Sobre este blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Alice leva culinária brasileira ao exterior

A chef Alice Mesquita é muito chic. Ela prepara hoje, em Guadalajara, no México, coquetel e jantar brasileiro para 400 convidados a propósito dos Jogos Pan-Americanos. A festa acontece no Trasloma, espaço luxuoso de eventos, com show de Bebel Gilberto. 


Esta é a quarta viagem que Alice faz a convite da Embratur para promover o país no exterior. Do México, ela segue para Nova York, Luanda e Lima, carregando ingredientes como leite de coco, cachaça mandioca, feijão, maracujá e café. Com Alice viajam o souschef do Alice Brasserie e Felipe Barreto, chef-proprietário do Munganga, de Porto de Galinhas.

Trasloma vai receber a festa brasileira para comemorar os jogos Pan-Americanos

No menu, a chef incluiu cadinho de feijão com bacon torradinho; bolinho de arroz com cheiro verde e molho de caipirinha; sopa-creme de milho verde com camarão; escondidinho de mandioca recheado com carne e queijo; camarão agridoce de tamarindo; moqueca de peixe com leite de coco, dendê e pimenta-de-cheiro; e a feijoadinha carioca - uma feijoada "fina", com mousseline de feijão preto, linguiça, torresmo e crisps de couve, entre outras iguarias nativas com toques contemporâneos. Para sobremesa, os convivas terão delicinhas quase caseiras como manjar de coco com calda de jaboticaba, goiaba ou manga; mousse de café com chantilly, bananas flambadas na cachaça com canela e ambrosia. Até a mania nacional vai aparecer: brigadeiro tradicional.

A harmonização é perigosíssima para estrangeiros incautos: cachaça pura, caipirinha de limão, de maracujá e de outras frutas.