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quinta-feira, 6 de junho de 2013

The Walkers: Keep Walking em Brasília

Brasília é cenário de filme da nova série Keep Walking, lema da campanha do whisky Johnnie Walker desde 1999, sob a ideia do progresso pessoal. Desta vez, o projeto com a agência YouCreate propôs curtas-metragens que contassem histórias de progresso no Brasil e uma comissão liderada pelo cineasta Fernando Meirelles escolheu seis curtas. Com direção do cineasta Bruno Bastos, a película Eco Niemeyer está entre os eleitos e será exibida durante o mês de junho nos cinemas (rede Cinemark). O lançamento do projeto acontece esta noite, no Cinemark Iguatemi, em São Paulo, com presença do curador Meirelles.

Cena de Eco Niemeyer: Marcelo Eco assumiu o lema 'keep walking' entre os prédios do arquiteto

EcoNiemeyer aborda a transformação através da arte e a abertura de caminhos que ela proporciona. Rodado em dezembro do ano passado, o filme mostra a interação do artista plástico Marcelo Eco com a capital do país. Do alto do hotel Meliá, Eco admira o Eixo Monumental e parte para uma caminhada pelos marcos da cidade, deixando sua marca no subsolo do Conic. O músico Marcelo Yuka participa com voz em off, recitando pensamentos do grafiteiro Marcelo Eco: “Esta cidade me faz pensar em como a arte nos faz alcançar lugares inimagináveis e como a arte liberta tanto o artista quanto os seus apreciadores”.

Eco, que cresceu em Niterói, admirando o Museu de Arte Contemporânea concebido por Oscar Niemeyer, diz que sua admiração pelo arquiteto vem desde aquela época: "O trabalho de Niemeyer sempre me inspirou. Conhecer Brasília e ver de perto o grande acervo desse brasileiro e de tantos outros arquitetos foi encantador." Pioneiro no grafite no Rio de Janeiro, fez trabalhos para empresas como Sony, Volkswagen, Gatorade e Nike. Já expôs na Art Paris, no Grand Palais (França), Galeria LCG (RJ-Madri/Espanha), WSA(Argentina), Museu de Arte Contemporânea (Mac Niterói, RJ), Espaço Constituição (RJ), Centro Cultural da Justiça Federal (RJ), Palácio do Catete (RJ), Cirque du Soleil – Quidam Tour e MuBE (SP). 

Bruno Bastos: sensibilidade para arte de rua. Marcelo Eco: aprendeu a levar a arte para a rua.

O carioca Bruno Bastos, que cresceu no estúdio do avô - o animador Jorge Martins Bastos - atua no mercado publicitário (Coca-Cola, Caixa, Riachuelo), mas tem na arte urbana e nas referências musicais elementos constantes em seu trabalho. A relação das pessoas com a arquitetura e as cidades sempre o fascinou, então linkar Niemeyer, em sua grandiosidade, com um artista de rua, foi um caminho natural. "Pensei em fazer esse paralelo (do arquiteto) com um artista de rua por conhecer a história do Marcelo e saber o quanto a arte foi fundamental em sua trajetória, o quanto ela foi e é um divisor de águas em sua vida e na das pessoas que ela atinge.  O Eco e o Niemeyer escolheram trilhar um caminho, mas eles não fizeram questão de ser retilínios. Eles têm em comum essa preferência pelo mais ‘torto’. São curvos, mas não se curvam ao que se espera deles. Por isso são sempre tão surpreendentes”.

O projeto

A campanha Keep Walking foi criada pela agência de publicidade britânica BBH em 1999, quando assumiu a conta de uma marca que havia perdido sua força. O desafio era criar uma nova ideia para a marca, capaz de falar globalmente e sentimento universal de progresso pessoal foi sintetizado na expressão que indica avanço, vencer obstáculos, crescer. A campanha foi adotada em 120 países e elevou o valor da empresa e a venda do whisky de modo estratosférico (o aumento no volume de vendas foi de 94%).

A produção de conteúdo audiovisual no Brasil, por brasileiros, de forma independente quebra novo paradigma. Por meio da ação de crowdsourcing liderada pela agência colaborativa YouCreate, a Diageo ofereceu R$ 250 mil para ser compartilhado entre os seis melhores trabalhos e 43 filmes foram produzidos espontaneamente. (Um outro desafio foi lançado para a criação de anúncios na categoria "peças gráficas" com prêmio total de R$ 15 mil)

O conceito Keep Walking, Brazil - que inspirou o premiado filme Rock Giant (em que o Pão de Açúcar desperta, transforma-se em um gigante, levanta e começa a caminhar) e o projeto Keep Walking Brazil com Madonna - foi o ponto de partida do briefing de conteúdo do projeto de crowdsourcing – modelo de criação aberta que visa engajamento criativo e conteúdo colaborativo.

Além de Fernando Meirelles, participaram da comissão de curadoria Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, Alexandre Gama, presidente da NeoGama/BBH, e Tânia Cesar, Diretora de Marketing da Diageo, empresa detentora do brand Johnnie Walker. O sucesso da iniciativa foi tal que a caminhada deverá prosseguir: “A intenção é cada vez mais escutar o que o brasileiro tem a dizer sobre o progresso”, garante Tania Cesar. Os curtas estão disponíveis também no canal do Johnnie Walker no YouTube.

Os eleitos

Filme: Cris do Morro
Diretores: Cristiano Abud e Lucas Gontijo
Sinopse: Cris do Morro sempre lutou contra as adversidades da vida na favela, da violência e da pobreza. Por meio da música salvou-se nos momentos de desespero.

Filme: Eco Niemayer
Diretor: Bruno Bastos e Leo Bastos
Sinopse: O artista plástico Marcelo Eco homenageia Oscar Niemeyer, em um passeio por Brasília.

Filme: Eu sabia que o nosso dia ia chegar
Diretor: German Dominguez Mairen
Sinopse: Um vídeo-poesia narra a busca do brasileiro pelo seu grande amor.

Filme: Sou Índio, Sou Brasileiro
Diretor: Fernando De Borthole
Sinopse: A história real de Eurico Baniwa um brasileiro referência internacional sobre a cultura indígena.

Filme: Âmbito de Liberdade
Direção: Pedro Barbosa e Mariana Martins
Sinopse: O artista plástico Paulo PT Barreto reflete sobre sua condição, desafios e prazeres.

Filme: Cozinhar é Transformar
Diretor: Luiz Felipe Fischer
Sinopse: O chefe de cozinha Chico Ferreira, conta a importância das refeições na vida e nas relações das pessoas.

THE WALKERS curtas-metragens de cineastas brasileiros
http://www.youtube.com/user/johnniewalkerbrasil
Rede Cinemark

Fotos: Divulgação