Sobre este blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

Nova nota de 100 dólares à prova de falsificações, por enquanto


Para os viajantes irem se acostumando com as novas características, aqui fica registrada a nova nota de 100 dólares que o governo dos Estados Unidos divulgou, dotada de novíssima tecnologia para prevenir falsificações. O desenho da nota mudou pouco, embora tenha perdido a característica cor verde - as famosas verdinhas vão ficar para a história - e Benjamin Franklin continua a dominar a principal face da cédula.  

A fita de segurança em 3D tem figuras holográficas com o número 100 e o Sino da Liberdade, que em em 1776 chamou a população da Filadélfia para ouvir a primeira leitura da Declaração da Independência. Ainda na face frontal, outra imagem do sino muda de cor do verde para o cobre, conforme se movimenta a nota, dando a impressão de desaparecer na marca d'água alaranjada.

Do outro lado, a imagem do Independence Hall mostra a fachada de trás e não a da frente do prédio, conforme na cédula atualmente em circulação. As imagens de Franklin e do prédio são maiores e o aro oval que circundava os desenhos foram removidos.

O Departamento do Tesouro norteamericano montou um vídeo para possibilitar uma olhada de perto na nota, que não estará em circulação antes de 10 de Fevereiro de 2011.