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terça-feira, 18 de junho de 2013

Design e sabor em homenagem aos 80 anos da Lacoste

Para quem está em Paris: esta é a última semana para degustar as deliciosas éclairs (bombas), ícones da pâtisserie francesa, preparadas pela Fauchon em edição limitada com designs criados especialmente para comemorar os 80 anos da Lacoste.  Les éclairs Crocodile Fauchoun estão à venda na loja da Place de La Madeleine, na capital da França. Os estilosos doces, com cores e desenhos que fazem referência aos tecidos e padronagens das polos da tradicional grife do Crocodilo verde, são alguns dos produtos que Maisons francesas de prestígio desenvolveram para essa comemoração.

Éclairs da Fauchon oferecidas no Water Bar da Colette e na loja da Madelaine

Os objetos criados por Baccarat, Christofle, Boucheron, Hermès, Goyard, S.T. Dupond, Veuve Clicquot e Fouchon a convite da Lacoste estão em exibição na Colette, Rua St Honoré, em Paris, e serão também exibidos em Nova York. Por enquanto o elegante putter de prata assinado pela Christofle, por exemplo, não está acessível, mas as deliciosas eclairs (bombas) ainda estão disponíveis por modestos 7 euros cada (algo como 18 reais ao câmbio de hoje). A idéia, neste caso, era oferecer momentos lúdicos em torno da marca, associando a gastronomia com conceitos do mundo da moda: uma experiência estética saborosa.

A Fauchon tem feito eclairs com decorações temáticas e inusitadas, inclusive reproduzindo o olhar da Monalisa, e tem lançados outras edições comemorativas. Para a Lacoste, criou os recheios cremosos nos sabores chá verde, amêndoa, baunilha, limão e morango. A cobertura faz referência ao algodão piquet, característico das polos.

Conheça as grifes e os outros itens, representativos do luxo e da expertise francesa, criados para presentear o crocodilo:

Baraccat


Símbolo da art de vivre francesa desde 1764 a cristaleria Baccarat, com seus desenhos inovadores, criou um vaso, com formas predominantes dos anos 30, inspirado nos troféus de golfe e tênis que René Lacoste, sua esposa, filha e outros campeões Lacoste conquistaram.

Bernardaud


A empresa de porcelana, fundada em 1863 e administrada ainda hoje pela família de mesmo nome, desenvolveu uma coleção de 27 tees (suportes para apoiar as bolinhas de golf na hora da tacada) em homenagem a Simone Tion de la Chaume, mulher de René, campeã de golf, que passou a paixão por esse esporte à filha Catherine. As cores das peças de porcelana foram inspiradas na paleta de tons da pólo Lacoste, que até os anos 1950 eram fabricadas apenas na cor branca e atualmente cobre um espectro de 60 cores.

Boucheron


A Maison Boucheron é dona da maior coleção de joias de Vendôme e tem acompanhado as mudanças do tempo, inovando em design e reinterpretando o passado. Animais são personagens frequentes em suas joias e para os 80 anos de Lacoste a Casa criou um broche personificando o lendário Crocodilo nas versões em diamantes e esmeraldas. Trata-se também de uma referência ao presente de um broche Boucheron feito por René a Simone.

Christofle

Carrinho de golf transporta a Veuve Clicquot na temperatura certa enquanto o putter da Christofle é para poucos 

Inspirada na tradição golfista das mulheres da família Lacoste, a Casa Christofle de haute orfèvrerie, fundada em 1830, criou nas oficinas localizadas em Yainville, na Normandia, um taco de golfe (putter) em prata com o punho recoberto em requintado couro branco. 

Veuve Clicquot

A Maison Clicquot-Ponsardin, fundada em 1772, como um dos principais representantes do champanhe francês, foi desafiada a incluir o inconfundível laranja da Veuve Clicquot - e sua garrafa - no aniversário da Lacoste. Famosa pelos produtos inovadores vinculados à sua marca, a Maison  fabricou um carrinho de golfe especial para transportar sua garrafa.

Apelidada de “grande dama do Champanhe” em 1805, após a morte de seu marido, Veuve Cliquot foi 
Fundada em 1933 por René Lacoste, a marca pouco crocodilo verde comemora oito décadas de experiência e criatividade. Nesta ocasião, o aniversário sinal da casa francesa duas coleções de roupas e acessórios e colabora com o ilustrador Peter Saville.

Goyard



A secular fabricante de malas de luxo Goyard criou uma bolsa de viagem nas cores mais tradicionais da Lacoste - o branco e o verde - em que mescla com discreção o seu monograma com o crocodilo.

Hermès



Símbolo e exclusividade e alta manufatura artesanal, a Maison Hermès, fundada em 1837, já está na sexta geração de artesãos empreendedores, dedicados aos valores da grife, que busca sempre os melhores materiais possíveis de serem encontrados. A homenagem ao legado da Lacoste neste caso está diretamente ligada ao surgimento do Crocodilo como símbolo do nome. Nos anos 20, o então campeão de tênis René Lacoste fez uma aposta com o capitão de seu time se ele venceria determinada partida. O prêmio era uma maleta feita de pele de crocodilo. René ganhou e em breve passaria a bordar um crocodilo na pólo. Em 2013 a Hermès cria uma bolsa de tênis confeccionada em croco verde.

S.T. Dupont


Caixa de surpresas da S.T. Dupont

Há 140 anos a S.T. Dupont tem se consagrado pela criação de objetos de luxo, sendo a caneta e o isqueiro seus símbolos mais reconhecíveis. A empresa criou um "coffret secret" cheio de surpresinhas:  um isqueiro “Ligne 2”, duas velas, um caderno e duas canetas - Elysée e Classique.

Lacoste

Tudo começou em uma quadra de tênis em 1933, quando o campeão do esporte René Lacoste, decide trocar a tradicional camisa de tecido de manga longa por uma de manga curta, hoje conhecida como o polo Lacoste. Mais do que apenas uma marca, René Lacoste tenta sugerir uma art de vivre francesa, combinando as ideias tradicionais com know-how inovador.

O atual diretor artístico da Casa, Felipe Oliveira Baptista, criou duas coleções de aniversário para celebrar o 80º aniversário da marca. A coleção Edition, que inclui todos os modelos principais da casa: o lendário polo criado com base em esboços por René Lacoste; o modelo original criado em 1963 e óculos de aviador, o verdadeiro sucesso em 80 anos. E encomenda ao ilustrador Peter Saville uma  logo para o aniversário e daí surgiu a marca com vários círculos, dispostos de modo a formar o número 80, que está em camisas, t-shirts, vestidos e sapatos desta coleção.

Fauchon
24 / 26, Place de la Madeleine
Paris

Water Bar Colette
213, R. St Honoré
Paris

www.lacoste.com
www.colette.fr

Fotos: cortesia Lacoste