Sobre este blog

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Brasília - da Utopia à Capital

Brasília ganha versão em alemão (a edição é bilíngue) da história de sua concepção à construção da nova capital no livro Brasília – Meio Século da Capital do Brasil, que será lançado hoje na Tribuna de Honra do Estádio Nacional Mané Garrincha com apresentação do pianista Arthur Moreira Lima. 


A edição é resultado da exposição Brasília – Da Utopia à Capital, que levou cerca de 13 mil pessoas à Embaixada do Brasil, em Berlim, entre dezembro e fevereiro últimos, tendo também passado por Espanha, Portugal, Chile, França, Argentina e Índia sendo visitada por mais de 220 mil pessoas e seguirá para Moscou, na Rússia no período de maio a junho de 2014, onde fará parte das comemorações dos dias do Brasil naquele país. 

A exposição foi realizada a partir da dissertação de mestrado de Danielle Athayde para o Instituto José Ortgega y Gasset, em Madri, Espanha, e conta a história de Brasília desde 1751 quando o Marquês de Pombal manifestou a possibilidade de transferir a capital da Colônia para o interior, até 1960 com a inauguração da cidade.

São textos, fotos e frases históricas dos personagens que fizeram parte da construção da cidade como Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Lucio Costa, entre outros, além de fotos da cerca de 200 objetos, entre quadros, croquis, documentos históricos, da maquete de 30 metros quadrados construída especialmente para exposição e obras de arte da “Coleção Brasilia” do historiador Cláudio Pereira com cerca de 60 peças que remontam aos primeiros anos da nova capital de artistas como Alfredo Cesquiatti, Roberto Burle Marx e Bruno Giorgi, entre outros. 

Moreira Lima, que participou do projeto em Berlim, fará apresentação no lançamento em Brasília

Participam ainda dessa edição do livro em alemão, o artista plástico Alex Fleming e os fotógrafos alemães Peter Scheier e Jesco Puttkamer, que fizeram registros da construção de Brasília.

Peter Scheier (Acervo Instituto Moreira Sales) - Fotógrafo da “street photography” e da vida como ela é, documentou a cidade no livro Brasília Vive! Mostra a fase em que, enfim, tornou-se cidade, a partir de 1960. 

Jesco Puttkamer (1919-1994) (Acervo Puc Goiás) - Filho do Barão Wolf Heinrich von Puttkamer, Wolf Jesco von Puttkamer nasceu em Niterói, mas voltou cedo para a terra de seu pai, Alemanha, onde graduou-se em Ciências Naturais e Engenharia pela Universidade de Breslau. Na Segunda Guerra foi preso pela Gestapo. Trabalhou como fotógrafo no Tribunal de Nuremberg. Teve ajuda dos Estados Unidos para voltar ao Brasil. Antes de radicar-se em Goiás, Jesco foi servidor da Novacap, fez muitas fotos de Brasília e deixou registros documentais importantes sobre 62 sociedades indígenas do Brasil Central. De uma parceria entre a PUC Goiás e a Fundação Assis Chateaubriand, foi feito o livro Brasília sob o olhar de Jesco.

Alex Flemming - Artista brasileiro que vive em Berlim e fez uma obra exclusiva para o acervo permanente da exposição. Conceitual, irreverente, sensual, DNA brasileiro e apurada técnica decantada na Europa, questiona a condição urbana e humana no mundo contemporâneo.

O livro também apresenta trabalhos de outros importantes fotógrafos como Marcel Gautherot, Mário Fontenelle, Fabio Colombini, Rui Faquini e João Facó. 

A paulista, Danielle Rocha Athayde, 38 anos, vive em Brasília desde os 10 anos de idade, onde se formou em Publicidade e Propaganda e se especializou em Gestão Estratégica de Marketing. Fundou a empresa Artetude Cultural em janeiro de 2004 com a ideia de levar o nome de Brasília para o mundo e trazer projetos para a Capital Federal.

Em 2008, foi aprovada num programa espanhol de bolsas da Fundacion Carolina, concorrendo com mais de 1.500 candidatos de toda a América Latina a uma vaga no curso de Gestão Cultural, Patrimônio, Turismo e Natureza em Madri e apresentou o projeto “Brasília - meio século da Capital do Brasil” como dissertação de mestrado. O trabalho, premiado com honra no curso do Instituto de Investigação Jose Ortega y Gasset em Madri, foi apresentado ao governo de Brasilia e recebeu apoio para esta exposição. 

O livro conta com os patrocínios do Governo do DF, Terracap, Corretora Seguros BRB, CTIS, a TUV Rheinland, o Sesi, a Oi, a Schindler, a PUC Goiás e apoio da Revista Habitat.

Lançamento do Livro: Brasília – Meio Século da Capital do Brasil
Tribuna de Honra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Apresentação do pianista Arthur Moreira Lima
9 de abril de 2014, às 20h

Fotos: divulgação e reprodução