Sobre este blog

terça-feira, 28 de junho de 2016

Pop up store de Sonia Pinto: luxo despojado

A pop up store da estilista Sonia Pinto estará no Hélio do Lago Sul até sábado, 2 de julho. Uma das fundadoras, nos anos 80, do pioneiro Grupo Mineiro de Moda com a vanguardista Printemps, Sonia teve uma aplaudida volta à passarela no Minas Trend com a coleção Outono/Inverno 2016, que traz a Brasília.
O Espaço Sonia Pinto foi criado pela designer nos anos 90, seguindo a mesma rebeldia de 40 anos atrás. Ela se recusa a seguir padrões pré-estabelecidos - e massificados mesmo entre grifes internacionais - e também a seguir o calendário das semanas de moda. Para a 18ª edição do Minas Trend, Sonia foi convidada especial, enquanto o evento antecipava o Verão, ela mostrava a coleção que estaria em breve nas lojas de Belo Horizonte e São Paulo e nas lojas temporárias pelo país. Já passou por Recife e Rio de Janeiro e chegou a Brasília. 
Sonia trouxe a coleção feminina e a recém-lançada e irreverente coleção masculina, que segue o mesmo estilo de formas amplas, assimétricas, com modelagem construída para assumir formas diversas quando no corpo em movimento. Suas roupas - algumas delas verdadeiras esculturas - são atemporais e valorizam o conforto. E muitas têm gênero indefinido: “A alma não tem sexo. Sou uma pessoa bem liberal, faço roupa para um público bem diverso. Esta é minha essência”.
A estilista mineira, com as raízes de sua infância, que aos 12 anos começou a trabalhar em uma loja de tecidos, valoriza especialmente o matéria-prima com que trabalha, buscando materiais de alta qualidade - naturais e também tecnológicos importados. “Naquela época, aprendi a conhecê-los e nasceu a paixão pelas texturas, mesmo sem prever que, em algum momento, esse conhecimento iria se aprofundar e um dia se tornaria minha especialidade: reconhecer todas as matérias-primas pelo cheiro e pelo toque." O tecido é o início da sua obra que se estrutura sobre a modelagem. “Modelagem e matéria-prima andam juntas”, sentencia.
Sempre vestida de preto, usa a cor em algumas mechas vermelhas no cabelo. Se sente bem em preto, o que reflete em sua coleção: muito preto, cinza, branco e alguns pontos de luz com vermelho. Nas peças esportivas tem um pouco mais de cor e alguma estampa discreta. As opções acentuam o requinte despojado da coleção.
O padrão de qualidade que se impõe e os altos e baixos da economia brasileira levaram a um posicionamento que está afinado com seu modo de enxergar o mundo. “Não acredito na cultura do consumo descartável, principalmente nestes novos tempos. Tenho clientes que usam a mesma roupa há 15 anos. Como as coleções são atemporais, uma peça se anexa a outra com uma coordenação perfeita entre elas. A vida não é mais descartável e a moda reflete o tempo atual. Não faço uma coleção voltada para o que o mercado deseja, faço uma coleção que me emocione primeiro”.

Belo Horizonte é a sua base, onde mantém a fábrica e, há 13 anos, o Espaço Sonia Pinto, em Vila Paris. Há seis anos, abriu em São Paulo, em Higienópolis. Em ambos, a beleza minimalista domina o décor. Sempre ligada à arte, promove em ambos endereços eventos como a mostra "Preciosidades" (2015), da ceramista Kimi Nii, e a apresentação da série limitada de écharpes ilustradas pelo artista plástico Fernando Vilela, que desde 2012 tem duas obras incorporadas ao acervo do Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York.  
Quem veste as roupas criadas por Sonia Pinto tem identificação com uma moda conceitual, que está oposta ao padronizado. Vestir não é um ato banal. A moda de Sônia traz intrínseca essa reflexão.

Entre tantas personalidades que vestem suas criações está a artista plástica Adriana Varejão, a atriz Vera Holtz e a artista performática sérbia, radicada em Nova York, Marina Abramović. Dela, Sonia ouviu: “Sabe por que gosto de sua roupa? Porque ela tem espaço para a alma. Você é uma artista porque já nasceu assim”. Este deve ser o segredo do resultado que a estilista obtêm na construção das roupas que cria. Sonia tem dito que "requinte vem da alma".

Coleção Sonia Pinto Outono/Inverno 2016 - Desfile Minas Trend


Fotos Sonia e Pop up Store: Gilberto Evangelista
Fotos desfile Minas Trend 2016: Agência Foto Site

Pop Up Store Sonia Pinto
De 21 a 2 de julho 2016
Salão HÉLIO
Lago Sul - SHIS QL 08, conj 01, casa 3
61 3364-2000
Horários: terça a sábado das 10h às 20h