Sobre este blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Gustavo Lins desfila vestido de porcelana de Sèvres em Paris


O estilista mineiro Gustavo Lins mostra nesta terça-feira, dia 22, no Pavillon Wagran, em Paris, sua vigésima coleção, marcada por elementos que sintetizam a filosofia da grife, como os quimonos, as mangas em couro avulsas, as torções em espiral inspiradas na musculatura e as peças boyfriend, como paletós oversize para as meninas. A linha masculina vem com o corpo super tailored e volumes fluidos nas mangas. Em ambas as coleções é evidente a utilização da moulage, em que a peça é cortada diretamente no manequim (ou no corpo), técnica obrigatória no processo criativo desse designer que é o único latinoamericano membro da Câmara Sindical de Alta Costura de Paris. 

Experimentos com porcelana de Sèvre na criação do estilista Gustavo Lins

O maior impacto entretanto deverá ficar por conta do resultado da colaboração do designer com a Manufacture de Sèvres. Juntos, construíram um vestido em porcelana montado como uma escultura. As peças usáveis ganharam detelhes em porcelana, como os pequenos suspiros nas luvas femininas e o nó em porcelana dourada da gravata masculina. Esse diálogo entre a vestimenta e a forma escultural é fruto da formação de arquiteto de Gustavo Lins.

Feminino

O designer gosta de brincar com a dualidade e vai do extremamente feminino ao super masculino para vestir a mulher, sem esconder sua feminilidade. Assim como passa diretamente do estruturado ao fluído: alguns vestidos são construídos com dois quadrados de seda: complexidade e simplicidade ao mesmo tempo, ele informa.

Os vestidos são longos, retos, drapeados e às vezes bordados. Alguns vestidos são construídos em espiral, se enrolando em torno do corpo em um movimento que pretende sugerir o infinito. O drapeado é ponto de destaque na coleção, pois a moulage permite a sensação de que o tecido apenas cai despretenciosamente sobre o corpo, embora o interior da peça revele a montagem engenhosa que resulta em tal naturalidade (sem contar que dá a quem veste uma ajuda em direção ao corpo perfeito). Casacos cavalière são combinados com calças no estilo montaria. 

O auge será o vestido de noiva branco, combinado com luvas de pelica caramelo, bordadas em turquesa, e um tule de seda também turquesa. Outras cores na paleta são o vermelho, o caramelo, o gelo, verde floresta e o azul profundo de Sèvres, que se apresentam também nas estampas abstratas pintadas por Gustavo.

Forma e movimento no Outono-Inverno 2012

Masculino

O homem de Gustavo Lins é requintado. Ganhou drapeados e golas amplas em peças de ombros discretos ou bem estruturados. Para obter o efeito de enroulements sobre o corpo escolheu materiais fluídos ainda que sejam flanelas leves de cashmere ou até mesmo vison. Os casacos têm costuras em linhas espirais ou ovais, sugerindo os músculos do corpo. 

Contra a celulite 

As luva são elementos importantes no desfile. Outra parceria aconteceu aqui. Desta vez com o grupo paulista Invel, detentor da tecnologia MIG3. Gustavo Lins criou para as meninas luvas, corpete e cinta em pelica, forrados com o tecido Invel.

O MIG3 é um composto formado por uma mistura controlada de minerais como alumina, silica e magnésia e substâncias cerâmicas. O tecido desenvolvido pela Invel tem esse componente incorporado, com propósitos terapêuticos: aliviar dores do corpo e combater a celulite. Ao entrar em contato com o calor do corpo, garante o fabricante, o MIG3 começa a irradiar infravermelho longo, estimulando a circulação e, consequentemente, o alívio da dor, melhora do aspecto da pele e da celulite, e sensação de conforto e bem-estar. 

Gustavo Lima

Gustavo descobriu sua verdadeira vocação durante o doutorado em Arquitetura. Depois de um curso técnico em alfaiataria e uma especializaçõa em modelagem, muitos livros sobre o métier e trabalho duro, prestou serviços como modelista para girfes como Jean-Paul Gaultier e Jean-Charles de Castelbajac. Trabalho durante cinco anos com a marca de Kenzo e, em 2003, iniciou sua própria grife. Em 2006 passou a integrar a Chambre Sindicale de Houte Couture como membro convidado.

Fotos: cortesia Gustavo Lins e reprodução