Sobre este blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Corpo saudável: segurança para os artistas do Cirque du Soleil

Este é o último fim-de-semana do Cirque du Soleil em Brasília com o espetáculo Corteo, em que números de acrobacias, trapézio e equilibrismo desafiam a gravidade e surpreendem o público. O Luxo Simples Assim foi convidado a conhecer os bastidores dessa companhia espetacular e a assistir aos ensaios e treinos dos artistas. Descobrimos um dos segredos da troupe para estar em forma e suportar a batida de mais de 300 espetáculos por ano, de terça a domingo, com duas sessões nos três dias dos fins de semana: o trabalho profissional e meticuloso de duas fisioterapeutas que viajam com a companhia.


Conversamos com a britânica Lisa Baker, fisioterapeuta e supervisora médica da companhia do Corteo, que ressaltou que o trabalho que a dupla realiza é fundamentalmente de prevenção: "evitar que os artistas se machuquem, estando bem preparados".


Nesse processo a observação é imprescindível, explicou Lisa: "Observar os artistas em ação, analisar esses movimentos e a partir daí criar séries específicas para cada cada um deles, de acordo com o tipo do corpo e com a performance no espetáculo. Nessas séries, trabalhar o equilíbrio e o fortalecimento de músculos específicos que garantam o desempenho seguro da rotina artística de cada um".

Esse planejamento é feito com os recursos da biomecânica: aplicar os conhecimentos da física e analisar os efeitos das forças mecânicas sobre cada corpo na prática de suas rotinas e criar os programas preventivos, propondo métodos de intervenção que favoreçam o desempenho com menor desgaste do organismo. Lisa destacou que com o trabalho preventivo as lesões são raras, mas se acontecem a intervenção das fisioterapeutas está ali para ajudar.


"Nosso objetivo é aplicar esses programas e depois assistir aos artistas realizando seus atos com sucesso e ter a satisfação do dever cumprido", comentou com orgulho discreto.

Lisa destacou a prática de Pilates como técnica usada na prevenção de lesões, especialmente para alongar o corpo onde for necessário e fortalecer musculatura e ligamentos, garantindo que o corpo irá responder corretamente, quando o artista estiver no palco.

Aos 28 anos, Lisa completa 18 meses no Cirque du Soleil, já tendo trabalhado com o grupo do show Totem. Com formação em fisioterapia em hospital de Londres, trabalhou com medicina esportiva e, por quatro anos, dedicou-se à dança e à performance em espetáculos como Cats e West Side Story.

Fotos Daniela Braga