Sobre este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Marionetes couture de Fause Haten


“O Mundo Maravilhoso do Dr. F”, mostra de 17 bonecas, réplicas de top models como Gisele Bündchen, Linda Evangelista, Naomi Campbell, Mariacarla Boscono, Stella Tennant, Carol Trentini e a atriz Julianne Moore, idealizadas pelo estilista Fause Haten, estará em exibição no ParkShopping até o dia 6 de outubro. Todas usam microvestidos em alta costura criados pelo estilista, com saias de tules, corpetes com cristais, rendas e bordados, que fazem parte da sua coleção para o próximo verão. 

 O estilista e sua própria marionete

Top models manipuláveis 

Em bate papo no Shopping, Fause explicou sua decisão de fugir do desfile tradicional, com modelos de carne-e-osso, apresentando na edição Verão 2013/2014, da São Paulo Fashion Week o desfile de marionetes. Ele acredita que o momento é de transição, com pouca criatividade na moda e por isso "é preciso correr riscos". Nesse contexto entra a essência do que agora transformou-se em uma exposição: "as marionetes surgiram dessa vontade de criar novas formas de mostrar uma roupa, fugindo do formato de desfile com uma mulher que entra na passarela, vai e volta".  




O estilista acredita que a roupa "é um discurso, um ato político, uma mensagem" e, "mesmo não tendo essa ou aquela bolsa, essa ou aquela roupa eu posso ter uma coisa que só eu tenho e isso é muito mais legal do que ter aquilo que todo mundo tem: me interessa a identidade das pessoas, muito mais do que o fato delas serem iguais a alguém".

Para montar o desfile na SPFW Fause contou com a expertise de dois artistas de peso, Guilherme Pires, na modelagem dos rostos, e Virgílio Zago, com a movimentação das articulações. A exposição segue depois para o ParkShoppingBarigui, em Curitiba. 

 No SPFW, os vestidos reais e suas réplicas em miniatura


Veja as bonecas na mostra no ParkShopping:








O multifacetado Fause Haten

No mundo da moda, Fause Haten desenha as marcas Der Haten (1986 a 1999), Haten.f (2000 a 2003), Fause Haten masculino (2002 a 2008), Fause Haten feminino (1999 a 2008), FH (2008 até hoje) e Fause Haten jóias (2001 até hoje). Formado em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena em 2008, participou de inúmeros cursos de preparação corporal, dança, estudos de clown, mímica. Na música, lançou o trabalho CDFH, de composições próprias, em 2010 e Vício, em 2013. Na performance apresentou Clarisse, em 2010, O Mundo Maravilhoso do Dr F, em 2013, e se prepara para a apresentação de Entrada Franca, ainda neste ano. Como figurinista, estreou em 2013 os musicais A Madrinha Embriagada e Romeu e Julieta da Turma da Mônica, em 2012, O Mágico de Oz, com direção Charles Moeller e Alô Dolly, direção Miguel Falabella e em 2010 Jekyll and Hyde, O Médico e o Monstro, direção de Fred Hanson.

O Mundo Maravilhoso do Dr. F
ParkShopping
1º Piso, próximo à Praça Central
De 20 de setembro a 6 de outubro

Fotos desfile SPFW: cortesia Fause Haten - divulgação
Fotos da exposição: Cristiano Sérgio