Sobre este blog

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Selo de autenticidade para restaurantes italianos

O empresário Antonello Monardo vai recepcionar na próxima terça-feira, 13 de setembro, o lançamento regional do projeto "Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo" organizado pela Unioncamere (União das Câmaras de Comércio na Itália) com o Isnart ((Instituto Italiano de Pesquisas Turísticas). Trata-se de um selo de qualidade para restaurantes que seguem a culinária e a tradição italiana, obtido depois de contemplarem uma série de requisitos. 


O selo foi criado em 2004 e certificava inicialmente a autenticidade de restaurantes em território italiano, mas ganhou o mundo em 2010, sendo São Paulo a primeira cidade a ganhar a láurea fora da Itália e, entre mais de 400 cidades de 46 países, a capital paulista conseguiu certificar 30 estabelecimentos em 2010 - a premiação foi feita em fevereiro de 2011 - entre os quais Zena Caffé, Vinheria Percussi, Piselli e Due Cuochi Cucina. Algumas casas tradicionais, como Fasano e Tre Bicchieri, não entraram aparentemente porque não teriam respondido o questionário a tempo. No Rio, 13 restaurantes receberam o selo, entre eles, o Fasano Al Mare. Agora será a vez de Brasília. 

Fasano Al Mare é um dos restaurante certificados no Rio


Para obter a certificação os restaurantes italianos no exterior devem responder aos 10 requisitos estabelecidos pela Unioncamere:
1. Hospitalidade - no restaurante deve haver ao menos uma pessoa que saiba se relacionar com o público em língua italiana;
2. Identidade - o ambiente deve conter um ou mais elementos de identidade italiana;
3. Menu na língua pátria - o menu deve ser escrito também em italiano; 
4. Pratos - o menu deve conter pelo menos 50% dos pratos e receitas da tradição italiana; 
5. Receitas - pelo menos cinco receitas devem ser da tradição italiana e ter indicação da região de onde provêm os ingredientes/produtos; 
6. Vinhos - ao menos 30% da carta de vinhos devem ter origem comprovadamente italiana;
7. Azeite extravirgem - deve ser comprovadamente italiano DOC;
8. Chef - deve ter certificado de gastronomia ou pelo menos seis meses de experiência em restaurantes típicos na Itália ou 3 anos de experiência em cozinha italiana no exterior; 
9. Compromisso com a valorização da cultura - declaração de comprometimento em difundir e valorizar a cultura italiana; 
10. Ingredientes – os principais produtos utilizados no restaurante são fotografados e as imagens são enviadas para a Itália, onde um comitê de críticos e enólogos avalia se está tudo de acordo com a tradição.

O lançamento do prêmio em Brasília pela Delegacia para o Distrito Federal da Italcam, representada por Antonello, ocorrerá às 17h do dia 13, na sede do Curso Parlando Italiano/Escola de Gastronomia de Brasília (CLS 201). Os restaurantes que desejam obter o selo devem preencher a ficha de adesão para participar da avaliação que terá início em setembro com visitas técnicas aos estabelecimentos. A decisão será tomada na Itália, pelo Comitê de Avaliação. 

Os estabelecimentos certificados podem ser consultados nos links abaixo: