Sobre este blog

domingo, 21 de junho de 2015

Público ajuda a escolher o melhor chef para o Prêmio Dólmã

Os finalistas ao prêmio Dólmã 2015 na categoria nacional são os chefs Thiago Castanho, Wanderson Medeiros, Paulo Machado, David Hertz e Carla Pernambuco. A premiação é o reconhecimento do trabalho dos profissionais que se destacam na gastronomia em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, seja pela criatividade, pela valorização da culinária e dos produtos regionais ou pelo conhecimento da área e sua capacidade de multiplicar essa expertise. 


Os finalistas ao Prêmio Dólmã 2015 foram indicados por uma Comissão de Pesquisa, por indicação popular via internet e por chefs premiados nas edições anteriores. Na fase atual o vencedor será escolhido por uma comissão julgadora ( 60% dos votos) e pelo público (40% dos votos) por votação online no período de 01 a 30 de junho por meio de dois processos: pelo aplicativo do Prêmio Nacional Dólmã para celulares com sistema operacional Android e através do mesmo aplicativo disponível no Facebook. O resultado será divulgado no dia 2 de julho de 2015 durante a Cerimônia de premiação em Campo Grande, já que Mato Grosso do Sul é o estado anfitrião deste ano.

O Dólmã nacional de 2014 foi para o chef César Santos, do Oficina do Sabor, em Olinda. 

Os finalistas:

Wanderson Medeiros

O chef Wanderson Medeiros comanda a cozinha do restaurante Piucí, em Maceió, e foi a criatividade e ousadia que imprimiu aos seus pratos a razão pela indicação. Wanderson é um dos chefs responsáveis pela Nova Cozinha Nordestina, que busca as raízes da culinária do Nordeste mas com preparações delicadas e contemporâneas.  Por seu talento, em março passado, tornou-se o primeiro da região a receber o prêmio de Melhor Chef do Ano da revista QUEM. Ele foi indicado pelos jurados Ailin Aleixo, Claude Troisgros e Josimar Melo, cabendo a decisão final a cargo do público, que votou pela internet.

Criado em Picuí, no interior da Paraíba, Wanderson passou a infância entre as panelas da mãe, da avó e de outras quituteiras da cidade. Deixou a administração de empresas pelo curso do Senac-AL e hoje tem também o buffet para eventos W Gourmet e o W Empório, mix de café, rotisseria, empório e bistrô. Ele também é fotógrafo gastronômico, escreve uma coluna mensal na revista S.Mag e apresenta diariamente o quadro de culinária do programa Feito Pra Você, na TV Record Alagoas.

www.wmedeiros.com.br
www.picui.com.br

Paulo Machado - Mato Grosso do Sul

Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, Paulo Machado frequentou o Institut Paul Bocuse, na França, e passou por estágios e trabalhos em restaurantes nacionais e internacionais: Julia Cocina, Empório Siriúba, Casa Europa, em São Paulo; Carême Bistrô, no Rio de Janeiro; Bar Uriarte, na Argentina; Season, na França e o 3 estrelas Michelin Martin Berasategui, na Espanha.

A formação de outros profissionais e a pesquisa na área de alimentação são seus principais focos, tendo para isso criado o Instituto Paulo Machado, em 2010. Integrante do movimento Slow Food, viaja constantemente para conhecer novos sabores e difundí-los em suas aulas. Leciona em várias universidades, assim como no curso para Capacitação de Jovens Cozinheiros: Gastromotiva, em São Paulo.

Em 2008 venceu o 1º Concurso UAM Colavita, de Cozinha Italiana, e atuou como supervisor de pesquisas do primeiro Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira do país, patrocinado pela Nestlé FoodServices. Seu Projeto de Estudos Científicos sobre o Pantanal financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, resultou em material rico sobre a cozinha da região e contém  50 receitas e saberes locais. Está também à frente do evento “Arte na Figueira”, que une arte e gastronomia no Centro-Oeste.

www.paulocoelhomachado.com.br

David Hertz

Nascido em uma tradicional família judaica de Curitiba, David Hertz radicou-se em São Paulo, onde fundou a Gastromotiva, de que falei acima, entidade que capacita jovens de baixa renda, especialmente de comunidades e bairros periféricos, com curso profissionalizante em gastronomia para ingresso no mercado de trabalho, que gera renda por meio de um bufê-escola e visa dar suporte ao desenvolvimento de negócios sociais autossustentáveis em comunidades carentes.

Entre muitas viagens - Israel, China, Vietnã, Inglaterra, Tailândia (onde fez o primeiro curso de culinária), Índia (onde descobriu o lado ritualístico da gastronomia) e Canadá (onde, em Toronto, pensou pela primeira vez em se tornar chef) - descobriu sua vocação e, ao mudar-se para a capital paulista e cursar o Senac de Águas de São Pedro, trabalhou com o bufê Fasano e na montagem do restaurante Atlântico, em Ilha Bela, e do Café Santo Grão, em São Paulo.

Mas seu projeto de vida parece ser a Gastromotiva, descoberto quando visitou a favela do Jaguaré onde havia sido convidado a desenhar um projeto de cozinha e percebeu a grandeza de oferecer aos jovens a oportunidade de pilotar mais do que um fogão - as suas próprias vidas. Surgiu o Cozinheiro Cidadão, que acabou dando origem à oscip Incubadora Social Gastromotiva, com a criação do bufet-escola e capacitação de dois anos para os jovens. Ele também é professor de gastronomia asiática na Faculdade Anhembi Morumbi.

www.gastromotiva.org

Carla Pernambuco

A chef, sócia proprietária dos restaurantes Carlota e Las Chicas, tem múltiplos talentos. Do curso de Comunicação em Porto Alegre, Carla Pernambuco passou pelo palco como atriz, na Folha de São Paulo, na agência Dm9, de Nizan Guanaes, descobriu a gastronomia quando em Nova York e, já se vão 20 anos, dedicou-se aos restaurantes e à luta pelo reconhecimento da culinária brasileira com outros chefs nos anos 90. Fez um curso de culinária na Peter Kump´s School of Culinary em Nova York em 1992, frequentou The French Culinary Institute e trabalhou em diversos restaurantes dentro e fora do Brasil.

Com mais de 8 livros publicados, Carla comanda o Estúdio Carla Pernambuco, com a produção de Brasil no Prato, exibido pela Fox Life no canal Bem Simples, e o Canal Boca-a-Boca para o YouTube. Foi conselheira no programa O Aprendiz, apresentado por João Dória Jr. É colunista em vários veículos e ainda consegue escrever um blog.

O Carlota, que abriu em 1995 em São Paulo, mereceu citação na lista Hot Tables, da revista Conde Nast Traveller, como um dos 50 melhores restaurantes do mundo.

carlota.com.br
www.laschicas.net.br

Thiago Castanho

A ousadia de introduzir técnicas da cozinha contemporânea à culinária tradicional da Amazônia lançou o chef Thiago Castanho e o restaurante Remanso do Bosque, comandado por ele e o irmão Felipe, em Belém, sob as luzes da imprensa internacional. Respeitando as raízes da culinária da região, Thiago mergulhou em pesquisa, buscou histórias e viajou pelo interior do Pará. Levou para sua cozinha ingredientes produzidos por micro agricultores. E inovou no preparo, nas harmonizações e apresentação, projetando nacionalmente o restaurante que, além de tudo, tem localização privilegiada ao lado do Bosque Rodrigues Alves, considerado um pedaço da floresta amazônica.

Inaugurado em 2011, o Remanso e Thiago já conquistaram prêmios da Revista Veja, Prazeres da Mesa e Guia 4 Rodas e em 2013, a casa foi apontada como o restaurante de maior potencial da América Latina na lista Latin America's 50 Best Restaurants, publicada pela prestigiosa revista britânica Restaurant.

Os chefs Thiago e Felipe estão à frente do projeto Visita Gourmet, em que levam a Belém um grande nome da gastronomia para preparar com eles um jantar que faça a fusão das características do trabalho do convidado com a culinária da região. Thiago é autor, ao lado da jornalista Luciana Bianchi, do livro Cozinha de Origem.

www.restauranteremanso.com.br
www.facebook.com/Remanso


Semana Nacional de Gastronomia e Turismo / Prêmio Nacional Dólmã
De 29 de junho a 02 de julho de 2015, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
ENCHEFS - 01 a 02 de julho de 2015
Cerimônia Dólmã - 02 de julho de 2015
Estado anfitrião: Mato Grosso do Sul
www.premiodolma.com.br
www.facebook.com/premionacionaldolma
Encontro de Chefs do Brasil - Enchefs
www.facebook.com/encontrodechefsdobrasil
Campanha Social: Leucemia "Zero" no Brasil 
www.facebook.com/Leucemiazeronobrasiloficial