Sobre este blog

domingo, 7 de junho de 2015

Por que um produto Hermès é tão caro?

Uma bolsa Kelly ou uma Birkin exige um bom saldo bancário e mesmo assim muitas vezes paciência para aguardar na fila de espera pela cor preferida. Mas muitos se perguntam qual seria a razão da diferença de preço mesmo entre uma Hermès e uma peça semelhante de outra grife de luxo. Os produtos Hermès são mesmo made in France e confeccionados à mão por artesãos altamente qualificados. Este domingo é a última oportunidade para compreender esse processo no Festival des Métiers, mostra "ao vivo" que tem rodado o mundo e termina hoje no museu MAB da FAAP, em São Paulo.

A confecção de uma bolsa Kelly leva de 18 a 20 horas de trabalho
A impressão dos lenços de seda é toda artesanal, com a impressão de cada cor separadamente. Na Imagem à esquerda, a tela com os desenhos que receberão a cor laranja e no padrão "Do mar ao céu", que ainda receberia várias cores no processo até a composição final. A Casa Hermès dispõe de mais de 70 mil cores desenvolvidas exclusivamente para seus produtos.

O processo de criação do desenho para impressão posterior na seda também está sendo demonstrado: depois de concebido o design com sua cartela de cores, a artesã trabalha sobre mesa de luz separando em folhas de papel vegetal todos os elementos de cada uma das cores separadamente. Essas lâminas serão gravadas nas telas para impressão em silk screen.

A minuciosa incrustração de diamantes nas joias Hermès também pode ser apreciada: minúsculos, os brilhantes precisam ser colocados com a ajuda da lupa, depois assegurados pelas garrinhas e polidos.

A selaria não poderia ser deixada de fora. Produto original da marca fundada em 1837 por Thierry Hermès, a sela é construída in loco. O modelo escolhido é básico na grife que tem produtos standards para pronta entrega, mas o ideal é que seja feita sob medida para cavalo e cavaleiro. 

Minhas fotos, feitas com o iPhone, evidentemente não são fiéis à qualidade e beleza dos materiais, nem ao brilho e intensidade das cores, mas dá uma idéia do extraordinário que é esse evento que a grife nos presenteia. Em setembro o Festival estará em Viena e, em 2016, Paris. Reproduzo aqui o vídeo de Lilian Pacce, feito no Festival em São Paulo para um passeio pela mostra:



Fotos: Marcia Barr
Vídeo: Lilian Pacce

Festival des Métiers de Hermès
De 29 de maio a 7 de junho de 2015
11:00 às 18:00 terça-feira a sexta-feira
11:00 às 17:00 sábados, domingos e feriados

MAB-FAAP
Rua Alagoas 903, Higienópolis
Entrada Gratuita
Assista também ao video no site da grife:
#festivaldesmetiers