Sobre este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Jantar com o enólogo António Saramago

Um dos mais importantes enólogos portugueses da atualidade, António Saramago, está no Brasil e fará hoje uma degustação de seus melhores vinhos em jantar harmonizado em Brasília, no Dom Francisco da 402 Sul. O encontro acontece em parceria com as importadoras Viníssimo e Art Du Vin e inclui o premiado Dúvida 2005, eleito o melhor tinto português em 2009. 


Saramago tem produzido excelentes vinhos na Península de Setúbal e no Alentejo, áreas vinícolas situadas no Sul de Portugal, com castas da região como Castelão, Aragonês e Trincadeira; as francesas Cabernet Sauvignon e Grand Noir (cruzamento das castas Petit Bouschet e Aramon), além da Alicante Bouschet, originamente do Languedoc, onde foi criada a partir do cruzamento das castas Grenache e Petit Bouschet, e atualmente produzida fundamentalmente em Portugal.




Dúvida 2005 é um Alentejano, criado com cortes de Aragonês, Trincadeira e Grand Noir, que  amadurece por 12 meses em barricas novas de carvalho francês e depois por mais 12 meses em barricas novas de carvalho americano. Resulta em um vinho grande potencial de guarda, provavelmente em torno de 10 anos, com aromas de geléia de frutas, notas florais, caramelo tostado e especiarias. 

Saramago tem mais de 50 anos no mercado vitivínicola português, tornando-se consultor de várias vinícolas de renome no país, e fundador do laboratório de enologia Enolab.

Cardápio do jantar no Dom Francisco

Entrada
Salada de folhas baby com raddichio grelhado, cebola roxa assada e vinagrete delicado de aceto balsâmico
Vinho Risco branco

Primeiro Prato
Contra filé braseado com cogumelos secos e frescos servido com polenta bramata
Vinhos Risco tinto e Risco Reserva

Segundo Prato
Javali ao vinho tinto com vegetais assados e galete de batata
Vinhos António Saramago Reserva e Dúvida

Sobremesa
Crème brulé
Vinho Moscatel de Setúbal

Água mineral, café, chá

Dom Francisco 402 sul
Data e horário: 19/04, às 20h
Telefone para reservas: 3224-1634
Preço por pessoa: R$ 255,00 com serviço incluso