Sobre este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Madrid capital da gastronomia celebra cozinha brasileira

A cozinha mineira é tema da 11ª edição do Madrid Fusión, um dos mais importantes eventos de gastronomia do mundo, que acontece entre 21 e 23 de janeiro, nos pavilhões da IFEMA, Feira de Madrid. É a primeira vez que uma região, e não um país, é homenageado no congresso frequentado alguns dos nomes mais importantes da culinária internacional e os ingredientes estrela são o café, o queijo e a cachaça, como ingredientes no preparo dos pratos. 

O evento tem reunido mestres da cozinha como o genial Ferran Adriá, em 2010

"A criatividade continua" foi o tema dado aos chefes do mundo todo para que apresentem inovações e técnicas nas aulas, palestras e degustações. O tema soa a resposta às críticas de que o festival madrilenho vem perdendo força para outros eventos como o San Sebástian Gastronomika, no País Basco, que realiza sua 15ª edição em outubro deste ano.  


Baião-de-dois será servido no Mercado de San Antón

Aproveitando a onda das Copas de futebol, a Embratur, em parceria com a Associação Brasil à Mesa, montou um estande no evento para degustação e exposição de ingredientes típicos brasileiros. Para preparar receitas para degustação e também falar dos ingredientes e sabores da cozinha do Brasil foram escalados os chefs Mônica Rangel, que além da cozinha do restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, comanda a Associação Brasil à Mesa; César Santos, do Oficina do Sabor, de Olinda, Pernambuco; Flávia Quaresma, que depois da formação no Le Cordon Bleu, de Paris, criou o Carême Bistrô e hoje atua como consultora; Wanderson Medeiros, do Picuí, em Maceió; Danton Rangel, sócio da empresa Super Gourmet, chef do restaurante Emiglia, de São Paulo,  e é apresentador do badalado programa Homens Gourmet, no canal Bem Simples da FOX e Tereza Paim, proprietária dos restaurantes Terreiro Bahia, na Praia do Forte, e Casa de Tereza, em Salvador.

Os chefs da Associaçnao Brasil à Mesa irão se revezar mostrando os pratos nacionais

Os participantes do evento irão provar creme de mandioquinha; doce cremoso de caju com queijo; mexidinho da Paraíba; sopa de palmito fresco com cumaru, maracujá e farofa de castanha de cajú e camarão seco;  telha de beiju com siri e o tradicional bolo de rolo.

Copa das Confederações

Na noite do dia 23, o grupo estará no Mercado San Anton, na capital da Espanha, para apresentar o menu Copa das Confederações, em que cada prato representará uma cidade-sede do evento de futebol que o Brasil sediará este ano: bobó de camarão (Salvador), baião-de-dois (Fortaleza), caldinho de feijão com charque (Recife), filé suíno com farofa de baru (Brasília), angu com ragú de linguiça (Belo Horizonte) e tartelette de castanhas, creme de banana e gelatina de cachaça (Rio de Janeiro). Serão servidos guaraná, cachaça, caipirinha, vinhos brasileiros e café.

Madrid Fusion

Na programação oficial do evento, as aulas-show serão de Alex Atala, do D.O.M., que vai tratar da culinária no Brasil Pré Portugal; de Ivo Faria, do Vecchio Sogno, e Rafael Cardoso, do Atlántico,  que escolheram o tema Tropeiros: a influência de Minas Gerais na cena brasileira; e do grupo Frederico Trindade e Felipe Rameh, do restaurante Trindade, Leonardo Paixão, do Glouton e Pablo Oazen, do Assunta, que vão explorar a Jovem gastronomia mineira.

Gastrofestival e Goal to Brasil

Os eventos paralelos ligados ao Madrid Fusión seguem acontecendo até fevereiro, como os roteiros gastronômicos temáticos por mais de 300 restaurantes madrilenhos, na quarta edição do Gastrofestival: "Rota gulosa”, “Rota do café da Colômbia”, “Aa gastronomia na música” e “Menus by Elle”. O Museu do Prado se uniu ao festival e criou o itinerário didático “Banquetes artísticos”. 

Cocada de forno está no menu do Goal to Brasil

O projeto Goal to Brasil (trocadilho com "go to Brasil - vá para o Brasil), que já visitou Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Paris (França), Lisboa (Portugal), Toronto (Canadá), também vai a Madrid e tem lugar no La Sede COAM, dia 29 de janeiro. A culinária cearense será o foco do evento realizado pela Embratur com curadoria gastronômica da Associação Brasil à Mesa para promover o país e as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. 

Alguns pratos do cardápio são caldinho de feijoada, carne-de-sol com banana e batata-doce, camarão ao leite de coco, cucuz brasileiro e cocada de forno, tudo regado à infalível caipirinha e cachaça envelhecida. Além de Mônica Rangel e Dalton Rangel, participará Ana Campos, do Colher de Pau, de Fortaleza.

@brasil_a_mesa