Sobre este blog

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Ano Novo, closet novo

2016 já vai correndo e cada vez mais urge evitar perder tempo com coisas banais. Um armário bem organizado poupa tempo e estresse. O desapego de peças de vestuário que não usamos abre espaço para o novo e ainda pode fazer a alegria de alguém. 
Um espaço bem organizado significa tempo ganho = qualidade de vida

O espírito de renovação que um ano novinho em folha sempre desperta oferece ótima oportunidade para essa mudança e a consultora em organização Gabriela Brasil sugere alguns truques e lembra que organização e qualidade de vida andam lado a lado.

Ganhar espaço

A dica básica diz respeito aos cabides, detalhe que nem sempre se dá a devida atenção. Para facilitar a organização é fundamental optar por materiais resistentes e de boa qualidade, escolhendo modelos que sigam o mesmo formato e tamanho, posicionando todos na mesma direção, para que se acomodem o que resulta em ganho de espaço e evita danos nas roupas delicadas.

Gabriela Brasil acredita que "manter a harmonia visual é o primeiro passo para a organização, portanto, o ideal é usar cabides do mesmo formato e tamanho: assim é muito mais fácil enxergar e ter acesso ao que está dentro do armário.”
Cabides iguais e de boa qualidade: mais espaço no armário e nada de roupas deformadas

Desapego

Mas a consultora dá uma dica interessante para facilitar a identificação do que precisa entrar na lista do "desapego". Ela destaca a importância de dar novo destino ao que não é usado. As peças paradas no guarda-roupa impedem que a pessoa tenha uma real visão do que tem e do que de fato utiliza. “Um truque muito legal é o seguinte: quando arrumar seu armário coloque todos os cabides voltados para o mesmo lado. Na medida em que for usando as peças, vire o cabide. Depois de um tempo, analise quais não foram viradas e decida se você realmente precisa daquela roupa ou se ela só está ocupando espaço”, ensina.

Setorizar

Outro ponto fundamental é que as roupas precisam estar setorizadas, o que facilita encontrar rapidamente a peça procurada e também ajuda a montar os looks. Gabriela sugere agrupar as roupas por categorias "como regatas, camisas, vestidos, jaquetas e assim por diante”.  E organizar as peças por cores - calças, vestidos, camisas etc. já setorizadas - acomodando das mais escuras até as mais claras.  “Esses métodos são muito simples, mas ajudam muito, no dia a dia, na hora de encontrar peças com mais facilidade”, enfatiza.

Gabriela Brasil
Gabriela Brasil é graduada em Cinema e Mídias Digitais pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília. Atua na organização de ambientes digitais, além de prestar consultorias e cursos para organização pessoal e empresarial. Especializada em Organização Residencial e Office pela OZ, de São Paulo, ela também é certificada em Administração do Tempo pela FGV, do Rio de Janeiro. Também é parceira da empresa Oz Organize sua Vida, a frente do Curso de Organização Digital para formação de profissionais de organização. Atualmente é profissional membro da NAPO – National Association of Professional Organizers (EUA). Mora em Palo Alto, na Califórnia, de onde atende seus clientes no Brasil via web.

The Container Store

O closet mostrado nas fotos deste post são TCS Closets, fabricados por The Container Store, loja norte-americana campeã quando o assunto é organizar. The Container Store já despacha para o Brasil.
Fotos closets: The Container Store 
Foto Gabriela Brasil: divulgação