Sobre este blog

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Última oportunidade para visitar a casa do futuro

A Casa Viva, projeto que reúne decoração, arquitetura e tecnologia com recursos de ponta e automação aliados a soluções sustentáveis e processo construtivo, fica apenas até o domingo, dia 4, no Pontão do Lago Sul, em Brasília.

Loft criado pela arquiteta Angela Brito tem projeto de iluminação em LED executada pela Dessine

Quem visitar a mostra vai encontrar o que há de mais novo disponível no país com vistas a segurança, economia e conforto em residências, como o controle remoto de objetos, especialmente via smartphones. São 12 espaços distribuídos em duas construções na área externa e duas casas criadas especialmente para o evento, com participação de projetos inovadores de três empresas incubadas no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB) e de uma empresa da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Uma das casas foi projetada pelos arquitetos Gregório e Olímpia Repsold, do Espírito Santo, e a outra tem a assinatura de Sérgio Parada e Rodrigo Biavati, de Brasília. Na área externa, a arquiteta Marcela Arantes assina o projeto de construção em container e as arquitetas Flávia Amorim e Renata Melendez, o projeto da Bilheteria. Os paisagistas Cleber Depieri e Gabriel Domingues são os responsáveis pelo paisagismo da primeira edição da mostra Casa Viva, mostra idealizada por Nelson Model.

Participam dos ambientes internos os profissionais: André Alf e Camila Salomão, Ângela Brito, Débora Pinheiro, Elaine Verçosa, George Zardo, Julia Zardo, Patrícia Tavares, Rachel Fechina, Roberto Carril, Simone Turíbio e Gustavo Góes.

Um diferencial interessante da Casa Viva é a visita técnica guiada, que apresenta aos visitantes cada uma das funcionalidades do projeto, como os vidros que amenizam o impacto dos raios infravermelhos, estes responsáveis pelo aumento da temperatura da casa.

As empresas incubadas no CDT da UnB são a Loop, que participa com o projeto de uma tranca de porta que pode ser controlada pelo celular; a FiraSoft, com um aplicativo do evento e ferramentas virtuais para interação com o público, e a Quali-A com metodologia de avaliação da sustentabilidade das construções. A empresa incubada na UFG apresenta um projeto de biodigestor que não polui os lençóis freáticos e purifica a água utilizada em fossas.

A Casa Viva surgiu em 2005, na primeira edição da Feira de Tecnologia da América Latina do Brasil, no Rio Grande do Sul, onde foi exposta uma casa de 140m2 totalmente automatizada, com tecnologias de 42 empresas. Além do Distrito Federal, a mostra passará por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Goiás.

Mostra Casa Viva
Data: até 4 de maio de 2014
Horário: sexta-feira, das 14h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 22h
Local: Pontão do Lago Sul
Entrada: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)