Sobre este blog

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ornare lança Coleção High Line em Brasília

A mais nova coleção de mobiliário de alto padrão da Ornare tem a contribuição de nomes de peso.


Os arquitetos Ruy Ohtake, Guto Indio da Costa e Patricia Anastassiadis; os designers Marcelo Rosenbaum e  Zanini de Zanine; e o chef Emmanuel Bassoleil foram convidados pelos empresários Esther e Murillo Schattan a colaborar na formatação do novo conceito da marca, concretizado na coleção High Line, apresentada em Brasília no showroom do shopping CasaPark na última quarta-feira. 

A High Line segue a proposta da marca de desenvolver produtos exclusivos, focados na qualidade de vida de sua clientela, seguindo a tendência Be Original - onde ser original significa inovar e ter uma identidade única em cada um de seus produtos. Emmanuel Bassoleil ficou responsável por idealizar e compor o conceito gourmet das cozinhas. Indio da Costa focou na tecnologia, Rosenbaum trabalhou no elemento lúdico, com cores e assimetria, enquanto Patricia fez uma releitura do requinte e da sofisticação e Ohtake incorporou elementos arquitetônicos, arte e escultura e Zanine complementou a linha com os elementos de seu mobiliário. Além das peças assinadas por esses profissionais, a nova coleção inclui a linha de portas italianas Trè-Piu, desenhadas por Antonio Citterio e Daniel Libeskind.

Slogan

O High Quality of Life foi escolhido como novo slogan da Ornare por representar os valores cultivados pela marca: qualidade, tecnologia, sofisticação, funcionalidade dos produtos funcionais, lúdicos e exclusivos, pensados para o cliente. Segundo seus idealizadores, a intenção é que esse slogan abra para o questionamento: “Eu tenho qualidade de vida?”, de forma a direcionarem a atenção para a própria vivência.


A Coleção, por seus criadores

Linha de armários Árvore, Silhueta e Meia Lua, by Ruy Ohtake



Ruy Ohtake incorpora a arte no projeto dos armários planejados

O objetivo da linha é valorizar a forma e a madeira brasileira, com um desenho mais livre. No lugar das linhas retas, horizontais e verticais, entra o desenho mais organico, com mais curvas, como as obra de arquitetura, a fim de fazer com que o espaço da casa fique mais diversificado. A ideia central desses móveis é trazer a mistura da madeira brasileira certificada e dos desenhos. No caso dos armários, a forma da natureza inspiradora foi os rios curvos, transportados para as portas do armário, o tronco das árvores e a lua. Cada curva, no entanto, recebeu uma tonalidade diferente.


Linha de cozinha Gourmand, by Ruy Ohtake

Pensada para projetos de ambientes integrados, Ohtake concebeu sua superfície como quadros 

A inspiração veio das moradias em flats, onde a cozinha funciona mais como um ambiente social do que apenas local para cozinhar. Pensando na convivência, os balcões e bancadas são curvos para permitir que as pessoas sentem-se lado a lado e conversem sem dificuldade. Os desenhos curvos se repetem nas portas dos armários, a fim de dar movimento ao espaço. A composição de cores e formas do armário ocupa as paredes de forma a parecer quase um quadro, uma obra de arte.

Linha de Estantes Entre Parênteses, by Ruy Ohtake

Muito além de sua função primordial, de guardar coisas, acomodar livros, esse objeto de decoração é uma escultura em si mesmo.

Linha de Cozinha Bola, by Marcelo Rosenbaum

O módulo de dimensões compactas abre espaço para a participação das crianças

As cores em contraste deixam a cozinha jovem e a paleta de cores permite brincar com as combinações. O design, com círculos recortados nas portas que escondem os puxadores, tem um ar retrô.

Linha Lite e Puxadores, by Rosenbaum

A ideia era criar uma linha de armários sem puxadores e para isso foi preciso fundir o alumínio na madeira. A linha foi criada a partir de uma mão francesa esculpida dentro de uma peça de madeira, que foi pensada para os armários da Ornare. Premiada pelo Museu da Casa Brasileira, a linha volta agora repaginada para a Coleção High Line.

Linha de Armários Air, by Guto Indio da Costa

A linha Air faz jus ao nome: fácil de manejar e ventilada 

Uma porta leve, completamente arejada, com uma estrutura fina e delicada, fácil de abrir e de fechar. Solução genial é a trama de poliéster que reveste as portas e permite uma série de oportunidades como as cores diferenciadas, a transparência, e a capacidade de ventilação do produto que deixa o produto respirar enquanto impede que o que esteja dentro fique confinado, criando mofo.

Linha de Cozinha Tek, by Guto Indio da Costa

Higiene e ventilação foram prioridades no desenvolvimento da linha Tek

O conceito das Cozinhas Tek, assim como o Armário Air, parte da interação com o ambiente. As portas duplas permitem a entrada e a saída do ar. Ou seja, o interior dos amários é ventilado naturalmente. No entando, as superficies aqui são lisas e sólidas, para criar uma relação com a cozinha.

Linha de Armários Velos, by Patricia Anastassiadis


Inspirada no universo masculino, a partir de mosaicos de composição de piso da catedral de San Marco, do trabalho do artista gráfico M.C. Escher, da geometria e de muita pesquisa na indústria automobilística, o design desenvolvido aqui é mais gráfico. A elipse mostra que as peças não têm começo nem fim e representa a velocidade. É uma linha elegante e atemporal.

Linha de Armários Monograma, by Patricia Anastassiadis

A inspiração vem dos lacres venezianos e naquins, que representam a exclusividade da linha. No entanto, o conceito principal está no reflexo do comportamento das pessoas no próprio projeto. Em imaginar os anseios de quem estará na frente do armário, lembrando que ele pode guardar fantasias, memórias, momentos e histórias de vida. Desde um vestido de casamento até uma roupa com a qual a pessoa primeiro ou no último encontro.

Linha de Cozinha Paris, by Patricia Anastassiadis


Com uma linguagem mais clássica, ela tem o objetivo de trabalhar o traço, as almofadas, os detalhes. O design é inspirado na cozinha de estar e apresenta algumas referências com o tempo passado. O objetivo é dar conforto, trazendo um pouco do clássico para o cenário atual.

Linha de Armários Saville, by Patricia Anastasiadis

Na linha projetada por Patrícia os materiais remetem à alta costura

O projeto tem referências do universo masculino, como o terno, o verniz, o tweed. Trabalhado em metal e gloss, o armário tem linhas que remetem a um toque art deco. O forro em tecido Príncipe de Galles e pied de poule combina com o couro em um acabamento impecável. O nome da linha é inspirado na famosa rua Savile Row, em Londres, meca dos trajes masculinos sob medida.

Linha de Mobiliários Gávea, by Zanini de Zanine


É uma linha de mobiliários que complementam os ambientes com poltronas, bancos, mancebos e mesas. A inspiração para a criação veio das obras do artista plástico e escultor Sergio Camargo, que utilizava muitos cilindros de madeira. Com essa referência, Zanine criou peças torneadas como as deles, com encaixes simples, mas que passam sofisticação.

Linha de Portas Trè-Piu

A Trè-Piu chega ao Brasil através da parceria com a Ornare. E tem como inspiração criar portas que podem tornar cada casa e escritório único e fascinante. Para concretizar esta intenção, a linha de portas tem como essencial a colaboração de dois dos mais prestigiados designers internacionais: Antonio Citterio e Daniel Libeskind, cada um com seu estilo próprio, a fim de oferecer portas de arquitetura para todos os gostos, de invisíveis a marcantes.

Linha de Portas Trè-Piu – Pavilion Light, Antonio Citterio

Transparência e leveza são as palavras chave do produto. Por isso, por meio de um sistema ntegrado, deslizante e transparente, o objetivo é transformá-la num componente quase “imaterial”, que permite a entrada de luz. “A porta tornou-se uma parede sem paredes”.

Linha de Portas Trè-Piu – Planus, by Antonio Citterio

A ideia aqui era criar uma porta articulada de embutir perfeitamente integrada. Assim, a porta é capaz de desaparecer na parede, como um camaleão – que é a inspiração da peça. A grande variedade de materiais e acabamentos servem para atender a todos os gostos, sempre oferecendo uma imagem de elegância.

Linha de Portas Trè-Piu – Pavilion + Planus, by Antonio Citterio

A inspiração para a união dessas duas linhas veio do Sol e da Lua, já que de acordo com o designer, elas são complementares, assim como os dois astros. Graças à sua especificidade e capacidade de ser montada e integrada, a linha oferece uma ampla gama de aplicações.

Linha de Portas Trè-Piu – Continuum, by Antonio Citterio

Inspirada no modelo de vida simples e linear, a porta Continuum traz a madeira como principal matéria-prima, enriquecida, no entanto, pela mais moderna tecnologia. Seus painéis modernos dão o tom de atualização ao ambiente tradicional.

Linha de Portas Trè-Piu – Idea, by Daniel Libeskind

Fruto de uma intensa pesquisa de Daniel Libeskind em parceria com a Trè-Piu, a experiência visual do produto é reforçado pelo perfil patenteado exclusivo em alumínio , que separa a porta da parede com um efeito óptico. Ele garante que a porta está alinhada com a parede, ao mesmo tempo em que cria uma interação incomparável de sombras e luz. O perfil permite que luzes de led sejam escondidas ali dentro, aumentando ainda mais a personalidade da Idea. Essa estética, no entanto, é apenas um dos pontos fortes da porta, já que os materiais usados para fazer o produto também contrinuem para que ela se torne interessante. É o caso da madeira de florestas sustentáveis certificadas, que garantem ao comprador a convicção de escolher um produto exclusivo.

Os Conceitos Gastronômicos

A Ornare acompanha as tendencias da alta gastronomia, a fim de incorporar estilos gastronomicos à nova linha de produtos. Por isso, convidamos o chef Emmanuel Bassoleil, que introduziu conceitos das cozinhas Molecular, Slow Food, Fast Food, Km0, e Brazilian Food, para acompanhar o design das novas linhas de cozinhas da Ornare.

Cozinha molecular

Gastronomia molecular é a ciência dedicada ao estudo dos processos químicos e físicos relacionados à culinária.
Estuda os mecanismos envolvidos nas transformações dos ingredientes no cozimento e investiga os aspectos sociais, artísticos e técnicos da culinária e gastronomia (de um ponto de vista científico).
Não é uma cozinha para todos os dias. E sim para um momento especial. É mais técnica e envolve ingredientes que não são comuns. O objetivo é transformar seu produto, a partir das bases da culinária tradicional, a fim de surpreender seus convidados com um paladar, sensação e textura diferentes. Nela, os ingredientes nunca vão ser reconhecidos visualmente. Eles são descontruídos. Só é possivel descobrir o produto pelo sabor, quando se prova! É uma experiência inusitada.

Slow food

É uma associação internacional fundada por Carlo Petrini em 1986, com o objetivo de promover uma maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente.
É a cozinha em que você vai sentar e pensar no que preparar. É aquela cozinha em que você pensa desde a segunda-feira o que você vai fazer no sábado. É a cozinha em que a gente tem prazer. É uma terapia. Um belo momento. O alimento, portanto, deve ser bom, limpo e justo, o que significa que ele deve ser saboroso, deve ser produzido de forma a respeitar o meio ambiente e os preços devem ser justos, tanto para quem os produz, quanto para quem os consome.

Fast food

Fast Food é um termo inglês que significa comida rápida, è o nome genérico dado ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo. Fast-food é “comer rápido”. E comer rápido, de forma saudável e gostosa é possível.
Com o crescimento das cidades e do acúmulo de tarefas diárias, muitas pessoas passaram a buscar a alimentação rápida e prática como forma de ganhar tempo.
Uma opção rápida para o dia-a-dia, mas com boa qualidade. Uma cozinha fast food não é uma cozinha para se preparar um hamburguer. É uma cozinha com uma centrifuga para se preparar um suco e com um freezer com produtos congelados de boa qualidade. Uma cozinha bonita, prática e organizada para facilitar o seu dia.

Km 0

Alimentos “zero-milha” são produtos locais que são vendidas ou dadas perto do local de produção. A vantagem da proximidade muitas vezes se reflete em um preço mais baixo, devido aos baixos custos de transporte e distribuição, a falta de intermediários comerciais e de recarga pobres do vendedor, que em muitos casos é o mesmo agricultor ou criador.
A intenção é aumentar a produção local pleiteando os benefícios desta opção de comer mais produtos frescos (também porque promove a sazonalidade dos produtos) e da ausência - ou quase - transporte e benefícios relacionados no preço final.
É um movimento recente cuja principal preocupação é comer bem , mas coisas que são produzidas na sua região, para evitar gastos com transporte, por exemplo. Nela, você sabe a procedência dos produtos, como eles foram feitos. Esta é a cozinha de quem se preocupa com o meio ambiente, com o consumo de combustível, a troca de embalagens, o gasto de energia etc.

Cozinha Brazilian Food

O Brasil foi por muito tempo conhecido por suas praias, belas garotas e pelo futebol. Hoje, ele também é conhecido pela sua gastronomia. E há pessoas dentro do Brasil apaixonadas por sua culinária. Para expressar a culinária brasileira, escolhemos o Açaí. Que é regional, exótico, saboroso... Enfim, brasileiro!

Sobre a Ornare

Fundada em 1986, em São Paulo, pelos empresários Esther e Murillo Schattan, a Ornare investe no design, na criação de produtos únicos e sofisticados, construídos com produtos nobres, e tem parcerias com os principais nomes da arquitetura e do design brasileiros. Com showrooms no Brasil e EUA, a marca oferece soluções variadas, sempre preservando o estilo e individualidade do cliente.

www.ornare.com.br
Facebook.com/OrnareHomeCollection
Facebook.com/OrnareUSA
@ornare1986

Ornare Brasília
Shopping CasaPark
55 61 3234 7468

Fotos: cortesia Onare