Sobre este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Museu Gucci abre hoje para público em Florença

Para celebrar o aniversário de 90 anos, desde que Guccio Gucci abriu sua empresa em Florença, a griffe de luxo inaugurou o Museu Gucci, que abriga o arquivo e patrimônio da Casa italiana, dentro do histórico Palazzo della Mercanzia, localizado na Piazza dela Signoria em Florença. 

Na sala Logomania, ênfase aos ícones que tornam as peças Gucci inconfundíveis 

Concebido dentro da filosofia “Forever Now” pela Diretora Criativa da Gucci, Frida Giannini, o museu tem a missão de imortalizar a tradição da grife a partir de uma abordagem moderna, mantendo parte do rico acervo em exibição permanente. As salas de exposição são temáticas, inspiradas em temas das coleções e em símbolos-ícones da marca: Viagem; Mundo Flora; Bolsas; Vestimenta de Noite; Precioso; Logomania; Lifestyle e Esporte. 

Mundo Flora reúne vestimentas, objetos e acessorios com motivos florais

O porão abriga o cofre, que guarda o arquivo completo da Gucci, com uma enorme coleção de roupas, acessórios, objetos, louças, documentos e fotografias. Um dos três pavimentos do Museu, que mede 1.715 metros, receberá também instalações de arte contemporânea apoiadas pela Fundação Pinault. Com vocação para tornar-se lugar de encontro dos florentinos e ponto obrigatório para os visitantes da Toscana, o museu inclui um café; uma livraria em parceria com a famosa Rizzoli e loja de souvenir com ítens como cases para iPhone e iPad; artigos de papelaria de luxo e chocolates com a marca do Museu. O Café Gucci tem um cardápio com pratos preparados com ingredientes regionais orgânicos. 

Uma loja ícone terá à venda uma exclusiva coleção com edições únicas, incluindo bolsas como a New Jackie, a New Bamboo, a Stirrup, a Horsebit Chain, assim como o mocassim com horsebit e a echarpe Flora, todas criadas por Giannini com cores exclusivas e detalhes especialmente elaborados para o Museu. 

Fachada do Palazzo della Mercanzia, onde está o Museu Gucci

O antigo Palácio da Mercanzia, de 1337, é um símbolo da arte e artesanato florentino. O complexo vai da Praça da Sigoria à Praça San Firenze e tem origem a partir de dois edifícios: o Ufficio dela Condotta degli Stipendiati e Università dei Mercanti e o Ufficio della Mercanzia, do tempo dos Medici. A restauração interna, segundo os executivos da Gucci (mal posso esperar para ver) respeitou a história da edificação pelo uso de materiais que se integram com a arquitetura original.

Respeitando o patrimônio histórico mas realizando um projeto dinâmico e contemporâneo em sua concepção museológica, o Museu Gucci é, para Patrizio di Marco, Presidente e CEO da empresa, uma homenagem à cidade e aos artesãos, que representam a tradição do autêntico "made in italy".

A festa

A festa de inauguração aconteceu no última segunda-feira, 26, quando Frida Giannini e Patricio di Marco convidaram amigos da Casa para uma visita exclusiva pelo museu, seguido por um jantar para 250 convidados no luxuoso Salone dei Cinquecento, do Palazzo Vecchio. A noite terminou com uma performance exclusiva da banda Blondie. 

No Salone dei 500, afrescos de  Leonardo da Vinci e Michelangelo

O Palazzio Vechio é atualmente a sede da capital toscana

Entrada principal do Palazzo Vechio, na Piazza della Signoria, com o conjunto de esculturas Genio della Vittoria, de Michelangelo (1532 / 1534), que inclui a reprodução da estátua de Davi.

Veja quem vestiu Gucci na celebração do 90º aniversário da marca com a inauguração do Museu Gucci: 

Frida Giannini vestiu um Gucci exclusivo da coleção Primavera/Verão 2012, em georgette preto com franjas, bordado com correntes pretas e douradas, peep toes de camurça com detalhes dourados e uma clutch de couro de lagarto preto com detalhes de cabeça de tigre esmaltados.

Charlotte Casighari usou um vestido Gucci exclusivo em cetim verde com corte lateral e franjas, sandálias delicadas e bolsa em couro de lagarto preto.

Camilla Belle vestiu o look 42 da Gucci Cruise 2012: um vestido de paetês pretos e dourados em georgette, com flores também pretas e douradas na cintura, sapato de verniz preto e clutch em couro de arraia.

Li Bingbing vestiu um Gucci exclusivo branco opaco com detalhe bordado com contas no decote, combinando com um peep toe nude de plataforma e uma clutch de cetim e cristais.

Fundada na cena punk dos anos 70 por Deborah Harry e o guitarrista Chris Stein, a banda norteamericana Blondie apresentou cações de Panic of Girls, disco lançado em maio deste ano no Reino Unido.

Os horários de funcionamento do Museu Gucci são bastante civilizados:
Museu - 10h00 às 19:00 
Loja - 10h00 às 20:00
Livraria e Café - 10h00 às 23h00
Estará aberto nos sete dias da semana, durante o ano todo, com fechamentos previstos apenas para os dias 25 de dezembro, 01 de janeiro e 15 de agosto (Ferragosto, Festa della Repubblica Italiana).
Ticket - 6 Euros (50% de cada ingresso vendido beneficiará a restauração das obras de arte na cidade de Florença)

Fotos: 
Museu Gucci - Richard Bryant para Gucci
Celebridades - Getty Image para Gucci 
Salone dei 500 - reprodução
Fachadas Palazzo Vecchio - www.TheMuseumsofFlorence.com e Jane Taylor