Sobre este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Brasília ganha novas grifes da gastronomia

O esperado Espaço Gourmet do ParkShopping será inaugurado na quarta-feira dia 9 de novembro com o Antiquarius Grill, o Barbacoa, o La Tambouille e o The Fifties. Ainda este ano, chegará o Le Vin para completar o investimento em que o grupo Multiplan está investindo R$ 35 milhões, segundo o superintendente do shopping, Marcelo Martins. 

Projeto do Espaço Gourmet: acesso exclusivo

O espaço, que estará aberto ao público no dia seguinte, está em um novo prolongamento do mall, no nível superior, com 3.600 metros quadrados, e será dedicado à gastronomia, com facilidade de estacionamento, manobrista e segurança, com acesso e horário de funcionamento independentes das lojas.  estará aberto para o público.

 Croqui da área interna

Os restaurantes, à exceção do The Fifties que tem uma unidade instalada no Pier 21, são novidade na Capital. 

Antiquarius Grill

Bacalhau à lagareira 

O tradicional restaurante português do Leblon já havia se adaptado ao ambiente de shopping - depois de abrir uma filial em São Paulo, em 1990 - quando instalou o Antiquarius Grill no BarraShopping em 2007, sob o comando de Carlos Perico e Manuelzinho. Essa versão mais contemporânea, com cardápio ampliado além da gastronomia portuguesa, chega a Brasília. Como na unidade da Barra, cortes nobres   grelhados como picanha, prime rib e t-bone ganham espaço ao lado de pratos como o Arroz de frutos do mar à moda de Caiscais, o Bacalhau à lagareira, o Camarão ao champagne e o Filé fatiado à Antiquarius. Se o modelo for seguido, a pedida será os doces portugueses.

Barbacoa

Costeleta de cordeiro

O restaurante com matriz no afluente bairro do Itaim, em São Paulo, é uma churrascaria sofisticada, que serve carnes nobres, peixes, frango e javali. Sucesso entre os amantes de uma boa carne, o restaurante já está em Campinas, Salvador e Manaus; com duas unidades no Japão, em Tokyo e em Osaka; e outra em Milão, na Itália.

Le Vin

Suflês na cozinha clássica francesa

O bistrô francês foi criado em 2000 pelos restaurateurs Francisco Barroso e Nancy Mattos, apreciadores da culinária francesa. Hoje são cinco casas: três em São Paulo e duas no Rio de Janeiro, uma delas no BarraShopping. O cardápio do Le Vin une à cozinha parisiense tradicional algumas novidades, inclusive da gastronomia brasileira.  Entre os mais tradicionais estão o filet au poivre, o steak tartare e o boeuf bourguignon. Minha entrada preferida são os escargot na manteiga que, espero, sejam incluídos no cardápio candango e o prato, o confit de canard, que é muito bem preparado. A carta de vinhos do Le Vin, como era de se esperar, é boa, apesar dos preços um pouquinho salgados. Vamos aguardar.

La Tambouille

Camarões jumbo grelhados ao molho de soja levemente picante com arroz selvagem

Com um cardápio francês e outro italiano, a casa mais requintada do chef restaurateur natural da Riviera Italiana (San Remo) Giancarlo Bolla, com quase 40 anos de tradição em São Paulo, se instala em Brasília. Alguns dos pratos prometidos para a Capital são o Spaghetti di grano duro tuttomare com camarões, calamares, cavaquinha e chuva de Bottarga; o Filet de linguado “au fruit de la passion” com farofa de banana e camarões; o Brasato de vitelo de leite com polenta e laminas de Tartufo e os Camarões jumbo grelhados ao molho de soja levemente picante com arroz selvagem
   
The Fifties

Os hamburgueres que provei não eram tão suculentos como o da foto

O The Fifties pretende ser um fast food gourmet, mas não chega a tanto. Com mais de dez lojas pelo país, tem cardápio previsível com onion rings, hot dogs, wraps e hamburgers, sem se destacar da média das casas em seu gênero. Tomara que o ambiente da unidade no ParkShopping seja menos barulhento que a do Pier e tenha uma distribuição mais charmosa do espaço, cumprindo melhor o propósito de oferecer o clima das lanchonetes americanas dos anos cinquenta.

Fotos:
Antiquarius - Simone Marinho
Barbacoa - divulgação
Le Vin - divulgação
La Tambouille - Arthur Bragança
The Fifties - Ana Colla