Sobre este blog

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Novas alquimias na cozinha do Taypá

O chef peruano Marco Espinoza criou novos pratos para o menu do premiado restaurante Taypá e confirma o merecimento dos prêmios que vem conquistando pelo talento em fundir a gastronomia novoandina com a cozinha contemporânea, respeitando os elementos tradicionais da culinária de seu país mas introduzindo elementos da cozinha brasileira. 
Um favorito: o brülée de baroa do Magret Fusion é sensacional
Espinoza diz que, após uma visita recente ao Peru, voltou às origens para criar pratos como as Conchitas (vieiras ao molho curry sobre purê de couve flor e crocante de batata doce) e o Tiradito Serrano (de salmão, com leite de tigre e huacatay e salva criolla de quinoa). Com 23 itens novos, entre entradas, pratos principais e sobremesas, o cardápio passa a oferecer 44 opções.

Entradas

Conchitas (vieiras ao molho curry sobre purê de couve flor e crocante de batata doce); Camarões Andinos (empanados em quinoa, ao molho de manga, gengibre e pimenta com creme de rocoto); Nuestro Ossobuco (croquetes de ossobuco e ervas ao molho de tomate picante e tutano gratinado); Pato Criollo (cazuela de pato e cogumelos, pão árabe, salada de repolho e maionese de limão) e Causa de Caranguejo (causa tradicional, recheada com abacate, salmão defumado e patinhas de caranguejo crocantes).

Ceviche Tay
Ceviches e tiraditos

Ceviche Tay (de camarão e manga com leite de tigre tay); Ceviche Capon (de atum com cogumelos confitatos em leite de tigre de shoyu, limão e gengibre) e o Ceviche de Carretilla (de peixe e lula crocante, com leite de tigre de pimenta amarela e batata doce assada). 

Tiradito Serrano (de salmão, com leite de tigre e huacatay e salva criolla de quinoa) e o Tiradito Exótico (de atum, camarão e caviar com leite de tigre de pimentas do Brasil).

Tiradito Exótico: colorido por ovas de salmão e levemente picante por pimentas brasileiras
Pratos principais

Magret Fusion (magret de pato grelhado ao molho de mostarda, acompanhado de creme brülée de batata baroa e picles de pepino); Panceta Crocante (barriga de porco com creme de batata doce e caramelo servido com ravióli de cogumelos apimentados); Ravioli de Arequipa (ravióli de camarão e queijo ao molho de camarão, creme de ervilha, huacatay e ovo de codorna); Cordero Novoandino (carré de cordeiro grelhado ao molho de cordeiro e ervas, servido de couscous de quinoa e verduras). 

Costilla com Frejolito (costela de boi braseada em seu próprio molho, purê de feijão branco e salada de feijão branco); El Paiche (pirarucu confitado sobre creme de pimentão e huacatay com escabeche de chuchu e quiabo); Risoto a lo macho (risoto de pescado a lo macho com camarão, lula e polvo). Há, ainda, uma opção que serve duas pessoas, o Corderito Limeño (paleta de cordeiro confitada ao molho de algarrobina e figos, com milfolhas de mandioca, queijo e cebolas).
El Paiche: destaque para o creme de pimentão com a erva peruana huacatay sobre o pirarucu
Sobremesas 

Choco Lucuma (panacota de lucuma, compota de physali, calda de chocolate amargo e crocante de chocolate); Queso Helado (tradicional sobremesa peruana, sorvete de queijo fresco com espuma de canela e crocante de arroz com leite); Cocaju (gelatina de coco com cereais, creme de caju e merengue flambado); Petit Gateau Tropical (de maracujá e coco, merengue de chocolate, geleia de maracujá e sorvete de coco) e Cremoso de Açaí (cremoso de açaí, crocante de quinoa, mousse de limão, gelatina de açaí e sorvete de banana).

Prêmios

Assim como em 2015, Taypá está novamente entre os cinco finalistas ao Prêmio Melhores do Ano 2016 na categoria "Restaurante do Ano - Região Centro-Oeste" pela revista Prazeres da Mesa. Em 2014 e 2013, o Taypá foi considerado o melhor restaurante da capital do País pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” que elegeu, também em 2014, o chef Marco Espinoza como o número um da cidade. 

Em 2013 e 2014, conquistou o prêmio principal nas categorias Melhor Restaurante e Cozinha do Mundo pela revista Encontro Gastrô que o premiou em 2015 como o melhor na categoria Cozinha do Mundo. Foi apontado em 2013 como um dos cinco melhores peruanos espalhados pelo mundo, segundo o jornal peruano Diario el Comercio ao lado dos restaurantes Lima London (Londres), Chicha (Hong Kong), Picca (Los Angeles) e Tanta (Barcelona).  

Em 2011, foi reconhecido como o "Melhor Peruano no Brasil" pelo Governo do Peru, ano em que a “Comer & Beber” da Veja Brasília, o elegeu melhor em duas categorias: Cozinha Contemporânea e Restaurante Revelação.  Em 2014, o Taypá foi eleito o 4ª melhor do Brasil e o 8ª da América do Sul, segundo as avaliações do site TripAdvisor. Em 2015, além da indicação na Prazeres da Mesa, recebeu o selo Top Choice 2016, concedido pelo site chinês Lián.

Marco Espinoza
O premiado Marco Espinoza
Aos 35 anos, 15 como chef, Marco Espinoza é referência quando se fala em gastronomia do país andino. Nascido em Lima, Peru, Espinoza mudou-se para Buenos Aires aos 19 anos, quando começou a trabalhar com sua mãe na embaixada peruana na Argentina. Logo após sua formação pelo I.A.G (Instituto Argentino de Gastronomia) tornou-se chef executivo da representação peruana na capital portenha, de onde saiu para comandar o então renomado Bardot, restaurante peruano famoso pelas paredes pink e lustres luxuosos localizado em Palermo, um dos bairros mais valorizados da capital argentina. De lá seguiu para as principais cozinhas portenhas antes de fixar-se em Brasília para fundar o Taypá. 

Com tanto talento, seria inevitável espandir com empreendimentos de gastronomia peruana no Brasil. Assim, desde 2013 está baseado também no Rio de janeiro à frente do Lima Restobar, localizado no bairro de Botafogo. Outro "filhote" é o Muju, um restô em Porto Alegre. 

Com o título recebido pelo Taypá de "Melhor Restaurante Peruano no Brasil" do governo do Peru, Espinoza recebeu uma medalha pelo seu talento e excelente trabalho realizado no restaurante brasiliense. Em 2014 foi eleito chef do ano pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber”. Em 2015, foi reconhecido na primeira edição do Guia Michelin Brasil, com o mérito de Bib Gourmand pelo seu restaurante Lima Restobar, título que mantêm na edição de 2016. Representado pelo Bib - diminutivo de Bibedum, nome do personagem criado em 1898 pelo cartunista O'Galop para a Michelin - o símbolo indica um estabelecimento favorito dos inspetores do Guia Michelin que oferece produtos e serviço de alta qualidade com boa relação custo-benefício. O Bid Gourmand foi criado em 1997.

Fotos: Farocomunica

Taypá
QI 17 Comercial, Fashion Park – Lago Sul
61 3248 0403 e 3364 0403
Funcionamento: almoço de segunda à sexta (das 12hs às 15hs) e jantar (de 19hs a 00h). 
Sábados: almoço (das 12hs às 16hs) e jantar (das 19hs à 01h). 
Domingos: almoço a partir das 12hs. Fechado para jantar.