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segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Brinda Brasil inova com degustação de espumante em barco no Pontão

O  Brinda Brasil - 2° Salão do Espumante de Brasília, abre para o público na quinta-feira, 19, e se consolida este ano como evento de peso para a divulgação do espumante brasileiro, hoje premiado no mundo todo, cujo consumo no país cresce a uma média de 20% ao ano. Apesar dessa performance, ainda estamos muito defasados em termos de consumo de espumantes (nacionais ou importados): enquanto o francês consome cerca de 3 garrafas de espumantes por ano, a média entre os brasileiros não passada de uma reles taça de 100ml.


Além do coquetel para convidados, realizado na quarta-feira passada, o evento inclui quatro dias de curso de requalificação com Paulo Kunzler, palestra e as degustações para o público de 19 a 21 de outubro, no Pontão. Os ingressos estão à venda no Brasília Shopping a R$ 50,00, que dá direito a um passe por dia, com idenficação digital, e uma taça para degustação. 

Uma das novidades será a Royal Mariner 37 cabinada, da Nauss, que ficará ancorada próxima ao espaço do evento para que os participantes degustem a bordo da lancha e aprendam as regras e rituais da degustação em uma embarcação. O lago será o cenário do evento deste ano: a  organização teve o cuidado de montar o espaço de exposição de modo a que o lago esteja sempre à vista.



Entre os espumantes, as atrações especiais são o lançamento do Brut Rosé Gran Legado, da vinícola Wine Park, do Vale dos Vinhedos, um vinho leve e frutado, elaborado pelo método charmat com as uvas Pinotage e Merlot, e o recém-lançado Ponto Nero Gold, blanc de blanc (100% chardonnay) da Domno, primeiro espumante das Américas elaborado com a adição de 25 mg de ouro 23 quilates (por garrafa). Com o acréscimo do ouro comestível italiano, certificado pelas normas européias, o espumante exala celebração com seu aspecto cintilante.

O evento de 2012 tem expectativa de público de 4 mil pessoas em três dias de exposição de 20  vinícolas como Adolfo Lona, Aurora, Casa Perini, Casa Valduga, Domno, Don Laurindo, Fabian, Gran Legado, Monte Paschoal, Pizzato, Sanjo, Salton, Santa Augusta, Vila Francioni e Villaggio Grando. Além de degustar os espumantes, os participantes poderão provar diversos tipos de salgados com gordura reduzida, da Salgados do Brasil, e saborear o chocolate belga da Kaebisch Schokoladen.

O sucesso do espumante brasileiro nos concursos internacionais se deve, de acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), ao terroir da Serra Gaúcha, que favorece a produção dos vinhos que servem como base para produção de espumantes. Esse terroir compete com as principais regiões produtoras da bebida no mundo - Champagne, na França, e Franciacorta, na Lombardia (Itália). As condições privilegiadas de altitude (400 a 800 metros acima do nível do mar); clima temperado, com humidade relativa do ar média de 77%; 2.200 horas de sol por ano e solo argilo-calcário ácido, com boa drenagem, rico em potácio e pobre em fósforo, resultam na produção de espumantes com baixo teor alcoólico, acidez elevada e muito aromáticos.

Apesar dos prêmios internacionais, a exportação do espumante brasileiro não passa de 10% da produção total, sendo os Estados Unidos o maior comprador, segundo o Ibravin. Em 2011 o brasileiro tomou 13,4 milhões de litros da bebida nacional, ou seja, 85% de toda a produção - 15 milhões de litros - foi consumida no mercado interno. 

Brinda Brasil

Local: Pontão do Lago Sul
Datas: 19, 20 e 21 de outubro de 2012
Horários: Sexta das 18h às 23h; Sábado das 11h às 22h; Domingo das 11h às 22h
Ingressos antecipados: Brasília Shopping
Valor: R$ 50
Informações: (61) 9985-5470 / (61) 8169-6939
www.brindabrasil.com
Patrocinadores: Brasília Shopping, Cisper, Gourmet Brasília