Sobre este blog

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Viagem gastronômica pela Itália

Os amigos Antonello Monardo e Gabriela Magalhães Rosa, da escola Parlando Italiano, organizaram um roteiro delicioso pela Emília Romagna, região de gastronomia excepcional. Com outros compromissos de viagem marcados, não pude paticipar (amo a Itália e é difícil resistir a um convite para aproveitar os produtos regionais maravilhosos). Mas outros amigos foram, entre eles, a querida Cristiane Mardini, que comanda o site Quero Comer. Então vou postando alguns comentários que ela vem fazendo no hot site que montou para a viagem. Os links levam aos posts de Cristiane. Desfrutem!

Gabriela e Antonello no aeroporto de Bologna
Panini no Autogrill, rede de conveniência espalhada pelas autoestradas italianas, redefine o conceito de comida de beira de estrada


A primeira cidade a ser explorada foi Rimini, onde proveitaram a riqueza culinária propiciada pelo mar Adriático.

Gran misto di crudi e crostacei - mix de frutos do mar e crustáceos


O maior trunfo da cozinha italiana é a qualidade de seus produtos naturais. Não há tomate igual, doce e suculento. A variedade da riqueza marinha é assombrosa. Temperos, verduras, farinhas. Tudo de primeira. Sendo assim, a visita a um mercado ou uma feira é aventura inigualável.

O grupo explorou o Mercado Central Coberto de Rimini e descobriu maravilhas, devidamente registradas pela câmera de Cristiane. 

Peixes e crustáceos do Adriático no mercado central


A programação inclui ainda a Sagra dell'anguilla (Festa da Enguia), no Valli di Comacchio. Adoro enguia e esta é a melhor época para saborear o peixe que segue viagem pelo mar de Sargassi para a reprodução. Visita a Alfonsine para a Festa da Uva; em Forlimpopoli, conhecer a casa de Enrico Maltoni  com degustação desse expresso tradicional com biscoitos ao forno, e a casa e a escola culinária  Pellegrino Artusi, autor de "La scienza in cucina e l'arte di mangiar bene". 

Fotos: Cristiane Mardini