Sobre este blog

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Suki Waterhouse, Christopher Bailey e Mario Testino na abertura de In Your Face

O fotógrafo Mario Testino, um dos fotógrafos mais badalados da atualidade, abre hoje a exposição In Your Face no Museu de Arte Brasileira da Fundação Alvares Penteado (MAB-FAAP), em São Paulo, que realiza em parceria com a Burberry. Em 122 imagens marcantes de sua carreira brilhante, Testino mistura cores, beleza, glamour, humor, celebridades e controvérsias. Em cartaz até 12 de outubro.

Carmen Kass, Allure 2009

Para a abertura oficial da mostra confirmaram também presença Christopher Bailey, Chief Creative Officer e CEO da Burberry, e a modelo e atriz britânica, Suki Waterhouse, que é o rosto da fragrância Brit Rhythm. Eleita Modelo do Ano na Inglaterra, ela também estrela a campanha Outono/Inverno 2014 da grife de luxo inglesa ao lado de Cara Delevingne. 

Suki vestindo Burberry no Gala do MET NY em maio de 2014
Christopher Bailey

A exposição


Organizada originalmente para o Museu de Fine Arts de Boston, onde foi montada em 2012, a mostra já passou pelo Malba - Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires em março deste ano e agora chega a São Paulo, na FAAP. São 122 fotografias escolhidas pelo próprio Testino, a maioria delas realizadas para editoriais de moda e publicidade. Algumas imagens tornaram-se icônicas pela beleza e impacto, como o rosto da modelo da Estônia, Carmen Kass, na foto que abre este post, e a de Giselle Bündchen, saindo do carro em Nova York, com o vestido prata.

 Gisele, Nova York, Vanity Fair 2007
 Madonna, Capa do álbum Ray of Light, Miami, 1997
 Jennifer Lopes, Nova York 2012
Tom Brady, New York, 2012
 Kate Moss fotografada para editorial da edição de Agosto de 2013 da revista Allure
 Sienna Miller, Roma, 
 Gwyneth Paltrow, Paris 2005
Stella Tennant, New York 2006
 Keith Richards e Mick Jagger em 2003, Los Angeles

O autor

Nascido Mario de Janeiro Testino,  esse peruano radicado em Londres desde 1976, é familiarizado com o Brasil o bastante para ter inclusive lançado um livro cujo título brinca com seu nome: Mario de Janeiro Testino, 2009, pela editora Taschen, reúne exclusivamente fotos do Rio. Entre outros editoriais, é dele a capa da Copa na Vogue Brasil, Com Gisele Bündchen e Neymar.

Testino em auto-retrato

Em sua trajetória tornou-se tão célebre quanto as celebridades que fotografava, ao ponto de tornar-se o fotógrafo oficial da família real britânica e ser agraciado com o título de Sir, recebendo o OBE - Office of the most Excelent Order of the British Empire.

Um dos mais requisitados e prestigiados fotógrafos do mundo da moda, Testino está nos editoriais de moda das principais publicações do gênero no mundo todo, como Vogue, Elle, e campanhas de grifes como Gucci e Burberry. Seus retratos de celebridades como Madonna, Angelina Jolie, Brad Pitt, Kate Winslet e Princesa Diana, para revistas como Tattler e Vanity Fair, o tornaram um dos maiores portrait makers de personalidades. Ele tem conseguido "desarmar" seus subjetcs a ponto de captar momentos de intimidade até quando faz fotos oficiais do Princípe William, da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e do pequeno Príncipe George.    

Mario Testino imprime sua marca pessoal no trabalho que faz, ainda que seja puramente comercial, e tem produzido imagens ousadas, que incitam controvérsias.  "Faço o que quero", costuma dizer.


Mario Testino: In Your Face
De 29 de agosto a 12 de outubro 2014
Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB – FAAP)
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 21h
Aos sábados, domingos e feriados (exceto segundas-feiras, quando está fechado), das 13h às 18h
(O acesso de visitantes à exposição pode ser feito até uma hora antes do horário de fechamento)
Entrada: Gratuita
Recomendável a maiores de 16 anos
Informações: (11) 3662-7198