Os irmãos Roca estão no topo do mundo dos restaurantes. El Celler de Can Roca, de Girona, na Catalunha, volta a brilhar e ocupa o primeiro posto na respeitada lista The World’s 50 Best Restaurants 2015, anunciada ontem em Londres pela revista britânica Restaurant. O 2º lugar é do italiano Osteria Francescana, do Chef Massino Bolttura, e a 3º posição, do dinamarquês Noma, de René Redzepi.
O Brasil ficou representado por duas casas de São Paulo: D.O.M., de Alex Atala, que desceu do 7º para o 9º lugar, e o Maní, de Helena Rizzo, que passou de 36º para 41º. A Espanha, por sua vez, se consolida como a cozinha de maior destaque na atualidade, com 7 restaurantes entre os 50 melhores, notadamente de culinária catalã. Os irmãos Joan Roca, chef, Jordi Roca, pâtissier, e Joseph Roca, sommelier, que ocuparam o primeiro lugar em 2013, voltam com força total. E Arzak, de San Sebastián, que deu a Elena Arzak o título de melhor mulher chef em 2013, ficou em 17º, depois do Asador Etxebarri, situado ao lado das montanhas Atxondo (próximo a Bilbao), do mestre do grill, Victor Arguinzoniz. The World's 50 Best Restaurants é patrocinado pela St. Pellegrino e Acqua Panna.
El Celler de Can Roca
O posto de melhor chef mulher do mundo, patrocinado pela Veuve Clicquot, que em 2014 foi de Rizzo, este ano premiou a francesa Hélène Darroze, que comanda os restaurantes Hélène Darroze, em Paris e Hélène Darroze at the Connaught, em Londres. De uma família de chefs, Darroze também estagiou por três anos com Alain Ducasse. E ao que se diz, inspirou a personagem Colette no filme Ratatouille, embora sua fama seja mais suave do que o estilo agressivo na cozinha demonstrado pela parceira de Linguine. Sua casa em Paris chamou a atenção do hotel britânico Connaught e foi convidada a montar o restaurante em Londres.
El Celler de Can Roca
Best Female Chef
A melhor chef de 2015, Hélène Darroze, se divide entre Paris e Londres, criando pratos e menus
Chefs' Choice Award
O suíço Daniel Humm conquistou o título de melhor chef, oferecido pela Gaggenau, talvez não apenas pelos seus pratos mais famosos - o frango inteiro grelhado com fois gras e trufas negras, servido no restaurante do NoMad Hotel, ou o pato com mel e lavanda preparado no Eleven Madison Park - mas também pela forma com que se destacou na cena gastronômica novaiorquina.
O prêmio pelas conquistas de toda a carreira - The Diners Club Lifetime Achievement Award 2015, sponsored by Diners - celebrou o francês Daniel Boulud como chef e como restaurateur. Aos 60 anos de idade, tendo vivido mais tempo nos Estados Unidos do que na França, ele percorreu sua trajetória unido características das duas culturas, o que resultou em um grupo de variados formatos, entre bistros, brasseries, epiceries, cafés, bares nos Estados Unidos, Canadá, Londres e Singapura, sempre com essência francesa e voltados para a culinária focada no produto.
A estrela máxima dessa constelação é sem dúvida o restaurante Daniel, em Manhattan, que tem figurado quase todos os anos na lista dos 50 melhores do mundo desde 2002. Boulud, em sua carreira, trabalhou com grande chefs, como Roger Vergé, Michel Guérard e Georges Blanc.
Best Pastry Chef
A escolha do Melhor chef confeiteiro recaiu sobre Albert Adrià, irmão caçula de Ferran, ex-el Bulli, onde Albert começou com 15 anos, e contribuiu para o sucesso estrondoso desse restaurante. Hoje, no Tickets (cujo nome se refere à sua localização o antigo bairro de teatros em Barcelona), a estação de patisserie é um mundo de fantasia, onde ele pode soltar a imaginação, sem limites. O restaurante, considerado um dos melhores da cidade, é uma viagem alucinante em si mesmo, com o ambiente no estilo vaudeville, e pratos de tapas mirabolantes.
Entre os melhores restaurantes:
Osteria Francescana
Os 10 primeiros:
Talento na cozinha e personalidade calorosa de Daniel Humm contaram para o Chefs' Choice Award
Eleven Madison
Lifetime Achievement
Daniel Bouloud: talento francês, empreendedorismo americano
Best Pastry Chef
A escolha do Melhor chef confeiteiro recaiu sobre Albert Adrià, irmão caçula de Ferran, ex-el Bulli, onde Albert começou com 15 anos, e contribuiu para o sucesso estrondoso desse restaurante. Hoje, no Tickets (cujo nome se refere à sua localização o antigo bairro de teatros em Barcelona), a estação de patisserie é um mundo de fantasia, onde ele pode soltar a imaginação, sem limites. O restaurante, considerado um dos melhores da cidade, é uma viagem alucinante em si mesmo, com o ambiente no estilo vaudeville, e pratos de tapas mirabolantes.
Para Albert Adrià, cada prato é uma folha em branco a partir da qual se pode criar
Osteria Francescana
Chef Massimo Bottura
Noma
Central
1 El Celler de Can Roca, Girona, Espanha - Chef Joan Roca e Jordi Roca Pâtissier
2 Osteria Francescana, Modena, Italia - Chef Massimo Bottura
3 Noma, Copenhagen, Dinamarca - Chef René Redzepi e chef Daniel Giusti
4 Central, Lima, Peru - Chef Virgilio Martinez
5 Eleven Madison Park, New York, EUA - Chef Daniel Humm e chef de cuisine Chris Flint
6 Mugatitz, San Sebastián, Espanha - Chef Andoni Luis Aduriz
7 Dinner by Heston Blumenthal, Londres, Reino Unido - Chef Ashley Palmer-Watts
8 Narisawa, Tokyo, Japão - Chef Yoshihiro Narisawa
9 D.O.M., São Paulo, Brasil - Chef Alex Atala
10 Gaggan, Bankok, Tailândia - Chef Gaggan Anand
Os outros 40:
11 – Mirazur, Menton, França
12 – L’Arpège, Paris, França
13 – Asador Etxebarri, Atxondo, Espanha
14 – Astrid y Gastón, Lima, Peru
15 – Steirereck, Vienna, Austria
16 – Pujol, Mexico City, Mexico
17 – Arzak, San Sebastián, Espanha
18 – Le Bernardin, New York, EUA
19 – Azurmendi, Larrabetzu, Espanha
20 – The Ledbury, London, Reino Unido
21 – Le Chateaubriand, Paris, França
22 – Nahm, Bangkok, Tailandia
23 – White Rabbit, Moscow, Russia
24 – Ultraviolet by Paul Pairet, Shangai, China
25 – Fäviken, Järpen, Suécia
26 – Alinea, Chicago, EUA
27 – Piazza Duomo, Alba, Italia
28 – The Test Kitchen, Cape Town, África do Sul
29 – Nihonryori RyuGin, Tokyo, Japão
30 – Vendôme, Bergisch Gladbach, Alemanha
31 – Restaurant Frantzén, Estocolmo, Suécia
32 – Attica, Melbourne, Australia
33 – Aqua, Wolfsburg, Alemanha
34 – Le Calandre, Rubano, Italia
35 – Quintonil, Mexico City, Mexico
36 – L’Astrance, Paris, França
37 – Biko, Mexico City, Mexico
38 – Amber, Hong Kong, China
39 – Quique Dacosta, Denia, Espanha
40 – Per Se, New York, EUA
41 – Maní, São Paulo, Brasil
42 – Tickets, Barcelona, Espanha
42 – Boragó, Santiago, Chile
44 – Maido, Lima, Peru
45 – Relae, Copenhagen, Dinamarca
46 – Restaurant André, Singapore
47 – Alain Ducasse au Plaza Athénée, Paris, França
48 – Schloss Schauenstein, Fürstenau, Suíça
49 – Blue Hill at Stone Barns, Pocantico Hills, EUA
50 – The French Laundry, Yountville, EUA
Imagens: Paolo Terzi, Studio SC, Allwecandid, Varavudh Lattanand, Junji Hata, Miguel Bustamante (Terra Peru), Moises Torne, Ditte Isager