Sobre este blog

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ferran Adrià vai lecionar física culinária em Harvard

O curso inusitado é o novíssimo projeto do superstar chef catalão. Quando, em janeiro, durante a conferência gastronômica Madrid Fusion, ele anunciou que fecharia ao público o elBulli - reputação de melhor restaurante do mundo e mais disputada reserva - causou um frenezi entre a imprensa especializada e, seguramente, tornou praticamente impossível a meros mortais a tarefa de conseguir uma mesa.

Foto: Herbert Lehmann

Quando digo meros mortais, quero dizer que, se você não for um crítico gastronômico renomado internacionalmente, um chef estrelado como Adrià (3 estrelas no Guia Michelin) ou amigo pessoal do mestre da gastronomia molecular (título que ele refuta), terá um desafio e tanto pela frente.  Me explico: em 2010, o restaurante estará aberto de 15 de junho a 20 de dezembro, mas já não aceita mais reservas. É isso mesmo. Todas as mesas nos almoços e jantares de todos os dias da semana em que o restaurante abre já estão reservadas. Claro, você pode sempre delegar à secretária que se pendure no telefone, checando se houve alguma desistência. Até a caixa de e-mails da casa ficou absurdamente lotada com pedidos de reserva e a administração nem sabe o que fazer com tantas mensagens.

Sempre há 2011, mas os pedidos de reserva oficialmente só começam a ser aceitos no final da temporada anterior, o que seria 20 de dezembro de 2010. O release distribuído pelo chef e o sócio, Juli Soler, durante o evento de Madrid, entretanto, abre uma brecha quando anuncia que o calendário para 2011 será divulgado no próximo Setembro. O jeito é tentar: tel. +34 9721 50457  E-mail: bulli@elbulli.com

Em 2012, elBulli celebra 50 anos desde sua concepção, mas a comemoração será transformar o restaurante em espaço de experientação, ensino e pesquisa (assim como o elBullitaller, em Barcelona). O restaurante de Cala Montjoi, na Costa Brava, reabrirá ao público em 2014, durante apenas seis meses por ano, com um único horário de reserva por dia e nova proposta gastronômica.

A pesquisa e o ensino são os focos de Adrià, que pretende transformar, em 2014, elBullirestaurante em uma fundação, com o propósito de formar cozinheiros com espírito avant-garde, que se interessem por transformar uma refeição em uma experiência sensorial plena.

O anúncio recente feito pela universidade americana sobre o novo curso está dentro desse contexto.  O chef já fez palestras para cientistas de Harvard, mas nos próximos meses se junta  ao seu pupilo José Andrés, chef-restaurateur em Washington (falo dele depois), para ministrar um curso completo para os alunos de ciências exatas, de Harvard, analisando o preparo de emulsões e espumas. (Eles terão outros chefs convidados para palestras e trabalhos de laboratório) O propósito do curso é mostrar aos estudantes que as experiências de física podem ser divertidas - e até ser comidas no final da aula.

Foto do genial fotógrafo austríaco Herbert Lehmann, especializado em imagens do mundo da gastronomia. Seu trabalho pode ser conferido em www.herbertlehmann.com