotografia especializada, como Bruno Stuckert, Lincoln Iff e Tainá Frota do Chá das Duas Photo & Design. Também são destaque dessa edição Alexander Muradas, Di Souza  e Tatiana Rehbein. Estarão expostos vestidos de noiva criados por Idea Sposa, Maria Virgínia, Fernando Peixoto e Neimar Sinício. A joalheria Stella Guerra também participa. E haverão sorteios para as noivas que estiverem presentes. 

César Serra também estará à disposição  para tirar dúvidas sobre cerimonial e organização de celebrações. Haverá também sorteios para as noivas presentes. A organização não cobra o ingresso, mas solicita um quilo de alimento não perecível (exceto sal) para a instituição Vida Positiva.        
         
5º  Workshop ‘Luxo de Festa’
Dia 27/09, das 17h às 22h, no Recanto das Águas
SMPW Quadra 08, Conj. 03 – Park Way

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Galeria em Londres recebe a primeira exposição Instagram

A mania de fotografar com o iPhone, usando os tratamentos no estilo retrô do aplicativo Instagram, ganha estatus de arte.  A londrina East Gallery, em Brick Lane, recebe nos dias 22 e 23 de outubro, a exposição My Shared World (Meu mundo compartilhado),  com fotos Instagram. A mostra foi organizada pelo braço londrino de Instagramers, comunidade espalhada pelo mundo que troca dicas de técnicas e promove encontros e photowalks


Instagram tornou-se tão popular com tamanha rapidez que em agosto passado, apenas nove meses depois do aplicativo ter sido lançado na App Store, celebrou 150 milhões de fotos compartilhadas. De um aplicativo simples com alguns filtros simples, ganhou inúmeros recursos, inclusive de fotos em alta resolução. 





Distinto de outros recursos de mídia social, Instagram rapidamente provocou o interesse de seus usuários se encontrarem "ao vivo". E esses encontros - também realizados pelos usuários no Brasil - geram novas imagens e pontos de convergência. Muitas das fotos da exposição foram tiradas durante esses passeios.

Mais informações no site oficial da mosta: myworldshared.com
Fotos: London Instagram Community
Twitter e Instagram: @IGersLondon e @IGersUK


Le Lis Blanc desfila Alto Verão na Casa Cor

A empresária Cleuza Ferreira e Le Lis Blanc recebem em petit comitê na Casa Cor, nesta segunda-feira, dia 26, às 11h, para apresentar a coleção Alto Verão 2012. Um grupo reduzido de convidados vai assistir a uma apresentação no estilo trunk show, com styling de Silvia Borges, durante almoço assinado pelo  restaurante baiano Tempero da Dadá.

Informal chic da coleção Provence

A coleção da Le Lis para a estação de calor foi inspirada nos ambientes da Provance, na Franca, de Porto Fino, na Itália, e no estilo de vida do jet set internacional. As modelos da Mega Models BSB desfilam com produção de beleza pela equipe do salão You Enjoy.

 Inspiração Pucci na coleção Porto Fino

Casa Cor Brasília 2011

Local: Espaço Eletronorte -  904 Sul
Período: até 25 de outubro de 2011
Horários: das 12h às 22h, de terça a domingo e feriados                                   
Ingressos: R$ 40,00 – inteira
                 R$ 20,00 – meia (com a apresentação de comprovante de estudante referente ao ano de 2011)
                 R$ 90,00 (passaporte)
Manobristas no local
www.casacor.com.br

Paredes vestidas são tendência na Casa Cor 2011

A combinação de texturas, com integração de materiais rústicos com tecidos e papéis de parede luxuosos, está presente em vários dos ambientes da edição deste ano da Casa Cor Brasília. O Living criado pela arquiteta e designer de interiores Larissa Dias reuniu elementos que criam esse contraste.  

Living de Larissa Dias

No ambiente destacam-se as paredes revestidas com pedra Pasinato Ferrugem, da Dom Gabriel, que  criam uma variação interessante ao lado das cortinas em linhão e seda; da sofisticada persiana negra da nova coleção Piano, da Hunter Douglas do Brasil, e do painel de papel de parede em seda da Paper House Exclusive. O piso com revestimento cimentício da Dom Gabriel remete a madeira de demolição. 

Detalhe do Loft do Pensador de Sônia Lacombe e Angela Borsoi


Angela Borsoi e Sônia Lacombe aplicaram na parede do banho do Loft do Pensador Contemporâneo um material um material resistente e ecologicamente correto produzido em cerâmica rústica: a canjiquinha. Formada por filetes de tamanhos desiguais, a forração  adequada para áreas externas e internas acaba de ser lançada pela Vallori em novo formato e em várias tonalidades. As placas de 23 x 23cm facilitam a aplicação que tradicionalmente precisa ter os filetes colocados um a um.


Quarto do Casal de Renata Dutra

Presença constante na mostra, que prioriza materiais sustentáveis, são as placas cimentícias, que tem madeira em sua composição: aliam a resistência e a flexibilidade da madeira com a durabilidade e rigidez do cimento. Versáteis, podem ser aplicadas como revestimento para alvenaria, em estruturas de ferro e de aço; funcionam em fachadas, superfícies internas e externas, pisos e decks. São leves, extremamente resistentes, provêm isolamento acústico e dispensam acabamento. Renata Dutra usou painéis Viroc (Vallori) no revestimento da parede até o teto do Quarto do Casal.

Loft Via Engenharia por May Moura

Na linha da moderna rusticidade, surgem os tijolos africanos "estilo inglês". Tratam-se de reproduções dos tijolos fabricados no continente africano seguindo a tradição inglesa. Surgem em tonalidades claras e  escuras, com textura que lembra tijolos de demolição. May Moura aplicou os tijolos (Vallori) no corredor do 2º andar, criando um ambiente valorizado pelo projeto luminotécnico.


 Espaço da Convivência projetado por Fátima Alvim 


Alguns arquitetos escolheram utilizar os painéis ecologicamente corretos feitos de madeira de reflorestamento com  acabamento em garrafa PET. Sara Volpato, Giovanini e Dora Lettieri foram alguns deles. A variedade é incrível e não se pode adivinhar que estão fabricados por esse material reciclado. Os painéis podem ser personalizados no seu acabamento e design e dimensionandos de acordo com o local onde serão aplicados. Fátima Alvim, no Espaço da Convivência, revestiu a parede mais importante do ambiente com a linha natural 'Rama', que sugere ramos entrelaçados.

Além de sustentáveis, os painéis, distribuídos pela Vallori, são produzidos no âmbito de um trabalho de resgate social com  moradores do bairro Valéria, na periferia de Salvador, Bahia, como parte do projeto de reintegração social Condomínio Empresarial Moradas da Lagoa, onde se forma um parque industrial de produções não-poluentes, com capacitação e aproveitamento da mão de obra local.


Entrada do Loft do Chef, projetado por George Zardo


Os revestimentos em relevo ganharam muito destaque desde a edição da Casa Cor do ano anterior.  Cerâmicas em relevo e pastilhas côncavas possibilitam inúmeros efeitos com seus ângulos, curvas e formatos valorizados por jogo de luz e sombra nos ambientes contemporâneos. O arquiteto George Zardo criou um painel de efeito dramático ao lado da porta de entrada do Loft do Chef com cerâmica em relevo e usou no banheiro uma pastilha côncava metalizada, que acabou de ser lançada no mercado.

Casa Cor Brasília 2011
Local: Espaço Eletronorte -  904 SUL
Até 25 de outubro de 2011
Horários da Bilheteria: das 12h às 22h, de terça a domingo e feriados  
Ingressos: R$ 40,00 – inteira
                 R$ 20,00 – meia (com a apresentação de comprovante de estudante referente ao ano de 2011)
                 R$ 90,00 (passaporte)
Manobristas no local
Mais informações: www.casacor.com.br