Sobre este blog

terça-feira, 25 de junho de 2013

Taypá apontado entre os cinco melhores peruanos do mundo

O jornal El Comercio, de Lima, listou o restaurante Taypá, sob o comando do chef Marco Espinoza, ao lado do Lima London, de Londres, o Chicha, de Hong Kong, o Picca, de Los Angeles, e o Tanta, de Barcelona, como as cozinhas mais destacadas no mundo. O restaurante instalado no Lago Sul, em Brasília, já havia provocado ciúmes em outras praças quando, em 2011, o Governo do Peru o elegeu "Melhor Peruano do Brasil" e este ano o júri da Veja "Comer & Beber" Brasília o consagrou como o melhor restaurante da Capital do País.  

 Salmão novoandino do Taypá
O salão e o chef Marco Espinoza

A cozinha peruana tem ocupado cada vez mais espaço sob os holofotes da gastronomia mundial, pela sua variedade e combinações exóticas em função das culturas que se mesclaram naquele país - dos imigrantes chineses, espanhóis, africanos, japoneses e italianos - com as tradições nativas indígenas. Os ceviches peruanos ganharam o mundo e, batizados pelo tentador pisco, abriram as portas para outras aventuras no universo dos sabores.

A notícia chega no momento em que a casa comemora três anos e apresenta um novo cardápio (renovado a cada seis meses). Desta vez, o menu ganha ainda mais influência da cozinha Nikkei e segue a tendência internacional de associar a alta gastronomia com uma culinária saudável. Espinoza, que é um dos expoentes da nova gastronomia andina, convocou o chef Giancarlo Tamashiro Arakaki, considerado um dos profissionais mais influentes da gastronomia nipo-peruana, que veio do Peru para que criassem juntos o novo menu. 

Marco Espinoza e o Taypá

Criatividade tem sido uma constante na culinária neoandina de Espinoza, que funde produtos tradicionais peruanos com novas técnicas, resultando em pratos marcantes. Grande parte dos  ingredientes utilizados na preparação dos pratos são trazidos do Peru, como as espécies típicas de milho, quinoa, rocoto (pimenta vermelha) e  lúcuma. Aos 33 anos, 14 como chef, Marco Espinoza é referência quando se fala em gastronomia do país andino. 

Nascido em Lima, Peru, Espinoza mudou-se para Buenos Aires aos 19 anos, quando começou a trabalhar com sua mãe na embaixada peruana. Logo após sua formação no I.A.G (Instituto Argentino de Gastronomia), se tornou chef executivo da representação peruana de onde saiu para comandar o então renomado Bardot, restaurante peruano famoso pelas paredes pinks e lustres de luxo localizado em Palermo - um dos bairros mais valorizados da capital argentina. De lá seguiu para as principais cozinhas portenhas antes de fixar-se em Brasília para fundar o Taypá.  Desde março de 2013 está à frente também do Lima Restô Bar, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. 
  
Os outros peruanos

Lima (Londres)

Virgilio Martínez entre os melhores chefs

A cozinha comandada pelo chef peruano Virgilio Martínez recebeu no dia 10 de junho, em Londres, o prêmio de Melhor Restaurante Novo do Ano pelo The Craft Guild of Chefs Awards 2013. Em outubro de 2012, poucos meses depois de abrir as portas na capital britânica, a casa foi a escolhida no The National Restaurants Awards na categoria "One to watch" (O que se deve observar). 

Chicha (Hong Kong)

A casa rapidamente entrou para a lista hype

A fusão dos sabores andinos com a cozinha japonesa e chinesa conquistou Hong Kong e no ano passado o badalado Chicha foi escolhido pela revista Time Out Hong Kong o Melhor Restaurante Novo da cidade.      

Picca (Los Angeles)


O peruano Ricardo Zárate colocou a gastronomia peruana no mapa californiano com o restaurante Mo-Chica, que lhe rendeu o título de Melhor novo chef da costa oeste norteamericana, em 2011. No ano seguinte, instalou o Picca em Beverly Hills como uma cantina peruana. Em 2012 a revista GQ o incluiu na lista dos 10 melhores restaurantes dos Estados Unidos e a "Condé Nast" o considerou um dos melhores novos restaurantes do mundo.

Tanta (Barcelona)


A casa faz parte do império gastronômico criado por Gastón Acurio que soma 36 restaurantes, com diferentes propostas, ao redor do mundo, entre eles o La Mar Cevicheria Peruana, em Nova York. O mais badalado do grupo no momento, entretanto, é o Tanta Barcelona, aparece no guia Zagat como um dos "hottest" restaurantes do mundo. 


Taypá

QI 17, Comercial, Bloco G, Lago Sul, Brasília
55 61 3248.0403 e 3364.0403
De segunda à sexta para almoço (das 12hs às 15hs) jantar(de 19h a 00h). Aos sábados: almoço (das 12hs às 16hs) e jantar (das 19hs à 01h).
Domingos: para almoço a partir das 12hs; fechado para jantar.
Cartões: Visa / Mastercard /Amex
Wi-fi  e acessibilidade para deficientes
www.taypa.com.br  - email: contato@taypa.com.br