Sobre este blog

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Marcia Lima receberá Kenzo em Brasília

O estilista japonês Kenzo Takada será o centro de um almoço no dia 26 de agosto na residência da organizadora do Capital Fashion Week. Márcia Lima, que faz aniversário na véspera, iria receber Kenzo na edição de Verão do CFW. O evento, previsto inicialmente para agosto, foi remarcado para novembro, mas  ele decidiu manter sua agenda e visitar Brasília para conhecer o trabalho dos jovens estilistas que tem sido lançados na semana de moda da Capital.


Kenzo, que também a convite da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) já participou da São Paulo Fashion Week, marcou a história da moda como um dos estilistas mais inovadores e inventivos. Nascido em Himeji, no Japão, imigrou em 1965 para a França depois de frequentar o Bunka Fashion College de Tokio e adotou Paris como seu lar. Como os recursos financeiros eram limitados, buscou material para suas criação nos mercados de pulgas parisiense e foi esse elemento que mais marcou o trabalho de Kenzo. Do quebra-cabeça montado com retalhos de tecidos surgiram as roupas que integraram as primeiras coleções, com estampas coloridas arranjadas de maneira criativa. 

Cinco anos depois, o estilista havia aberto sua primeira loja, a Jungle Jap, em Paris, realizou o primeiro desfile e ganhou a capa da ELLE francesa. A carreira de sucesso com a marca Kenzo (kensô) resultou na venda da empresa em 1993 (com linha feminina, masculina e infantil, perfumes e acessórios) para o conglomerado de luxo LVMH (Louis Vuitton Möet Henessy), permanecendo seu diretor criativo por seis anos.

Aposentou-se para iniciar o projeto Gokan Kobo - Ateliê dos Cinco Sentidos, uma loja em Paris com objetos, criados sob sua orientação, integrando harmoniosamente elementos das culturas francesa e japonesa. Kenzo passou a desenvolver objetos de casa com marcas consagradas como Baraccat, para os cristais, e Niderwillwe and Manufacture de Sevres, para porcelana. E vem se dedicando, com paixão, à 
pintura.

CFW Edição Alto Verão 2011


A edição de verão do Capital Fashion Week acontecerá de 23 a 26 de novembro e Márcia Lima está montando o line up, que já tem confirmada, conforme adiantou a este blog e a @marciabarr, a participação de Ermenegildo Zegna, que comemora centenário este ano. Marcia contou que outras marcas italianas estarão presentes a convite da embaixatriz da Itália, Antonella La Francesca, (à direita na foto com Márcia) que promoveu a participação de Renato Ballestra, Missoni e Marbro-Antichi Telai na Pocket Edition do CFW, em março. A embaixatriz retornou da Itália na semana passada.

Fotos: Cortesia Kenzo Takada e Fotoforum