Sobre este blog

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Boom Design em Brasília

Um coquetel, oferecido pela Ornare nesta quarta-feira, dia 9, abre o Boom Design Brasília, o Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, organizado por Beto Cocenza com o propósito de aproximar líderes criativos e provocar reflexões sobre a transversalidade entre arquitetura, design e arte e seu impacto nas novas formas de tecnologia, consumo e comportamento. O ciclo de palestras acontece na manhã do dia seguinte, no Espaço Itaú de Cinema.


Estarão na Capital Gaye Cevikel, da Turquia, visionária que produz na Gaia&Gino os trabalhos de designers Karim Rashid e Andrée Putman; Michele Oka Doner, dos Estados Unidos, artista plástica que tem peças nos principais museus, clientes como a Christofle e obras em locais públicos, como o incrível piso do aeroporto de Miami, com a fauna marinha feita artesanalmente em bronze e incrustada na pedra; Frank Zierenberg, da Alemanha, coordenador do If Design Awards, o prêmio internacional que identifica as excelências em design; e Luis Pons, da Venezuela, designer radicado nos Estados Unidos que é o homenageado do Boom Design 2013. O Boom Design está na 6ª edição em São Paulo e na 5ª edição em São José do Rio Preto.

 Luis Pons uniu arquitetura e design em edificações pelo mundo
 Gaye: curadora de sucesso na empresa Gaia & Gino (seu apelido e o nome do Golden Retriever)
 Michele Oka Doner: de joalheria e obras públicas de grande escala 
Formado em desenho industrial, Zierenberg é faz a relação com o Centro Brasil Design
O showroom da Ornare, referência em design brasileiro, é atualmente o espaço mais sofisticado do anfitrião do Boom Brasília Design, o shopping de decoração CasaPark. Pitter Schattan, diretor Administrativo, e Mauri Marangoni, gerente de novos negócios da Ornare, Empresa do Ano, pelo Prêmio Top Of Mind, receberão os convidados.

As palestras do Boom Brasília Design tem inscrições gratuitas, mas vagas limitadas a 200 lugares. 

A obra

Escolhi os painéis de Michele Oka Doner para destacar entre os trabalhos desses artistas. "A walk on the beach" - Uma caminhada na praia (1995 - 1999) é o nome que deu ao piso no aeroporto de Miami, uma extensão de 800m em terrazzo (composite normalmente de pedacinhos de quartzo, granito ou vidro fundido em epoxi) com 2 mil peças em bronze.

Flight, no aeroporto Nacional, de Washington, é uma revoada elementos ao vento
A walk on the beach, no aeroporto de Miami, tem madrepérola insinuando a areia da praia

A artista e sua obra
O terminal Norte do Miami Aierport abriga outros trabalhos de Michele, como a passarela "From Seashore to Tropical Garden" - Do litoral para o jardim tropical, com detalhes de folhas, sementes, flores em bronze sobre terrazzo branco com madrepérola; e "The Galaxy (2008), um movimento cósmico de yin-yang formado por terrazo branco e negro. As obras estão todas no Terminal Norte, Level 2. 

Delicadeza dos elementos em From Seashore to Tropical Garden
A técnica se repete em um dos nove medalhões nos pisos do aeroporto National (Ronald Reagan Washington National Airport), em Washington-DC, ao lado de Sol Lewitt e Frank Stella, é dos trabalhos mais belos de Michele Oka Doner. Aliás, O National tem uma coleção de arte respeitável. São 30 obras que fazem parte do prédio, entre murais e piso. Para quem desejar ver, o painel "Flight" está no Concourse Level Terminal C, é composto por peças em bronze incrustadas em terrazzo (composite normalmente de pedacinhos de quartzo, granito ou vidro) azul profundo. 

Mostra

Até o dia 10 de outubro estarão na mostra “Boom Brasília Design Pocket Exhibition” 15 peças de design de alguns dos mais renomados designers mundiais, como os objetos da Via Light e peças criadas em função das parcerias realizadas durante os encontros do Boom Design. Exemplo disso é a SP Collection, criada e produzida em São Paulo pelo Studio Swine para o Coletivo Amor de Madre. A mostra está no 1º Piso do CasaPark, no corredor em frente à Sierra By Mainline.

Boom Brasília Design 
Inscrições: www.casapark.com.br/boomdesign

Fotos: reprodução