Sobre este blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Viagem gastronômica com Chef Simon Lau é oportunidade para conhecer melhor restaurante do mundo

O chef patron Simon Lau Cederholm, do restaurante Aquavit, está organizando uma viagem gastronômica a seu país de origem, a Dinamarca, novo foco da gastronomia mundial. A viagem, programada para agosto deste ano, será a grande oportunidade de visitar o Noma, em Copenhagem, escolhido o melhor restaurante do mundo em 2010 pela publicação Restaurant Magazine, e noticiado por este blog.

Chef Redzepi, no Noma

O roteiro anunciado agora a pouco por Simon é tentador pois contempla a tradição, a cultura dinamarquesa e as novidades do excitante momento pós surgimento da Nova Cozinha Nórdica, que valoriza os produtos do terroir local, privilegiando os alimentos da estação. Essa é a filosofia de trabalho do chef René Redzepi, do Noma (duas estrelas no Guia Michelin). 

Além de visitar alguns dos melhores restaurantes, o grupo (16 pessoas) vai conhecer o interior do país onde os alimentos são produzidos, pescados ou colhidos selvagens da natureza. Simon lembra que naquela época do ano os campos, pomares e florestas estarão fartos de frutas e ervas, com seus aromas característicos.  A idéia é provar a alta gastronomia e a culinária do dia-a-dia das famílias. 


Rungsted, foto de Olga

No porto de Rungsted (acima), o almoço de peixe será em um lugar rústico em meio aos barcos pesqueiros. Mais tarde, entretanto, o grande jantar será na legendária hospedaria Falsled Kro, onde será o pernoite, chiquérrima estalagem do século XV que recebeu privilégio real e nos anos 70 foi transformada em templo gastronômico, onde tudo é de fabricação própria.




Fasled Kro integra a rede Relais & Chateaux e seu restaurante (abaixo) pertence à associação Les Grande Tables du Monde.


Outra aventura será a visita à casa de verão da ex-adida cultural da Dinamarca no Brasil, a gourmet Eva Norlyk, que promete mostrar os melhores produtos da estação na região cenário do filme Festa de Babette, como os frutos do mar. A idéia é ir comprar o peixe (será às 5 da manhã no leilão de peixes da vila de pescadores Thorsminde?) para preparar o almoço ao ar livre na casa da amiga de Simon, e colher chanterelles e mirtilos no caminho de volta.

Chanterelle

Outra refeição memorável deverá ser o jantar preparado pelo chef Morten Nedergård Andersen no restaurante Nørre Vosborg, na Quinta de mesmo nome, fundada há 800 anos e consagrada por Babette. Sem mencionar o Saison, do chef Erwin Lauterbach, um dos precursores da culinária moderna dinamarquesa e mentor de Simon.

Entre tantos passeios, está prevista visita a Malmoe, na Suécia, e às famosas plantações de maçã de Kivik no mar Báltico; a uma fazenda de criação de veados; degustação de vinhos; além é claro, um ou outro museu e castelo. Mas não vou contar tudo, apenas dizer que o grupo ainda terá o privilégio de encerrar a viagem com um jantar na casa de Simon, em Copenhagem, quando ele e seus pais irão preparar uma refeição típica com caça.

Simon Lau e equipe

O custo da viagem, sem passagem aérea e seguro, é de R$ 12.500,00 por pessoa, mas para saber mais e planejar a viagem, sugiro uma visita ao Aquavit, que acabou de ser escolhido o melhor restaurante contemporâneo de Brasília pela revista Veja e Simon, o chef do ano pelo segundo ano consecutivo. 

Aquavit (noites de quarta a sábado, sob reserva) - SMLN, ML 12, conjunto 1, casa 5, Setor de Mansões do Lago Norte, 55 61 3369-2301 e 55 61 9167-0000 
Fotos: divulgação