Sobre este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Embaixador da Itália lança oficialmente o Momento Itália-Brasil

O embaixador da Itália, Gherardo La Francesca, lançou oficialmente hoje, na embaixada em Brasília, o Momento Itália-Brasil 2011/2012, com a apresentação da extensa programação de eventos que inclui exposições importantes, como as mostras de obras dos pintores Caravaggio, De Chirico e Modigliani, inéditos no Brasil; Giorgio Vasari e a invenção do Renascimento; e a ampla reconstituição do império romano em Roma - a vida e os imperadores. 

Gherardo e Antonella La Francesca apresentaram entusiasmados o "passaporte" com a programação

"Vamos falar de arte, de cultura, de música, de design, de moda, mas também de gastronomia e das festas tradicionais. Em suma: todas as coisas que Itália e Brasil criaram e gostam muito", resumiu o embaixador, que defendeu "a cultura aberta e acessível e não um fenômeno de elite", enfatizando que todos os eventos estão gratuitamente abertos ao público. 

Brasília talvez receba mostra De Chirico - Canção de Amor (1914)

Em Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil receberá, a partir do dia 12 de outubro, exposição de Maria Bonomi, com a presença da artista plástica italiana radicada no Brasil. A diretora do CCBB, Paula Sayão, informou que na ocasião será lançado pelos Correios o selo comemorativo do Momento Itália-Brasil (MIB).

A mostra exigiu uma logística espetacular, que incluiu a retirada de 2 paredes de uma vila em Pompéia

Diante da surpresa dos jornalistas com a programação restrita dedicada à capital do país, o diretor de Assuntos Corporativos da Fiat e Presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, anunciou que outro evento significativo deverá ser incluído no calendário de Brasília. Embora ainda não fechado, provavelmente será a mostra De Chirico. A montadora italiana é a grande patrocinadora das exposições que, em sua maioria, se concentram na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte.

Lima Pereira: 1.200 pessoas dos dois países estão envolvidas diretamente com a exposição sobre Roma

O executivo do Fiat Group também confirmou o que os brasilienses suspeitam: não há na cidade espaço de exposição que cumpra as exigências rigorosas de clima e conservação para uma exposição como Caravaggio e os Caravaggescos (dos cerca de 70 quadros que restam no mundo assinados pelo pintor do chiaroscuro, aproximadamente 7 virão ao Brasil e 40 dos seus seguidores).

O italiano Valério Festi monta grandes espetáculos pelo mundo em ocasiões como olimpíadas 

Gerardo La Francesca informou que a programação ainda está aberta. Por enquanto a maioria dos eventos está concentrada nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, na Praça Floriano, onde acontece o evento inaugural - o espetáculo Ensaio sobre a beleza, criado por Valerio Festi e Monica Maimone, do Studio Festi - uma extravaganza com balões flutuantes, projeções nas fachadas dos prédios históricos do Teatro Municipal e da Câmara dos Veredores, palcos móveis, coreografias aéreas e de solo, gigantescas máquinas voadoras, com participação de 100 artistas brasileiros e italianos, que desenvolve uma narrativa da história entre os dois países. 

La Dolce Vita, de Felini: projeções assim serão feitas sobre os prédios do Rio

O espetáculo a céu aberto tem patrocínio da Tim Brasil e retoma o costume das festas renascentistas, segundo o embaixador, "conjugando a tradição antiga com a tecnologia moderna". Ele citou as "máquinas espetaculares construídas por Leonardo da Vinci para as festas na corte dos Gonzaga em Milão". Os figurinos para o Ensaio foram criados pela Osklen com tecidos sustentáveis e os adereços são assinados pela designer de joias Francesca Romana Diana, que concebeu uma coleção inspirada no MIB e na Itália. A trilha sonora é composta por clássicos da música italiana e brasileira.

Francesca Romana e Antonella exibem joias inspiradas no MIB

E falando em música, a coletiva de imprensa convocada hoje pela Embaixada começou com a apresentação da música Sampa e Milão, no estilo bossa nova, criada por Gilberto Gil especiamente para o MIB e interpretada por Gil, em português, e pela cantora revelação italiana Simona Molinari. A Warner ainda não liberou a canção para divulgação, mas assim que isso acontecer, posto aqui, pois está simpática e o embaixador a considerou "um ato de amor" do compositor baiano pela "cultura italiana e a longa história que italianos e brasileiros construíram juntos".

Gil e Molinari gravaram a música tema 

São cerca de 400 eventos em nove meses de programação, com apresentações do Piccolo Teatro di Milano; festivais de cinema; eventos de moda, como a exposição sobre os sapatos Salvatore Ferragamo, a São Paulo Fashion Week; a mostra Italian Glamour, no Rio, sobre moda histórica italiana e o Capital Fashion Week; a óperas do Teatro alla Scala di Milano e do Teatro Regio di Parma; finanças e negócios; mostras de fotografia; eventos de esporte e gastronomia, como o festival temático organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em 200 cidades, durante o mês de abril de 2012. Até um roteiro turístico foi criado: Conheça a Itália sem sair de São Paulo. Um ônibus cedido pela Iveco  vai percorrer a cidade, parando em pontos de identidade com a nação italiana.  

Meneghini exibe os novos picolés tendo ao fundo a logo que ajudou a criar com Washington Olivetto

Ao final, a embaixatriz Antonella La Francesca convidou para o café da manhã, coroado pelos deliciosos picolés Diletto, parceiro oficial do evento, que oferece 12 sabores, na melhor tradição do gelato italiano, com baixo teor de gordura. Fábio Meneghini, sócio e responsável pela área de criação e arte da marca, aproveitou para lançar dois novos sabores: Pistache D.O.C., preparado com o verdadeiro pistache da Sicilia, e Doce de Leite.

Participaram da entrevista os parceiros oficiais do evento. A partir da esquerda: Fábio Meneghini (criação e arte da Diletto); Giulio Salomone (presidente da Almaviva - produção do Avatar Gilberto Gil); Francesca Romana Diana (designer); Paula Sayão (Gerente Geral do Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília); Gherardo La Francesca (embaixador da Itália); Antonella Cavallari (embaixatriz); Eduardo Rossi (representante da TIM Centro-oeste); Fernando Cabral (Conselheiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel); Lima Pereira (Presidente Casa Fiat de Cultura); Nádia Zarrovic (representante IVECO).

Programação completa:

http://www.momentoitalia.com.br/
blog: http://www.mibcomunica.com/

Fotos:
Evento Embaixada da Itália - Daniel Fama
Studio Festi - divulgação
Montagem Gil e Molinari - reprodução
De Chirico - reprodução