A partir desta terça-feira, dia 7 de dezembro, o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República receberá a exposição China - Um olhar estrangeiro, com fotografias de Graça Seligman e curadoria da jornalista e doutora em história da arte Graça Ramos.
Abrindo fios de seda
As imagens serão mostradas em diferentes suportes: TVs de grande formato exibirão aproximadamente 600 imagens em projeção continuada, mostrando peculiaridades de Xangai, Pequim, da Cidade Proibida e da Muralha da China. Um conjunto de fotos impressas em tecido e em papel complementam a mostra, ao lado de luminárias fotográficas desenvolvidas por Graça desde 2008, que nesta série terão imagens da China.
Interior do Yuyuan Garden, Shangai
A fotografia começou com hobby na vida de Graça Seligman, também jornalista. Hoje, entretanto, domina seu universo criativo, estendendo-se às luminária que cria se utilizando de imagens fotográficas. Uma coleção de luminárias criadas por Graça seguindo os estilo clássico. A mostra sobre esse país fascinante é também uma viagem no tempo: das tradições milenares à revolução tecnológica. E foi registrada em mais de 3 mil fotografias tiradas durante a viagem que fez aquele país em março deste ano.
"Faz parte de minha vida de fotógrafa captar imagens de pessoas, da paisagem, do movimento pela a janela do carro, enfim, da vida, e fiz isso também na China. Um olhar de estrangeira, mas intenso, como tudo o que faço”, define.
Shangai World Financial Center Observatory
O impacto das mudanças vertiginosas por que vem passando aquele país está presente nesse mosaico montado por Graça. “A China vive hoje enfrentando o pós-moderno com todas as duas contradições - liberdade e justiça social se apresentam como anseios de uma sociedade que se desenvolve a taxas espetacularmente altas" lembra a fotógrafa, que se encantou com a beleza e delicadeza de um povo que define como "autor de marchas importantes para a construção de nossa civilização". Mas ela adverte: "Não é um trabalho conclusivo mas, o contrário disto, um trabalho para mostrar um olhar, uma visão particular”.
China: Um olhar estrangeiro
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Galeria do Térreo, Setor Cultural Sul, Lote 2 – Esplanada dos Ministérios).
Dia 7 de dezembro, às 19h, coquetel de abertura para convidados.
De 8 de dezembro a 30 de janeiro de 2011 – de terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada franca.
A mostra ficará em cartaz até 30 de janeiro de 2011.
Fotos: Graça Seligman