Sobre este blog

domingo, 12 de julho de 2015

Concerto no Santuário Dom Bosco celebra data nacional da França

A comemoração do 14 de julho em Brasíla inclui o concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência do maestro Claudio Cohen, com a premiada soprano franco-libanesa, Rima Tawil, no Santuário Dom Bosco, nesta segunda-feira, às 20h, por iniciativa da Embaixada da França.

A soprano Rima Tawil irá homenagear a Data Nacional da França
Formada pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Beirute e pelo Centro de Aperfeiçoamento do La Scala de Milão, Tawil é vencedora em inúmeros concursos internacionais em Paris,  Milão, Marselha, Marmande e Rennes. Jea se apresentou ao lado de grandes vozes masculinas como Plácido Domingo et José Carreras.

Desdemona (Otello) e Leonora (Il trovatore), de Verdi; Madame Butterfly, Liù (Turandot) e Suou Angelica, de Puccini; Contessa (Le Nozze di Figaro), Fiordiligi (Cosi fan tutte) e Donna Elvira (Don Giovanni), de Mozart; Marguerite (Fausto), de Gounod; Micaela (Carmen), de Bizet; Salomé (Herodias), de Massenet, Tatiana  (Eugene Oneguine) e Lisa (La Dame de Pique), de Tchaïkovski, são algumas das personagens que encarnou na ópera. São interpretações importantes as músicas sacras Messe de Requiem (Verdi), Missa Solemnis et 9e symphonie (Beethoven), Die Schöpfung et Nelson Messe (Haydn), Petite Messe solennelle et Stabat Mater (Rossini), Exultate Jubilate (Mozart) e Gloria (Poulenc). 

Os vitrais do Santuário Dom Bosco tem sido cenário de apresentações da OSTNCS
Não será a primeira vez que a OSTNCS se apresenta no Santuário Dom Bosco. Exilada de sua casa, o Teatro Nacional, desde o ano passado fechado por situação de abandono total e falta de segurança, a Orquestra tem buscado novos espaços para apresentação e o templo tem sido um deles.

Fundada em março de 1979 pelo maestro e compositor Cláudio Santoro, a Orquestra tem uma trajetória de turnês nacionais e internacionais, com apresentações e gravações sem preconceito musical. Do erudito ao rock, passando pelo samba. Entre seus maestros, destacam-se evidentemente Cláudio Santoro, além de Silvio Barbato, Julio Medaglia, João Carlos Martins, Isaac Karabitchewsky, Eleazar de Carvalho, Claudio Cruz, Roberto Tibiriçá, Antonello Allemandi, Fracesco La Vecchia, Eugene Kohn, Christian Lindberg, e o atual maestro titular Claudio Cohen.

Entre os solistas convidados, Nelson Freire, Jean Pierre Rampal, Arnaldo Cohen, Ilya Gringolts, Aprille Millo, Rosana Lamosa, Fernando Portari, Claudia Riccitelli, Celine Imbert, Yara Bernetti, Shlomo Mintz, Antonio Menezes, Nicolas Koeckert, Duo Assad, Emmanuel Barrueco, Artur Moreira Lima, Leo Gandelmann.

Apresentaram-se com a Orquestra as companhias Ballet Bolshoi, o Ballet Kirov e o Ballet da Ópera de Paris; e artistas populares como Tom Jobim, Wagner Tiso, Ivan Lins, Fagner, Fafá de Belem, Sandra de Sá, Bibi Ferreira, Francis Hime, Martinho da Villa, Zizi Possi, Sergio Ricardo, Toninho Ferragutti e Hamilton de Holanda.

Dirigida atualmente pelo Maestro Claudio Cohen, a OSTNCS abraça Concertos Sociais e Educacionais, o Festival de Ópera e outros festivais e eventos do calendário cultural da cidade. Violinista, o brasiliense Cohen, professor do Departamento de Música da UnB, é membro fundador da Orquestra, Diretor Geral do Festival de Ópera de Brasília e do membro do Quarteto de Brasília, da Academia Brasileira de Letras e Música (ALMUB) e de outras instituições culturais. Solista e camerista, o maestro já gravou nove CDs e leva no currículo o Prêmio Sharp de Melhor Disco Clássico do Ano (1993), destaque em Música de Câmara no IX Prêmio Carlos Gomes (2006), o Prêmio Excelência ALMUB 2006 e o Prêmio Accorde Brasil 2008, entre outros.

O acesso ao espetáculo é gratuito.