Sobre este blog

terça-feira, 2 de maio de 2017

Raw food detox

O cuidado com a saúde tornou-se um estilo de vida e a alimentação saudável está em alta. Uma das linhas nutricionais, de "raw food" será objeto de workshop em Brasília com a chef Andrea Henrique, do programa "Projeto Detox", no GNT. 
Andrea Henrique: pioneira no conceito detox no Brasil
Andrea vem a convite da loja Rota Verde – Na Trilha da Saúde e comandará um dia voltado para a boa alimentação. No sábado 6 de maio pela manhã, o assunto será Raw Food e pela tarde, Lanches Funcionais. O objetivo da chef é ensinar aos participantes o diferencial da Alimentação Viva, que vem ganhando espaço no Brasil. 

O conceito de raw food compreende uma alimentação exclusivamente de origem vegetal, com produtos não processados ou cozinhados acima de 42ºC. A meticulosidade com que o alimento é tratado visa preservar todas as enzimas que ajudam a digestão do corpo, além de contribuir com o funcionamento metabólico que resulta na produção de energia e desintoxicação do organismo. 

No workshop de Raw Food, pela manhã, os participantes irão conhecer algumas receitas deste método de alimentação, como cookies de sal e doce; leite de amêndoas; quiche de amêndoas; granola funcional; iogurte de sementes e geleia de morango.

À tarde o workshop será dedicado a troca de conhecimentos sobre alimentos funcionais, com receitas como pastel de linhaça; coxinha; empadão de grão de bico; pizza e quibe de quinoa. E, é claro, todos os alimentos podem ser degustados durante o preparo!

As turmas dividem-se em turnos e cada uma conta com um limite de no máximo 25 pessoas. Os interessados podem ainda participar do programa completo - manhã e tarde - mediante duas inscrições. O investimento no primeiro lote é de R$ 250 à vista (ou R$ 280 em até duas vezes) por turma.

Andrea Henrique

Inimiga de congelados, enlatados e embutidos, a chef Andrea Henrique foi umas das precursoras na alimentação detox, trazendo novos conceitos de alimentação vegetariana e vegan. Criou um programa de Desintoxicação Alimentar e HOME SPA! e começou sua trajetória gastronômica no exterior em uma viagem à Inglaterra e depois França, Suíça, Itália, Alemanha e Estados Unidos onde pesquisou mais sobre raw food e alimentação saudável e conquistou uma clientela que inclui nomes famosos que ela cuidadosamente omite mas dá para imaginar pois quem lhe abriu as primeiras portas no exterior foi a brasileira Andrea Dellal. Um dos grandes nomes da moda nos anos 70, modelo de Yes Saint Laurent e Valentino, Dellal é casada com Guy Dellal, um dos mais bem sucedidos tyccons do mundo imobiliário londrino e mãe de quatro filhos, entre eles Charllote Dellal - criadora da original grife de calçados Charlotte Olympia - e a modelo Alice Dellal, uma das faces de Chanel. Nada mais é preciso ser dito em termos de networking.
Os sócios Giovanna Antonelli, Andrea Henrique e Anisia Henrique com Gianechini
De volta ao Brasil, Andrea Henrique tornou-se guru de jet-setters do eixo Rio-São Paulo e de globais como Cleo Pires, Deborah Secco, Luciano Huck, Carolina Dieckmann. Giovanna Antonelli e  Reynaldo Gianechini tornaram-se sócios de Andrea e Anisia Henrique no restaurante carioca Pomar Orgânico. A chef também inovou com o Detox in Box, com delivery de refeições saudáveis, preparadas com produtos orgânicos, sem glúten, sem lactose, sem açúcar ou produto animal, em apresentação impecável. Entre os clientes, Ingrid Guimaraes, Gio Ewbank, Isis Valverde, Bruno Galiasso, Maria Rita e Paulo Gustavo.
Além das receitas dos workshops os inscritos ganham os livros da chef
Seu programa tornou-se ainda mais acessível com a publicação dos livros Detox e Detox 8, que permitem que o programa seja seguido em casa por quem desejar perder peso, desintoxicar e todos que desejarem comer de forma mais saudável. 


Rota Verde

A loja Rota Verde - na trilha da Saúde foi idealizada por sua proprietária, Claudia Egido, quando ainda morava fora do Brasil. Encantada pelos grandes mercados norte americanos, que costumavam oferecer longos corredores de opções saudáveis de alimentação, Claudia considerou que faltavam opções fáceis de alimentação saudável em sua terra natal.
Rota Verde tem mesinhas na varanda para degustação 
Variedade de produtos, inclusive a granel
Quando retornou ao Brasil, em fevereiro de 2016, decidiu montar a primeira loja completa de comidas restritivas de Brasília. A loja, nascida em janeiro deste ano, já conta com mais de 120 rótulos que exploram opções de comidas com receitas 100% origem vegetal que quebram os paradigmas de tabus sobre alimentação restritiva e exploram o paladar da melhor forma, além de marcas de produtos e cosméticos veganos, que vão desde maquiagem até florais para ambientes.

Rota Verde 
QI 21, Lago Sul, Brasília-DF
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábados, das 8h30 às 15h