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sexta-feira, 19 de junho de 2015

Perfumes de real luxo

Brasília ganha o primeiro espaço dedicado exclusivamente à alta perfumaria no país, com a inauguração, ontem, da boutique de fragrâncias Cosmopolitan do Brasil, na QI 7 do Lago Sul. A empresa brasiliense vai comercializar grifes francesas que têm produção restrita, com perfumes elaborados com matérias primas naturais dos cinco continentes, muitas delas raras.

Ananda Black, de M. Micallef

Algumas dessas Casas, além de produzir fragrâncias em edições limitadas, chegam a elaborar perfumes exclusivos para seus clientes. O novo endereço abre com a presença da especialista Renata Aschar, do Museu do Perfume de São Paulo, em noite com mailing de Marcelo Chaves e trilha sonora assinada por Thales Sabino.

Embora com pedigree brasiliense, a importadora comandada pelas empresárias Cristiane Vilar e Evanete Santos vai atuar nacionalmente: já tem site que em breve terá loja virtual e deverá abrir uma segunda loja no país em 2016. Nada entretanto substitui a experiência sensorial e olfativa de uma visita a esse templo da perfumaria confidencial. Estarão disponíveis 33 fragrâncias com notas que vêm da França, do Oriente e África (Tunísia, Marrocos e Argélia). 

As sócias Evanete Santos  e Cristiane Vilar apostam no mercado de luxo

Ann Gerard Parfum, Comptoir Sud Pacifique, E. Coudray, Frapin, Au Pays de la Fleur d’Oranger, Les Parfums de Rosine, Mark Buxton, M. Micallef, Molinard e Teo Cabanel estão entre as marcas de perfumes raros selecionados por Evanete Santos e Cristiane Vilar, estudiosa sobre o tema, após cursar a tradicional escola de perfumaria Cinquième Sens de Paris.

A proposta da boutique é também trazer a cultura e a arte do mundo do perfume a Brasília e, revelou Cristiane, já estão programados eventos com alguns dos designers dessas grifes, como Ann Gerard -que deverá vir a Brasília em agosto, apresentando também suas joias - Mark Buxton e o jovem Paul Emilien, criador de uma das mais novas marcas de perfumes privée (2014), entretanto luxuosa nos ingredientes e nas embalagens.

A boutique irá receber clientes em pequenos grupos para uma viagem olfativa pelas marcas, não apenas sorvendo os aromas, mas conhecendo o universo e história de cada uma delas. Cristiane também promete novas grifes a partir de setembro, como a linha superior da britânica Rouge Bunny Rouge e Rêve de la Reine, da Arty Fragrance, by Elizabeth de Feydeau, de Versailles, além da linha de Paul Emilien, que incluirá as velas perfumadas.

Renata Aschar


Apaixonada pelo universo do perfume, Renata Aschar é referência nessa área

Quem conversa com Renata Aschar percebe imediatamente sua paixão pelos perfumes e se contamina pelo seu entusiasmo. Com quase 30 anos dedicados ao estudo, pesquisa e difusão da cultura do perfume no Brasil e no exterior, tornou-se a mais renomada profissional brasileira no campo da perfumaria. Durante esse período, escreveu o livro Brasilessência: a cultura do perfume, bibliografia única na área, que foi a base do primeiro museu de perfumes do Brasil, instalado em São Paulo. Com base nesse profundo trabalho de pesquisa e registros históricos, sua vida profissional é hoje baseada na difusão da cultura da perfumaria com diversos projetos voltados ao público leigo, profissional e também a um programa de desenvolvimento e treinamento olfativo para pessoas com deficiência visual, em fase de realização com a Fundação Dorina Nowill.

Conheça as grifes:

A curadoria dos perfumes secretos está a cargo de Cristiane Vilar, estudiosa sobre o tema, após cursar a tradicional escola de perfumaria Cinquième Sens de Paris.

Ann Gerard Parfum

Ciel d'Opale, Cuir de Nacre e Perle de Musse, de Ann Gerard

Ann Gerard é uma designer de joias consagrada, com criações exclusivas, que decidiu mergulhar no mundo da perfumaria, sempre inspirada pelo universo da joalheira. Assim é Rose Cut, criado em colaboração com o perfumista Bertrand Duchaufour, formado em Grasse, Provence - berço da perfumaria na França, portanto no mundo - e considerado um dos melhores de sua geração nesse méttier. O nome do perfume mais recente de Ann Gerard Parfum evoca uma lapidação da joalheria que combina com o frasco de design contemporâneo, inspirado em pedras preciosas bem lapidadas.

Au Pays de la Fleur d’Oranger

A empresa familiar francesa, fundada em 1998 por Virginie e Antoine Roux, lançou linha de perfume e cosméticos em 2005-2006.

As fragrâncias de Au Pays de la Fleur d'Oranger foram criadas pelos perfumistas Marie Duchene e Jean-Claude Gigodot. A boutique da Cosmopolitan do Brasil carrega por enquanto a coleção Les Inedits, com aromas criados a partir de flores e frutas.

Comptoir Sud Pacifique

Linha Voyage en Orient, de Comptoir Sud Pacifique

As fragrâncias exóticas da Comptoir Sud Pacifique, marca francesa fundada em 1974, foram inspiradas, como indica o nome, nas ilhas do Pacífico Sul, após uma viagem do casal Josée e Pierre Fournier ao Taiti.  Josée, fundadora da empresa, foi precursora do conceito moderno de perfumes sob medida, ao convidar os clientes a experimentar os aromas para criar fragrâncias personalizadas. Trabalharam com a marca os perfumistas Daniel Moliere, Jacques Lions, Violaine Collas, Emmanuelle Julliard, Sidonie Lancesseur e Henri Bergia. 

A Cosmopolitan do Brasil importa a linha luxuosa da grife, de eau de parfum, a Voyages en Orient (Viagens no Oriente), elaborados com matérias primas raras como o oduh, resina da Agar, árvore originária da Índia. Pela dificuldade de cultivo e alta demanda, o óleo produzido a partir dessa resina é provavelmente o mais caro do mundo, estimado em custar 1,5 vezes o valor do ouro.  

E. Coudray

A origem de E, Coudray foi uma pequena loja de perfumes - M.Maugenet & E.Coudray - estabelecida em Paris por volta de 1810. Edmond Coudray, médico e químico, viajou o mundo levando à França materiais exóticos para experimentos com perfumaria. Em 1822, durante o reinado de Louis XVIII, ele fornecia Águas de Colônia, cremes e sabonetes à realeza e a evolução natural foi começar a criar perfumes para as cabeças coroadas. Em 1837 a Casa Coudray tornou-se o fornecedor oficial para a Corte Britânica e permaneceu como um negócio de família até 1908.

Novos donos mantiveram o nome e as fórmulas de muitos perfumes originais. Os perfumistas Gerard Anthony e Evelyne Boulanger colaboraram com a casa E. Coudray.

Frapin 

Fragrâncias marcantes inspiradas no universo do conhaque Frapin

Por vinte gerações Frapin produz conhaque artesanalmente no coração da Champagne desde 1270. Atualmente comandada por Genevieve Frapin e o marido, Max Cointreau, a empresa introduziu uma linha de fragrâncias em 2002 pela filha, Beatrice Cointreau. O primeiro perfume, lançado nesse ano, ganhou o nome de 1270, em homenagem a data de fundação da Casa. As fragrâncias marcantes de Frapin foram elaboradas em colaboração com os perfumistas Sidonie Lancesseur, Bertrand Duchaufour, Jeanne-Marie Faugier, Anne-Sophie Behaghel, Amélie Bourgeois and Marc-Antoine Corticchiato. 

Um tributo ao ano em que Luis XIV deu a seu apotecário, Pierre Frapin, o direito de usar um brasão de armas, uma nova fragrância recebeu o nome de 1697.

Os aromas são produzidos em pequena escala para preservar a alta qualidade, sempre evocando o universo do conhaque, inclusive nas tampas dos frascos, esculpidas artesanalmente em madeira, referência aos tonéis em que envelhecem a bebida.

Les Parfums de Rosine 

Le Parfums de Rosine foi fundada pelo couturier Paul Poiret in 1911, que deu nome à Casa e à primeira fragrância em homenagem à filha, mas apesar da popularidade a perfumaria não sobreviveu à Grande Depressão. A Casa foi re-erguida em 1991 por Marie-Hélène Rogeon, que nasceu em uma família de perfumistas (seu bisavô, Louis Panafieu, criou Eau de Clogne para o Imperador Napoleão III). Além disso tinha o vínculo da avó, que havia trabalhado com Poiret. Fascinada por perfumes, podia agora comandar a confecção de essências únicas, sempre criadas em torno de rosas, mas todas originais e ricas, elaboradas por Francois Robert, Benoist Lapouza and Delphine Lebeau-Krowiak e a própria Marie-Helène. 

Outra paixão de Marie-Hélène, as rosas, indicam a sofisticação dessas fragrâncias. Renata Aschar lembra que são necessárias 3 toneladas de pétalas para produzir 1 litro de óleo de rosas, que vale 20 mil euros.

Mark Buxton

Nomes sugestivos: apelo jovem no design contemporâneo de Mark Buxton

Avant-garde e estética contemporânea são termos rapidamente identificados à linha de perfumes de Mark Buxton, Casa que leva o nome de seu fundador, um dos perfumistas mais talentosos da atualidade, consagrado por 25 anos de experiência em criações para as casas Givenchy, Paco Rabanne, Versace, Salvador Dali,  Lagerfeld, Burberrys, Chopard, Cartier, Ferre, Van Cleef & Arpels, além de longa contribuição para  Comme des Garçons.

Nascido na Inglaterra e criado na Escócia, Buxton se apaixonou por Paris, onde se radicou há 20 anos atrás. Cheio de personalidade, ele cultiva interesse em antiguidades - especialmente art deco -  pintura britânica, gastronomia e vinhos, elementos que certamente contribuem para a visão de mundo cosmopolita que imprime em sua criação. Como um "nariz" privilegiado, ele admira linhas clássicas da "old school" mas sabe imprimir modernidade às fragrâncias que desenvolve em sua marca própria, desenhadas para homens e mulheres. Entre seus projetos, está o Parfum Dédiér (Perfume Dedicado), uma fórmula única de um perfume excepcional, criada especialmente para o cliente, por preços a partir de 8 mil Euros por um frasco personalizado com 100 ml, de acordo com os ingredientes. O refil começa em 180 Euros.

M. Micallef

Cristais Swarovski nos frascos da Collection Exclusifs de M. Micallef

Fundada em Grasse em 1996, a Casa M. Micallef é assinatura respeitada em perfumaria de alto luxo. Martine Micallef, artista e designer, faz parceria com o alemão Geoffrey Nejman: ela desenha frascos requintados que são verdadeiras obras de arte - muitas vezes trabalhadas à mão - e ele, além de dirigir a empresa, cria as fragrâncias em colaboração com o excepcional nariz Jean Claude Astier.

Os frascos especiais são fabricados em cristal, com detalhes em ouro 24 quilates e incrustações de cristais Swarovski, pedras semi-preciosas e preciosas, podendo ser preenchidos com a fragrância de preferência. M. Micallef também tem um Private Label com criações sob medida para o cliente.

Molinard  

Molinard, fundada em Grasse em 1849 in Grasse, é uma das mais antigas companhias familiares ainda existentes que continuam comandadas pela família. O presidente da companhia hoje é Jean-Pierre Lerouge-Benard, quarta geração. A grife se destacou pelas parcerias com as casa Baccarat, o mestre René Lalique e Julian Viard, que desenvolveram frascos deslumbrantes em cristal lapidado para vários perfumes. Queen Victoria foi uma cliente das águas de colônia da marca. A Cosmopolitan vai trabalhar exclusivamente com a Collection Privée de Molinard.

Teo Cabanel 

Teo Cabanel: caiu nas graças da Duquesa de Windsor

Fundada na Argélia por volta de 1893 pelo médico e químico Théodore Cabanel, a perfumaria estabeleceu-se em Paris em 1908 e tornou-se rapidamente favorita de uma clientela exclusiva. Após a morte do mestre perfumista, sua filha assume a posição e se torna a preferida da Duquesa de Windsor.

Caroline Ilacqua, atual proprietária assumiu em 2013, quando tinha apenas 22 anos, e deu novos rumos para a empresa, desenvolvendo um novo conceito com as 150 fórmulas que herdou em parceria com o "nariz" Jean-François Latty, graduado pelo Roure Perfume Institute in Grasse.

Fotos: César Rebouças e reproduções

Cosmopolitan do Brasil
SHIS QI 7, bloco B, loja 4, Comércio Local, Lago Sul
+55 61 3248-7754