Sobre este blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Arte + single malte na Escócia

O belo projeto Artists in Residence, criado por Peter Gordon, herdeiro da família Grant, fundadora da William Grant & Sons, e grande conhecedor de arte chega à 12ª edição. Todos os anos, desde 2002, artistas de destaque, com carreiras em ascenção, são convidados a passar três meses na destilaria do premiado single malt Glenfiddich (um dos meus preferidos) para acompanhar a produção e criar livremente, inspirados nessa vivência. 

Valay Shende (2010)

Durante essa experiência, os artistas, de diferentes gêneros e estilos vivenciam o dia-a-dia da destilaria (ganhadora duas vezes consecutivas do prêmio de destilaria do ano na Escócia), seus valores, sua história e se inspiram na beleza da região de Speyside, com mar, montanhas e castelos. O programa de residência oferece £10,000 (R$ 36,3 mil no câmbio de hoje) a esses novos talentos para que colaborem uns com os outros, troquem experiências e criem uma obra de arte que passará a integrar o acervo da destiliaria. Os artistas não são induzidos a nada: podem criar livremente, usando as medias que desejar. Algumas das obras produzidas em anos anteriores podem ser observadas neste artigo - ou ao vivo, na galeria da destilaria.

Cinwe Chukwugo-Roy (2008)

Andy Fairgrieve é o curador do Arts in Residence e acompanha de perto todos os artistas que passam por Glenfiddich. Desde 2002, mais de 90 artistas de 18 países participaram do programa. E este ano a destilaria é anfitriã de 8 artistas, que produzem artes visuais, trabalhando com medias, da gravura à fotografia, passando pela animação, vídeo, performance e instalação.  

 Dan Halter (2010)

No período de experiência na destilaria, de julho a setembro, os artistas podem circular nas áreas mais secretas, ocultas aos visitantes e tem acesso aos arquivos da destilaria para que possam descobrir a política e a herança de Glenfiddich e assim embasar seu trabalho. Eles, é claro, também participam de degustações lideradas pelo Malt Master, Brian Kinsman, para compreender como funciona o processo que envolve a produção do mais premiado single malt do mundo.

Daniel Zalkus (2012)

A edição desse ano de Artists in Residence traz uma mistura eclética de artistas: Daniel Barrow (Canadá), animação; Agi Chen (Taiwan), impressão digital; Jonathan Ehrenberg (Estados Unidos), filme; Marie Von Heyl (Reino Unido) pintura / mixed media; Erick Meyenberg (México) , instalação e mixed media; Jungho Oak (Coréia do Sul), fotografia e vídeo e Zhang Yunyao (China), pintura.

Os artistas do programa de 2013 ficarão na destilaria até setembro

As obras de programas anteriores estão expostas na Galeria de Arte da Destilaria, que é visitada durante todo o ano por mais de 70 mil pessoas. Algumas obras já estão em museus do Reino Unido e outros países.  

Aniban Mitra (2009)

Peter Gordon 
Assim como os seus antepassados​​, Peter gosta de entender as dinâmicas complexas e pioneiras que abrangem a produção do whisky Glenfiddich. Bacharel em Arte na Universidade de Stirling (Escócia) e com MBA em Henley, Peter passou a maior parte de sua vida trabalhando na William Grant & Sons, tendo seu primeiro emprego na destilaria em 1976 com a idade de 17 anos. Atualmente é diretor do Conselho Fiscal e membro do Conselho de Família William Grant. Ocupou o cargo de presidência da empresa de 2008 a 2012, além disso, representa a William Grant & Sons no Conselho de Associação Whisky Scotch.

Andy Fairgrieve
Curador e consultor do Arts in Residence, Andy age como ponte para o mundo da arte. Nascido em uma pequena cidade à beira-mar na costa leste da Escócia em 1962, formou-se na Universidade de Aberdeen, em 2004 e mora em Dufftown há oito anos. Para a escolha dos artistas deste ano ele trabalho em parceria com IT Park, Lower Manhattan Cultural Council, Ontario College of Art and Design, 43 Inverness Street Gallery, Best College Art e a Royal Academy.

Sobre William Grant & Sons 
Localizada nas Highlands da Escócia, a destilaria foi a primeira construída por William Grant e sua família, em 1886. No ano seguinte, o whisky Glenfiddich começou a ser produzido. E em 1963, conquistou a categoria de single malt, sendo o pioneiro a ser exportado para o mundo todo. Glenfiddich é uma das únicas destilarias que ainda é de propriedade da família fundadora.

Prêmios
O whisky Glenfiddich ganhou dez medalhas no concurso Scotch Whisky Masters 2012, o mais prestigiado da categoria. A competição aconteceu no Cinnamon Kitchen, em Londres, com a participação de cerca de 150 whiskies, avaliados por um júri de especialistas de todo o mundo:

 
Master, Speyside até 18: Glenfiddich Distillery Edition 15 Anos
Ouro, Speyside até 18: Glenfiddich Rich Oak, Glenfiddich 15 anos & Glenfiddich 18 anos
Ouro, Speyside até 25: Glenfiddich 21 Anos & Glenfiddich Age of Discovery Bourbon Cask
Ouro, Speyside acima de 25: Glenfiddich 30 Anos & Glenfiddich 40 Anos
Ouro, Speyside special editions: Glenfiddich Malt Master’s Edition

Projeto Artists in Residence
Para saber mais sobre o projeto e os artistas de 2013, acesse www.glenfiddich.com/latest/artists-in-residence/2013/. A destilaria dispõe de vários programas de visita, tem um ótimo restaurante e ainda oferece uma aula para aprender sobre os aromas e sabores do puro malte, ministrada pelo Malt Master, a Master Malt Class (assista ao vídeo no site).

The Glenfiddich Distillery
Dufftown Banffshire,
AB55 4DH
Scotland
www.glenfiddich.com
Para agendar uma visita:
+44 (0) 1340 820 373
glenfiddichbookings@wgrant.com