Sobre este blog

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Do Céu, Brasília: pelas lentes de Bento Viana

Do céu de Brasília, de um helicóptero, o fotógrafo Bento Viana descobriu ângulos inéditos da capital e produziu um material surpreendente, que se materializa em uma exposição com 50 fotos no Espaço Gourmet do ParkShopping e em um livro com cerca de 200 imagens capturadas em mais de 100 horas de voo.


A abertura da mostra Do Céu, Brasília e lançamento do livro homônimo acontecem na terça-feira, dia 15, como parte das celebrações dos 54 anos da Capital. A montagem em cubos oferece ao público a experiência da cidade "vista de cima".  A proposta, segundo Bento Viana, é que se possa ver a cidade do mesmo ponto de vista que Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Burle Marx viam suas maquetes: “A ideia é proporcionar ao público o mesmo ângulo que eu tive durante meu trabalho, ou seja, a visão que um projetista tem de seu projeto arquitetônico, urbanístico ou paisagístico", explica o fotógrafo.


O livro

Lançado de forma independente pela Bendito Brasil (www.benditobrasil.com.br), Do Céu, Brasília tem acabamento de livro de arte, em capa dura, com mais de 200 imagens, distribuídas em trezentas e vinte páginas, com legendas de Patrícia Herzog e Tatiana Petra do projeto Experimente Brasília (www.experimentebrasilia.com.br). A edição traz ainda textos do próprio Bento Viana, da fotógrafa Zuleika de Souza e abertura do poeta e jornalista Tetê Catalão.


Esta é a segunda mostra sobre o tema da Capital comissionada pelo ParkShopping ao fotógrafo, No ano passado, Bento Viana produziu um material com foco nas obras de Niemeyer e, segundo a gerente de marketing do shopping, Natália Vaz, a exposição de 2013 foi um sucesso de público.

O fotógrafo


Bento Viana é brasileiro, geógrafo, fotógrafo e produtor premiado de cinema e vídeo, com vinte anos de experiência no mercado. Realizou trabalhos para o WWF-Brasil, Banco Mundial, Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, Embratur, Odebrecht, GDF e ParkShopping. Viajou fotografando por todo o Brasil, Antártica, América do Norte, Europa e África. É um dos criadores da exposição A Volta ao Mundo em 80 Fotos, que foi vista por mais de 120.000 pessoas nas cidades de Brasília e São Paulo. Seu banco de imagens tem hoje mais de 200.000 fotos que fazem parte de seu legado como observador de um mundo em mutação. Atualmente é sócio da Bendito Brasil, agência de fotografia e design.

Exposição Do Céu, Brasília – Por Bento Viana
ParkShopping – Espaço Gourmet
De 15 a 30 de abril, de segunda a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 12h às 22h.
Entrada Gratuita

Livro Do Céu, Brasília – Por Bento Viana
À venda na fnac ParkShopping e pelo site www.benditobrasil.com.br

Fotos: Bento Viana