Sobre este blog

domingo, 9 de setembro de 2012

Amantes da gastronomia testam a cozinha no 4Doze Bistrô


Continua o projeto 4Doze Convida com chefs e gourmets testando receitas exclusivas. Depois do advogado João Marcos Amaral, que preparou um entrecôte, será a vez da gastrônoma Andrea Guerra, que pretende respeitar a proposta do bistrô, utilizando técnicas da culinária francesa, mas adaptadas a ingredientes tipicamente brasileiros. Ela vai servir, nos dias 11 e 12 de setembro, um confit de carne-de-sol com pirão de queijo qualho ao molho de melaço e cachaça, quibebe de abóbora ao creme de coco e couve crocante.

Andréa Guerra vai unir as culinárias francesa e brasileira

A proposta de Daniel Vieira, sócio-proprietário do restaurante, é criar uma quase confraria em que os comensais, pelo número de pedidos, somado à opinião de um júri convidado, apontarão os melhores pratos, que entrarão para o cardápio fixo do restaurante. As degustações acontecem sempre às terças e às quartas-feiras até 17 de outubro, sempre a partir das 19h e os pratos custam , em média, entre R$ 30 e R$ 46.

Nos dias 18 e 19 de setembro a gourmet Ozitha Teatini vai preparar o camarão prestígio com arroz havaiano, um prato exótico em que entra coco ralado, chocolate meio amargo, pimenta da Jamaica, gengibre e mostarda em pó. No preparo do arroz entra pimentão vermelho, polpa de abacaxi fresco, presunto cozido, ervilha, gengibre e shoyu.

Ainda em setembro, nos dias 25 e 26, a chef do bufê do 4Doze Bistrô Ana Victoria Neddermeyer vai preparar um carré de cordeiro ao molho de uísque com ratatouille aromática e mil folhas de mandioca.

O projeto seguirá em outubro com mais três propostas e nos dias 6 e 11 de novembro serão divulgadas as melhores receitas. 

Gastrônomo

Aproveitando as credenciais de Andréa Guerra, gastrônomo, para quem não está familiarizado com o termo, é o profissional que estudou profundamente a gastronomia, possivelmente em curso de nível superior, e que tem visão de gestão e todas as habilidades relativas à gastronomia, inclusive para exercer a função de chef de cozinha. É comum ouvir-se menção a uma suposta formação de chef, mas trata-se de um equívoco. Não é preciso ter curso superior para exercer as funções de chef de cozinha, mas sim experiência, conhecimento da culinária e capacidade de gestão para comandar uma equipe na cozinha de um restaurante. No caso de Andrea, sua formação de gastrônoma foi obtida no curso de gastronomia do IESB, em Brasília. 

4Doze Convida
até 17 de outubro de 2012
4Doze Bistrô
412 Sul bl C loja 3
61 3345 4351

Foto: arquivo pessoal Andréa Guerra