Sobre este blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Valduga Gallery Wine

O 1º Valduga Gallery Wine, na semana passada, foi um show de competência e atenção aos detalhes. Realizado no ícone da história da Capital, o Brasília Palace Hotel, com a presença de um dos proprietários da vinícola ítalo-gaúcha - João Valduga - o evento apresentou, em oito ilhas de degustação, mais de 80 rótulos das empresas do grupo - Casa Valduga, Domno e Casa Madeira -  entre vinhos próprios, importados e os produtos de delikatessen como as geléias, antepastos, balsâmicos e sucos de uva varietais, integral, orgânico e kosher. Para garantir o serviço do vinho adequado, a Valduga recrutou sommeliers da cidade para cada ilha.

  João Valduga apresenta, orgulhoso, o Maria Valduga com sua etiqueta em metal dourado

Uma das novidades foi o lançamento do Identidade Pinot Noir, novo rótulo da Valduga elaborado 100% com uvas provenientes do terroir da Serra do Sudeste Gaúcho, na Encruzilhada do Sul, um dos três terroirs cultivados pela Valduga. O novo vinho tem coloração vermelho-rubi intensa e apresenta um bouquet complexo que remete a frutas maduras como cereja e morango, com aromas de anis, marmelo e tabaco.

Além dos vinhos e espumantes da Casa Valduga, que já são exportados para Europa, Estados Unidos, Japão e China, o grupo seleto de convidados teve oportunidade de degustar os rótulos importados pela Domno. Com o conhecimento de quem é enóloga, a Diretora Comercial do grupo, Juciane Casagrande, tem garimpado pelas regiões produtoras vinícolas que se identificam com a filosofia da Famiglia Valduga e composto uma carta com rótulos premiados, de pontuação alta nas cotações de Robert Parker e Wine Spectator.
 Etiquetas francesas de Antoine Moueix, de Bordeaux, incluem tries Grand Crus
 DOCGs do Piemonte, de Pietro Rinaldi, e os Chianti da Toscana, da vinícola Príncipe Corsini
 Nexus e os Frontaura da bodega espanhola do paleacio dos Frontaura y Victoria e os Cala, da Tinedo
Os DOC da vinícola Caves Velhas e outras etiquetas da portuguesa Enoport United Wines

Cada vinho tem uma história particular que Juciane tem orgulho em contar. Essa carta já contempla vinhos da França, Espanha, Portugal e os vizinhos Chile e Argentina, em que chama a atenção o  Vistalba Corte A, de Mendoza, eleito Melhor Vinho Tinto do Novo Mundo na última Expovinis, maior feira vinícola das Américas. O próximo destino a ser explorado por Juciane é a Nova Zelândia.

 O argentino Vistalba Corte A (esquerda), estrela da Expovinis, e a linha de monovarietais Tomero
O Limited Edition Yali (rótulo negro), um caménère com 16 meses em carvalho francês e 12 meses de cave, na seleção dos chilenos importados da Viña Ventisquero 

A Domno também é responsável pela elaboração dos espumantes voltados para o público mais jovem, as linhas Alto Vale e Ponto Nero, produzidos pelo método charmat.
Edição especial do Blanc de Blancs Nero, com etiqueta metálica

A estrela dos espumantes da Casa Valduga era sem dúvida o champenoise Maria Valduga, elaborado a as melhores uvas Chardonnay e Pinot Noir colhidas pela Famiglia no Vale dos Vinhedos e evoluído por quatro anos em cave subterrânea. Os vinhos da Valduga estavam em três ilhas de degustação, que correspondiam aos terroirs da vinícola - o Vale dos Vinhedos (Leopoldina), a Serra do Sudeste (Identidade) e a Campanha Gaúcha (Raízes). Entre esses rótulos destacava-se o Leopoldina Gran Chardonnay, com Denominação de Origem (DO) certificada do Vale dos Vinhedos.

Espumantes da Casa Valduga elaborados pelo método champenoise com Chardonnay e Pinot Noir:  Gran Reserva Nature - 60 meses em cave; 130 brut - 36 meses em cave; Maria Valduga Vintage MMVI brut - 48 meses em cave

A linha delikatessen da Casa Madeira, outra empresa do grupo, foi mais uma atração no Salão Athos Bulcão. A edificação do início do século passado, um porão de pedra usado na vindima da uva depois acrescido de um pavimento superior em 1926 e conhecido como Casa Madeira, foi adquirida na década de 1980 pelos Valduga com o compromisso de manter o patrimônio. Naquela época a vinícola também substituiu suas vinhas de uvas americanas por sepas européias e um caminho natural para aproveitar os 40 hectares restantes de Isabel, Bordô e Concord foi iniciar a produção de suco de uva integral. Assim surgiu a nova empresa que hoje produz também para a alta gastronomia os sucos varietais, sem adição de água ou açúcar e sem conservantes, que são safrados como os vinhos: Varietal Cabernet Sauvignon, integral rosé, e Varietal Moscato, integral branco. Alternativas para quem tiver restrição de bebida alcoólicas.

 Geléias em sabores especiais como Morango com Pimenta e Cabernet Sauvignon foram degustadas
Linha completa da Casa Madeira

O vinagre balsâmico é elaborado com as castas Trebbiano e Cabernet Sauvignon e envelhecido em barris de carvalho, canela e louro por 8 anos. Os Cremes de Balsâmico são fruto da mescla do aceto reduzido com as geléias de morango e pimenta; de mel e laranja e de Cabernet Sauvignon. As geléias variam entre Originais, Tradicionais (com pedaços de frutas), Sugar free e Gourmet, em sabores e combinações requintadas, ideais para harmonizar com pratos da alta gastronomia. E os antepassados são oferecidos nos sabores Italiano, Berinjela e Pimentões.

A equipe Famiglia Valduga: Maicon Zanotto, Nelsir Kuffel, Aline Ciota, Gilvan Sá, Juciane Casagrande e João Valduga

O 1º Valduga Gallery Wine já passou por Porto Alegre, no dia 28 de maio, e São Paulo, em 15 de abril. Para o segundo semestre, estão programados eventos no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Fortaleza e Salvador.

Em Brasília os produtos do Grupo Famiglia Valduga podem ser encontrados na Superadega.