A marca carioca está de volta à Capital, próxima de completar 50 anos - em 2017 - e desta vez abre no Brasília Shopping sob o comando dos empresários Carolina Puga e Luiz Machado. A abertura oficial acontece no próximo dia 30, com a presença da coordenadora de estilo da marca, Lanza Mazza, que traz a coleção de outono-inverno 2016, “Novos Artesãos”.
A coleção foi inspirada em mulheres fotógrafas, escultoras, ceramistas, floristas, marceneiras e cozinheiras, uma geração de criadoras que aposta na simplicidade do trabalho manual, mesmo em tempos digitais, e está reinventando antigos ofícios. No outono-inverno 2016 da marca, estão formas femininas e confortáveis, sobreposições, referências utilitárias e peças que misturam materiais como algodões, viscoses maquinetadas, tecidos tramados, couro, lonas leves, jeans, madeira e corda. Na cartela de cores, as apostas são amarelo gema, laranja grapefruit, azul Brooklyn, verde tomilho e chocolate.
A campanha foi clicada em Nova York, com a top americana Georgia Graham e a modelo inglesa Noeu Berry fotografadas por Marcelo Gomes. A marca apresenta a coleção em uma revista, que conta a história de algumas artesãs, como a designer têxtil sueca Camilla Engström e a escultora americana Ann Greene Kelly, também fotografadas em NY, e a dupla de irmãs canadenses Sophie e Hannah Simmons, da marca de alimentos orgânicos “Here we are”, essas radicadas no Rio.
A equipe do Cantão aproveitou a viagem clicando a campanha, em Nova York, para perfilar novas artesãs que aparecem no catálogo em forma de revista. A designer têxtil sueca Camilla Engström já trabalhou como ilustradora de grandes marcas, como J. Crew e Calvin Klein, e, hoje, adapta técnicas tradicionais ao universo contemporâneo na sua marca Hus Hus. Já a escultora americana Ann Greene Kelly é dona de um trabalho rústico que reflete a beleza da força bruta ao unir pedras e pinos enferrujados a materiais de construção.
Sobre o Cantão
Iniciada por um jovem e inovador casal - Leila Barreto e Peter Simon, a história de sucesso do Cantão começa em 1967, véspera de um intenso momento em que uma geração inteira dizia não ao conformismo. A partir daí, o Cantão consolidou-se no mercado de moda, ao mesmo tempo em que se manteve sempre renovada para despertar o desejo das novas gerações. Sofisticou-se, com o passar dos anos, mas sem perder a leveza do Flower Power. Desde o início, o Cantão sempre foi identificado, mais do que como uma marca de moda, como uma marca de comportamento.
A primeira loja foi aberta no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro. Nos anos 80, a marca passa a ser um grande pólo catalisador de tendências, tornando-se sinônimo de moda para o público feminino. O Cantão foi pioneiro no varejo de moda especializada no Brasil e no final dos anos 90 já desenvolvia três coleções anuais – inverno, verão e alto verão.
Gerações de mulheres cresceram desejando as coleções da marca que lançou hits como a mochila jeans, a febre das agendas, o tênis chamado Redley - que de tanto sucesso virou spin off e há 24 anos é uma das mais importantes marcas de seu segmento -, as t-shirts, os vestidos, sempre recordistas de venda, e as estampas, principal característica da marca desde sua criação.
Além de ser a primeira grife a investir na profissionalização do atacado no Brasil, o Cantão também foi pioneiro em recursos humanos, criando departamentos como programação visual, visual merchandising e sistemas de informação. O estilo colorido, descontraído e de bem com a vida da marca atrai diversos empreendedores que vêem nela a possibilidade de inserção em novos mercados e, mais ainda, o sucesso que o estilo de vida brasileiro faz em qualquer parte do mundo.
Conhecida no mercado por investir em seus talentos, o Cantão hoje é comandado por gestores que têm uma relação histórica com a marca, a começar pelo CEO do grupo Thomas Simon, filho de Leila e Peter. Já Leonardo Ferreira, diretor da Marca, iniciou sua carreira no grupo em 1989 como vendedor e Lanza Mazza, Coordenadora de Estilo comanda a criação desde 2011.
O resultado de uma história de lançamentos de tendências e de uma gestão com olhos abertos para o novo pode ser percebida, por exemplo, na expansão de franquias da marca e pela penetração em todo o território nacional. Assim, o Cantão segue trilhando uma história de grandes conquistas e ajuda a contar de forma substancial e relevante o desenvolvimento da moda brasileira.
Fotos: divulgação
Cantão - Brasília
Brasília Shopping, lojas 232C/236 C – 1º piso
https://www.cantao.com.br/