Sobre este blog

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Rigor e riqueza no Outono Chanel

O virginiano Karl Lagerfeld se rendeu ao leão, signo de Coco Chanel, para ambientar o desfile na Semana de Alta Costura em Paris - uma figura monumental pousava a pata sobre uma pérola gigante, de onde saíam as modelos. O rei do zodiaco aparece em outras referências mais discretas nos looks luxuosos que misturam austeridade e rigor com algumas irreverências, entre elas a substituição da sua tradicional noiva, usualmente volumosa, ocupando toda a passarela, por um conjunto curto, sequinho.


As botas usadas em todas as produções também deram um ar de inocente irreverência. Todas eram uma complementação da proposta, a maioria bordada no mesmo desenho da roupa. Os bordados eram um show à parte, com combinações inimagináveis como cristais sobre camel hair ou elementos pesados sobre tule. Os looks causavam impacto e drama, como na combinação de dourado sobre azul imperial.





O trançado no tecido também possibilizou padrões exclusivos. A paleta de cores privilegiou a gama dos marrons terrosos, azuis profundos e bordôs. Quase sempre, quando as cores eram mais claras, Lagerfeld preferiu tecidos pesados, ou a combinação de texturas contrastantes. Os vaporosos vieram em tons fechados de preto, café, azul e cinza.  





Mas o designer quebrou o ar sombrio com detalhes de bordados delicados, transparências e superposições que envolviam as modelos em um ar levemente etéreo. A leveza também veio da escolha das modelos e da produção de cabelos e maquiagem, jovens e naturais.




Para o dia, o criador da Casa Chanel apostou em mantôs e conjuntos de tweeds pesados e camel hair, cortados à perfeição, com inspiração militar. Os conjuntos lembram uniformes de soldados prucianos e detalhes de acabamento em veludo conferem peso ao visual. Lagerfeld disse que investiu em uma modelagem flexível, variando nas proporções: saias lápis e evasés, cortadas em gomos. Casaquetos em comprimentos variados: no estilo bolero, nos quadris ou longos como sobretudos. A cintura, frequentemente marcada.





Lagerfeld explicou que também focou nas mangas, não nos ombros destacados, mas nas mangas, quase sempre mais curtas (3/4 ou um pouco acima do pulso), conferindo mais jovialidade à roupa. Algumas mangas, cortadas raglan, sequinhas, outras semi balonês, estruturadas por pregas abaixo dos ombros. 





Ele complementou o look com braceletes volumosos nos dois pulsos.


Fotos: Style.com