Pela primeira vez Pantone escolhe duas cores como 2016 Color of The Year, ou melhor, a mistura de de dois tons: o Rose Quartz e o (azul) Serenity.
A preferência pela escala dos pastéis, depois de cores fortes e brilhantes como o Marsala (2015), Radiant Orchid (2014) Emerald (2013) e Tangerine Tango (2012), se justifica, segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, nas sensações que esses tons inspiram - equilíbrio, calma, bem estar, compatibilidade, dualidade, tranquilidade - necessários no momento de turbulência pelo qual o mundo todo atravessa.
Segundo Eiseman, a fusão das duas cores, com o tom quente mas suave do rosa e o tom frio e tranquilo do azul, invocam essa sensação calmante de ordem e paz. Os simbolismos das cores tradicionalmente associadas a gênero, refletem também ambiguidade e fluidez de gênero que tem tomado a moda e a cultura de um modo geral.
Todos os anos Pantone envia seus especialistas em cores pelo mundo a procura de novas influências de cor. Pela indústria de entretenimento, filmes em produção, novos artistas plásticos, design e tecnologia, destinos de viagem, jogos, estilos de vida, moda nas ruas, além de pesquisarem situações socio-econômicas.
Esses dados são levados à cúpula do Instituto e, dados processados, um universo de cores é selecionado e a partir dali buscar "a" cor do próximo ano. Essas informações são compartilhadas com parceiros de marketing, que se preparam para lançar produtos que complementam a campanha da nova cor - neste caso, das novas cores. O processo Pantone coleta e compartilha as informações com parceiros de marketing, que por sua vez churn para fora ainda mais produtos no matiz. É um processo brilhante de previsão de tendências e concretização das mesmas. Marcas como Sephora e Kitchen Aid já anunciaram seus lançamentos inspirados nas cores do ano.
Cores complementares