Sobre este blog

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Entretenimento gourmet à La Porta

A busca pela novidade entre banqueteiros para agradar a clientela cada vez mais exigente é uma constante. Malabarismos e shows na mesa nem sempre são bem-vindos, mas Renata LaPorta elaborou, para seu serviço de bufê sediado em Brasília, um prato novo que reúne sabor e entretenimento classy.

O espetáculo é mais bonito se a finalização do sorbet com hidrogênio líquido é com a própria Renata

Cada vez mais voltada para o catering de luxo, Renata criou o prato inicialmente para a festa que a arquiteta Débora Pinheiro, ofereceu ao marido Bolivar. Trata-se do Tartar de Frutos do Mar ao Molho Peruano com Sorbet-Show de Frutas Vermelhas e Wasabi. Leve e requintado, o prato ganha visual de impacto com o preparo do sorbet com hidrogênio líquido à frente dos convivas.  

No tartar, delícias como camarão rosa, mexilhão (fresquíssimo da Fazenda Marinha, de Florianópolis), lula, polvo e um peixe branco (que tem sido o robalo). Segundo Renata, o must do prato é o molho que, como a cozinha contemporânea do Peru incorporou elementos da culinária japonesa, inclui shoyo e um mix de pimentas andinas e brasileiras. No sorbet, além do aspecto performático, a banqueteira destaca o sabor contrastante do doce com o levemente picante do wasabi - "mas nada forte, muito delicado, pois já ha pimenta no Molho Peruano", esclarece. "O molho é maravilhoso e o sorbet, uma delícia! Mas sou suspeita..." E ri.

Depois da apresentação exclusiva para o jantar de Débora, a receita passa a integrar o menu oficial do Renata La Porta Buffet. 

Como Renata não para, ela promete mais novidades para daqui a dois meses ... Mas isso tem que esperar, pois a essa altura, ela já embarcou em mais uma viagem - desta vez para Budapest - e é nessas muitas andanças pelo mundo que ela encontra inspiração para novas receitas. A recente ida à Indonésia já rendeu a descoberta de ingredientes, como a snake fruit (salak), e a introdução de pratos como as variedades de satay (aqueles espetinhos preparados com carnes variadas e molho especial, principalmente de amendoim) e camarão empanado na cana de açúcar em seus menus temáticos.

Renata La Porta Buffet
61 3364 6006
www.renatalaporta.com.br

Foto: cortesia Renata La Porta