Sobre este blog

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Saúde dos pincéis

O universo dos pincéis para maquiagem parece infinito. E mesmo quem tem o hábito de fazer seu make no dia-a-dia fica às vezes em dúvida para montar um conjunto básico, diante de tantas opções, e de como cuidar dele. Veja o que não pode faltar no kit e como mantê-lo durável e saudável para sua pele. 


Brunno Valentino, do Vita Hair, indica um número mínimo de oito pincéis com tipos variados de cerdas, pois cada tipo de cerda serve para funções específicas. Com a prática, é possível perceber que tamanhos diversos e variedades fazem diferença no resultado final. "Pelos sintéticos não absorvem as substâncias, por isso são indicados para produtos cremosos. Já os naturais absorvem o liquido, então os usamos em produtos compactados e porosos. Pincéis de cerdas mistas servem para ambos os produtos", orienta.   
   
Entendendo os pincéis

1 - Pincel para base: Usado para aplicar e distribuir a base. Os pincéis de base tradicionais podem ser diagonais ou retos, com cerdas sintéticas ou mistas, já que servem para produtos líquidos e pastosos. Os mistos promovem uma melhor cobertura e possuem cerdas firmes, deixando a pele uniforme e homogênea.
2 - Pincel para corretivo: Pincel de cerdas sintéticas, achatado e pequeno, como se fosse uma versão menor e mais fina do pincel de base. Este pincel é eficaz na aplicação de corretivos líquidos e cremosos, ideal para cobrir pequenas manchas, espinhas e olheiras.
3 - Pincel para pó: O pincel destinado à aplicação de pó deve ser grande, cheio, arredondado e composto por cerdas naturais. Outros tipos de pincéis podem ser utilizados para aplicação deste produto, mas um instrumento com as características citadas acima irá executar uma melhor aplicação.

4 - Pincel para blush: Esse pincel se assemelha com o de pó, porém é menor e tem cerdas um pouco mais longas. Quanto mais macias forem as cerdas, melhor será a performance.
5 - Pincel para sombras: É pequeno, feito com cerdas naturais e achatado. As cerdas devem ser firmes para a obtenção de pigmentos mais vivos e intensos.
6 - Pincel para esfumar: Pequeno, com cerdas naturais. Tem forma arredondada e cheia. Ideal para marcar o côncavo e esfumar os tons.
7 - Pincel para delinear ou chanfrado: Este pincel é multifuncional. Serve tanto para contornar os olhos nas pálpebras superiores e inferiores, quanto para delinear a linha d’água, preencher sobrancelhas e aplicar delineadores em gel. É bem fino, com cerdas firmes e cortado diagonalmente no topo.
8 - Pincel para lábios: Pequeno, bem fino e achatado, com ponta arredondada e cerdas sintéticas. Possibilita o preenchimento dos lábios por completo, dá precisão ao contorno e possibilita uma maior duração do produto.
9 - Leque – Serve para retirar os restos de sombra que caem durante sua aplicação. Por ter pelos finos e alongados, seu uso não prejudica a maquiagem já feita anteriormente.
10 - Pincel e pente para cílios – Este instrumento é multifuncional. O lado com dentes serve para alongar e retirar o excesso de máscara dos cílios e o lado com cerdas serve para pentear e desenhara sobrancelha.
11 – Pincel para delineador – O mais fino dos pincéis. Seu acabamento afinado faz com que o produto seja aplicado de forma delicada.

Higienização e conservação

Para garantir durabilidade dos pincéis e manter a saúde da pele é necessário dar atenção especial ao processo de limpeza do kit. Segundo a dermatologista Cristiane Dal Magro, o uso incorreto dos pincéis pode causar doenças, irritações e até mesmo pequenos ferimentos. "Os pincéis de maquiagem devem ser lavados com água morna e sabão antibacteriano pelo menos uma vez por semana, em caso de uso pessoal. O processo de secagem deve ser natural. Já com os objetos usados por maquiadores profissionais o cuidado deve ser redobrado, pois há risco de contaminação por fungos ou bactérias: o profissional deve limpar seus instrumentos após cada cliente." Mas ela considera que o ideal é que "cada pessoa leve seus próprios pincéis quando for se maquiar". 

Cristiane Dal Magro adverte que pincéis de má qualidade podem causar danos à pele

A doutora lembra que não se deve guardar os pincéis úmidos, evitando assim a proliferação de fungos. “O correto é lavar os pincéis e deixá-los secar na horizontal, sobre uma toalha de papel. Dessa forma, as cerdas não se deformam e as gotículas de água são absolvidas pela celulose”.

Outro ponto levantado por Cristiane é a aspereza dos pelos. “Se o pincel ficar ressecado pode ferir ou irritar a pele e ainda não proporcionar a aplicação adequada do produto. O uso de condicionadores de cabelo deve ser evitado, pois pode danificar as cerdas ou desencadear alergias. O melhor é adquirir um pincel com cerdas mais macias”, recomenda.

Fotos: 
pincéis - reprodução
Cristiane Dal Magro - divulgação