Sobre este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Maria Bonomi em Brasília - da Gravura à Arte Pública

Aberta hoje ao público no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB a retrospectiva da artista ítalo-brasileira Maria Bonomi, de 1950 aos dias de hoje, com cerca de 300 obras, entre gravuras, esculturas,  projeções de imagens de obras de grandes dimensões instaladas em espaços públicos, e até pinturas feitas na infância. Com curadoria de Jorge Coli, a mostra é uma retrospectiva histórica da escultora, pintora, muralista, figurinista, cenógrafa e professora, que ocupa as três galerias do CCBB e integra a programação do Momento Itália-Brasil.


A obra mais instigante e atual é da série Paris Rilton, que aborda o consumismo e a banalização da feminilidade. Uma série de bronze critica mortazmente o mundo das celebridades: do vazio de uma grande forma ovalada mondada em bronze, o visitante interage buscando objetos como uma peruca, óculos  e bijouterias. O Implosão de Paris Rilton trata desse consumismo exacerbado. 

Nascida na Itália, a artista atravessou a segunda grande guerra ainda criança e passou por diversos países até chegar ao Brasil, onde passou a maior parte da sua vida. Em São Paulo, Bonomi fundou o Estúdio Gravura com Lívio Abramo, de quem foi assistente até 1964. A partir dos anos 70, ela passou a se dedicar também à escultura e produziu painéis de grandes proporções para espaços públicos. 

Foto: Jeferson Coppola