Sobre este blog

sábado, 28 de novembro de 2015

Kakadu Plum: ingrediente de beleza do momento

A ameixa de Kakadu, originária de algumas regiões na Autrália, começa a chegar por aqui produtos de beleza que prometem uma pele rejuvenecida e iluminada. Mesmo no exterior seu extrato ainda é pouco utilizado mas está comprovada a altíssima concentração de vitamina C, um antioxidante poderoso. A fruta chega a ter 55 vezes mais vitamina C estável do que uma laranja.

Austrália tem sido fonte importante de pesquisa para a indústria de cosméticos por sua rica biodiversidade, que inclui mais de 20.000 espécies de plantas nativas de florestas tropicais, desertos, montanhas e litoral, algumas encontradas exclusivamente lá. A partir desses recursos naturais vários produtos inovadores tem sido criados seja para os cuidados da pele e dos cabelos. O Superox-C é uma dessas descobertas - o extrato da ameixa Kakadu, que na composição de cremes ajuda a proteger a pele contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento; nutre e hidrata; reduz manchas escuras, dando uniformidade ao tom da pele e, segundo a promessa nos frascos, reduz rugas e linhas do rosto.

A ameixa de Kakadu é encontrada especialmente nos arredores na reserva natural de mesmo nome
Em Brasília, a Curante Farmácia de Manipulação desenvolveu um creme com o Superox-C, que pode ser usado dia e noite. Segundo a Dra. Ana Cléia dos Santos, sócia-proprietária e responsável técnica, a aplicação diária do produto preparado com a "superfruta", como tem sido chamada, estimula a síntese de colágeno e de ácido hialurônico na face, reduzindo  a aparência das rugas e aumentando a luminosidade da pele por ser rico em substâncias que são de grande benefício para a pele, como as Vitaminas C, A e B, além de alguns polifenóis.
A árvore está sempre exposta ao sol, com pouca proteção da camada de ozônio
Ana Cléia explica que a concentração de vitamina C em uma unidade de Kakadu é equivalente a cerca de cem laranjas. Todos os anos suas árvores são expostas a uma enorme incidência de raios solares devido à fina camada de ozônio da Autrália. Assim, ela desenvolveu um poderoso sistema de defesa composto por um coquetel extremamente potente de antioxidantes.

Além de tudo, ela acrescenta ainda a vantagem de ser um produto que aproveita recursos provenientes de fontes naturais e sustentáveis. Ela não mencionou que o Kakadu tem ainda a reputação uma fruta deliciosa, mas isso por enquanto só saberemos com uma viagem à Austrália, especialmente com visita ao espetacular Kakadu National Park, um Patrimônio Mundial da Humanidade.