Sobre este blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Almoço harmonizado Valduga

João Valduga e sua equipe recepcionaram jornalistas especializados em um almoço harmonizado com vinhos produzidos pela Casa Valduga antes do 1º Valduga Gallery Wine. A refeição foi realizada no restaurante Oscar, no Brasília Palace Hotel, onde João Valduga ressaltou o cuidado que a vinícola tem em manter a tradição do vinho italiano, com o DNA da família Valduga e apresentou o livro com a história da vinícola, que acaba de lançar.

As boas vindas foram dadas com o Maria Valduga Vintage

O espumante champenoise Maria Valduga Vintage MMVI é uma homenagem à matriarca que, embora fosse uma pessoa de hábitos simples, conforme pontuou João, gostava de joias e, claro, borbulhas. Por isso o detalhe requintado da etiqueta em metal dourado. Uma garrafa comemorativa do lançamento encontra-se na vinícola: com cristal Swarovski a etiqueta em ouro custou R$ 18 mil. De perlage fino e persistente, é uma bebida elegante, com personalidade adquirida da combinação de cachos selecionados de Chardonnay e Pinot Noir, fermentação na garrafa, guardada por quatro anos nas caves.

João Valduga mostra o livro com a história da vinícola: dois anos de pesquisa entre documentos e fotos

Outro vinho de destaque degustado na ocasião foi o Gran Leopoldina D.O., 100% Chardonnay do Vale dos Vinhedos, cuja produção foi de apenas 10 mil garrafas. A bebida permanece durante 6 meses nas barricas, sendo 80% do tempo em tonéis de carvalho francês, que lhe conferem complexidade aromática com notas de baunilha e chocolate, e 20% em carvalho romeno que, por ser mais jovem, aera o vinho e acrescenta sabor frutado.

Menina dos olhos de João Valduga, o Storia é um merlot produzido com extremo cuidado. Apenas os 10 melhores cachos são selecionados para permanecerem na cepa até a colheita - os outros são descartados. É considerado um grande vinho pela família e quantidade não é critério - a safra de 2008 rendeu menos de 10 mil garrafas.

Casa Madeira

Na Casa Madeira a novidade é a entrada em breve no mercado de sucos de uva funcionais, enriquecidos com vitaminas, cálcio e fibras (este pensado especialmente para as mulheres). O repertório de sucos já é bastante interessante com os varietais sem álcool Cabernet Sauvignon (rosé) e Moscato (branco), além do integral, orgânico, kosher Mevushal, todos elaborados sem adição de açúcar, conservantes ou água. A concentração de 1,7 quilo de uva por litro de suco mantém preservadas as propriedades da uva como antioxidante – agente que combate a ação dos radicais livres, responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento. 

Menu da degustação harmonizada

Aperitivo
Espumante Maria Valduga Vintage Brut


Entrada
Domno Nero Blanc de Blancs Brut Chardonnay (Golden Conceptual Edition, com etiqueta metálica)
Salada de folhas verdes com tomates cereja e palmito pupunha


Primeiro prato
Casa Valduga Leopoldina Grand Reserva Chardonnay
Saint Peter ao molho de amêndoas e alcaparras com arroz cremoso de abóbora


Segundo prato
Casa Valduga Storia Merlot
Medalhão de filet ao molho de vinho tinto com batata ao murro


Sobremesa
Casa Valduga Reserva Moscatel
Semifredo de amêndoas caramelizadas, servido com geléia de amora Casa Valduga

Fotos: Felipe Costa