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segunda-feira, 29 de março de 2010

Louis Vuitton by Vik Muniz (with a little help dos jovens da ong Spectaculu)

A Louis Vuitton comemora 20 anos no Brasil com a abertura, em Brasilia, de sua sexta loja no país e com a parceria entre a marca e o artista plástico brasileiro Vik Muniz, que resultou em uma fotografia, idealizada por Muniz, da logo LV com o título "Individuals - Pictures of People, 2009" (Indivíduos - Fotografias de Pessoas, 2009).


A Louis Vuitton convidou para uma entrevista coletiva e para a festa de inauguração da loja no novíssimo Iguatemi Brasília e fomos conferir. 

A imagem é fruto do projeto desenvolvido por Vik Muniz com estudantes de áreas de risco do Rio de Janeiro reunidos pela ONG carioca Spectaculu, colaboração que já marcou outros trabalhos do artista. A parceria explorou a multiplicidade da marca aliada à criatividade dos jovens da Spectaculu em um curso de fotografia “Vik Muniz e a Cognição do Olhar”, com duração de um ano. A  imagem foi multiplicada no lenço Individuals, que a Vuitton colocou à venda sábado, na festa de inauguração da loja no Iguatemi Brasília: R$ 1.120,00.


Durante o curso, 21 jovens - 11 mulheres e 10 homens, com idades entre 17 e 24 anos - residentes em 16 bairros e comunidades do Grande Rio, desconstruíram a marca e a construíram novamente com elementos do seu dia a dia, pesquisaram e conheceram os valores por traz da marca e participaram do processo de criação de um produto. Além da imagem-símbolo e do lenço, foi produzido um áudio visual que registrou uma série de materiais produzidos e fotografados durante o curso, exibido na festa de abertura da nova loja.


Participaram de coletiva para falar do início dessa colaboração o presidente da Louis Vuitton para a América Latina e África, Fraçois Rosset (E), Vik Muniz (C) e Gringo Cardia (D), fundador (com Marisa Orth) da Spectaculu. Rosset destacou que a empresa tem a preocupação de passar conhecimento e que via com orgulho a parceria com Vik pela oportunidade de contribuir "ainda que modestamente" no processo de educação daqueles jovens e de apoiar a ONG "na preparação de um Brasil com futuro melhor."

Na opinião de Gringo Cardia, a parceria possibilitou aos jovens trabalhar a autoestima e compreender que eles podem pertencer a um universo maior. "Louis Vuitton é referência visual, de estética, de desejo, elementos ligados ao que o jovem pensa sobre o que ele é". Vik Muniz decidiu trabalhar a logomarca que, "por ser tão estabelecida, torna possível explorar novas fronteiras" e pareceu natural chegar ao lenço pela possibilidade da seda como suporte de impressão da fotografia, sua linguagem de trabalho. "O projeto era também a opotunidade de criar um diálogo sem preconceito em nenhum dos lados," acrescentou. O patrocínio da Louis Vitton, segundo Muniz, foi diretamente para a Spectaculu.

Rafael, Leonardo e Bruno eram alguns dos jovens que participaram do projecto e vieram a Brasília para o evento. Tomando champanhe (verdadeira Moët & Chandon, marca do grupo LVMH) , avaliaram que a experiência foi fascinante. Quem conhecia a marca acreditava que nunca chegaria perto dela e agora tinha sua imagem impressa em um produto que se tornaria objeto de desejo. Mas o resultado seria mais concreto para mudar sua história, porque o curso os havia instrumentalizado para se profissionalizar. "Quando estávamos no curso não tínhamos noção de que estávamos participando de algo tão grande", comentou Rafael. "Isso nos dá uma responsabilidade maior", refletiu Leonardo.