Sobre este blog

terça-feira, 24 de julho de 2012

La Tambouille e Vega Sicilia

Uma noite enogastronômica de sucesso garantido: a perfeita combinação do menu do restaurante ítalo-francês La Tambouille com uma das vinícolas mais importantes do mundo, a espanhola Vega Sicilia. O encontro acontece nesta quinta-feira, 26, no restaurante de Giancarlo Bolla em Brasília, no Espaço Gourmet do ParkShopping.

O jantar harmonizado contará com a presença da diretora da Vega Sicilia, Puri Mancebo, e foi montado sobre um menu completo.

Entrada: a degustação começa com polenta mole acompanhada por fonduta de queijos italianos – creme preparado com os queijos pecorino e parmesão.
A sugestão para harmonizar o prato é o vinho branco húngaro Tokaj Oremus Furmint Mandolás 2009, feito a partir das uvas furmint e harslevelu. A família Alvarez Mezquíriz adquiriu o vinhedo Oremus no início dos anos 90 e recuperou a tradição de produção de excelência em vinhos, inciada quase quatrocentos anos antes, inaugurando na Hungria em 1993 a bodega Tokaj Oremus.

O menu harmonizado

Primeiro prato: cordeiro de leite ao forno, acompanhado por tagliolini caseiro na manteiga de tartufo (trufas brancas típicas no sul da Itália e norte da França). A escolha é o vinho tinto seco espanhol Alion 2007, criado em 1992, com a uva tempranillo, pela família Alvarez Mezquíriz, proprietária da Vega Sicilia desde 1982. Com a safra 1991, uma produção pequena chegou ao mercado em 1995 e conquistou espaço entre os Top 100 da revista Wine Spectator. 

Segundo prato: medalhão de filé mignon ao molho de vinho Bordeaux com raviólis de brie. 
Na harmonização, outro tinto espanhol, o Píntia 2007, também com tempranillo, é o produto mais recente do grupo. O projeto teve início em 1995 na região de touro, também ao longo do rio Douro, e o primeiro lançamento ocorreu em 2001, com um vinho moderno para ser degustado jovem.

Sobremesa: Crème Brûlée. 
Acompanha o vinho branco Tokaj Oremus Furmint Late Harvest, elaborado na Hungria pela Vega Sicilia com a uva furmint. Espresso e petits fours encerram a noite. 

Crème Brûlée e espresso tirado à perfeição são marcas registradas da casa

Ficará para outra ocasião a oportunidade de degustar os tops dos vinhos doces, Tokaj Aszú e o nectar Eszencia. Também não estão no menu da noite os excepcionais Vega Sicilia Único e Valbuena, que no início do século vinte eram presenteados pelos proprietários dos vinhedos aos amigos da família entre a aristocracia e a burguesia da época e não vendidos. Isso lhes garantiu a fama de vinhos mais exclusivos da Europa, porque não eram adquiridos com dinheiro, mas com amizade.
La Tambouille
Espaço Gourmet do ParkShopping
Jantar harmonizado Vega Sicilia
Investimento: R$ 330
Horário:19h30 
Reservas: 61 3047 5925

Fotos: Gilberto Evangelista e reproduções