Sobre este blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

O melhor restaurante do mundo é dinamarquês: Noma

El bulli, de Ferran Adrià, não é mais o melhor restaurante do mundo. O dinamarquês Noma, do chef René Redzepi, com ambiente rústico e despretencioso, desbancou a casa basca, da Costa Brava (Espanha) e o original The Fat Duck, da pitoresca Bray, em Berkshire (Inglaterra), do chef-patron Heston Blumenthal, na respeitada lista dos 50 melhores restaurantes de 2010 da San Pellegrino e Restaurante Magazine.


A mais famosa classificação do planeta foi divulgada ontem à noite em Londres e agraciou um brasileiro: D.O.M., de Alex Atala, ocupa um honroso décimo oitavo lugar (em 2008 estava em quadragésimo). 


Enquanto Atala ganha destaque por seus experimentos com ingredientes amazônicos, Redzepi, além do talento de grande cozinheiro aos 32 anos, ganhou notoriedade por não usar nenhum ingrediente que não possa ser encontrado na região nórdica, sob o argumento de que a possibilidade de comprar qualquer produto em qualquer lugar do mundo tornou a cozinha sem graça, desinteressante. Mas isso não que dizer que usa ingredientes comuns, o chefe está sempre em busca de flores e ervas selvagens e criaturas do mar pouco conhecidas.

Nosso genial chef dinamarquês, Simon Lau Cederholm, do restaurante Aquavit (Setor de Mansões do Lago Norte) já havia antecipado as qualidades do restaurante de Copenhague. Quem não seguiu seu conselho agora seguramente terá mais dificuldade em reservar uma mesa no Noma (duas estrelas no Guia Michelin), que há algum tempo deixou de lado a carta e passou a oferecer apenas o menu degustação, diante da certeza de que seus clientes buscam uma experiência gastronômica única.

A premiação do The World's 50 Best Restaurant Awards é decidida por um painel de 806 chefs, restaurateus, jornalistas de gastonomia e críticos de restaurantes de vários países. Em 2009 Redzepi, que já trabalhou nos estrelados French Laundry, Jardin des Sens e no próprio El bulli, ganhou o prémio da escolha do chefe (Chef's Choice), com votos de todos os chefs do júri. Este ano o prêmio ficou com Heston (The Fat Duck) e Adrià levou o de Chef da Década. 

Ferran Adrià na nova campanha pelo turismo na Espanha

 O alquimista Heston Blumenthal 

Esse resultado será alguma espécie de condenação para os que descem na escala ou a canonização dos que sobem na lista? Além da suspeita de que o anúncio de que Adrià fechará El buli por dois anos contribuiu para a busca de uma estrela ascendente, sugiro que trata-se apenas de uma lista, que vai movimentar alguns milhões de dólares e euros, é verdade, mas ainda é uma lista.
 
Repercute porque todos adoramos listas - Billboard, Oscars, Leão de Ouro, Palma de Ouro, 100 maiores fortunas da Forbes, os Top Five do Box Office do cinema americano, os bestseller do New York Times, os melhores restaurantes brasileiros eleitos pela revista Gula, a lista é infindável e esperamos por elas ano após ano. É uma brincadeira - cara, é verdade, para os personagens diretamente envolvidos - mas útil na hora de jogar conversa fora com os amigos.

Para não ficar sem assunto ou anotar na agenda, segue a lista:

1   Noma (Dinamarca)
2   El bulli (Espanha)
3   The Fat Duck (Grã-Bretanha)
4   El Celler de Can Roca (Espanha)
5   Mugaritz (Espanha)
6   Osteria Francescana (Itália)
7   Alinea (EUA)
8   Daniel (EUA)
9   Arzak (Espanha)
10 Per Se (EUA)
11 Le Chateaubriand (França)
12 La Colombe (Africa do Sul)
13 Pierre Gagnaire (França)
14 L'Hotel de Ville - Phillippe Rochat (Suíça)
15 Le Bernardin (EUA)
16 L'Astrance (França)
17 Hof Van Cleve (Bélgica)
18 D.O.M. (Brasil)
19 Oud Sluis (Holanda)
20 Le Calendre (Itália)
21 Steirereck (Austria)
22 Vendome (Alemanha)
23 Chef Dominique (Finlândia)
24 Les Creations de Narisawa (Japão)
25 Mathias Dahlgren (Suécia)
26 Momofuku Ssam Bar (EUA)
27 Quay (Austrália)
28 Iggy's (Singapura)
29 L'Atelier de Joel Robuchon (França)
30 Schloss Schauenstein (Suíça)
31 Le Quartier Français (Africa do Sul)
32 The French Laundry (EUA)
33 Martin Berasategui (Espanha)
34 Aqua (Gran-Bretanha)
35 Combal Zero (Itália)
36 Dal Pescatore (Itália)
37 De Librije (Países Baixos)
38 Tetsuya's (Australia)
39 Jaan Par Andre (Singapura)
40 Il Canto (Itália)
41 Alain Ducasse Au Plaza Athénée (France)
42 Oaxen Krog (Suécia)
43 St John (Gran-Bretanha)
44 La Maison Troisgros (França)
45 wd-50 (EUA)
46 Biko (México)
47 Die Schwarzwaldstube (Alemanha) 
48 Nihonryori RyuGin (Japão)
49 Hibiscus (Grãn-Bretanha)
50 Eleven Madison Park (EUA)


Fotos: Divulgação